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ROTEIRO AULA PRÁTICA – QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
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Este produto refere-se à resolução da atividade, fornecida em formato Word. O download do arquivo é disponibilizado imediatamente após a confirmação do pagamento.
⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Unidade: U2 – ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS
Aula: A3 – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Aplicar os conceitos de reações ácido-base para analisar uma reação de neutralização, verificando sua titulação.
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
Laboratório: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Equipamentos:
Computador com acesso à internet (~ 1 unid. / aluno)
SOLUÇÃO DIGITAL
Laboratório Virtual Algetec – Simulador: “Reação de Neutralização Ácido-Base”
O laboratório virtual é uma plataforma para simulação de procedimentos em laboratório e deve ser acessado por computador, não por celular ou tablet.
O primeiro acesso ao simulador pode ser mais lento, pois alguns plugins são buscados no navegador. A partir do segundo acesso, o carregamento será mais rápido.
O link da atividade prática estará disponível em seu AVA.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Para a utilização do laboratório de informática, não há necessidade de EPIs.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 – REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO ÁCIDO-BASE
Atividade proposta:
Compreender os procedimentos para realizar uma reação de neutralização e como identificar sua titulação.
Procedimentos para a realização da atividade:
Em seu AVA, você irá encontrar o link do experimento REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO ÁCIDO-BASE, que será desenvolvido na plataforma VirtuaLab da Algetec.
A partir do acesso, seguem os procedimentos a serem realizados no laboratório virtual para o desenvolvimento da atividade.
➔ Escolhendo o comprimido para o experimento:
Ao iniciar o experimento, escolha qual comprimido de Aspirina® deseja utilizar clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele:
Opção 1: aproximadamente 450 mg
Opção 2: aproximadamente 1000 mg
Opção 3: massa aleatória (450–1000 mg)
➔ Segurança do Experimento:
Visualize o armário de EPIs (clique com o botão esquerdo do mouse na câmera “Armário de EPIs” ou use o atalho Alt+6).
Abra o armário e selecione os EPIs obrigatórios: jaleco, luvas e óculos de proteção.
➔ Preparando o Experimento:
Visualize a gaveta de vidrarias (“Alt+4”).
Coloque sobre a mesa: béquer, proveta e Erlenmeyer.
Feche a gaveta.
Acesse o armário de indicadores (“Alt+3”) e coloque a solução alcoólica de fenolftaleína sobre a mesa.
Visualize a balança analítica (“Alt+7”) e ligue-a.
Faça a tara do vidro de relógio.
Pese o comprimido de Aspirina® e anote a massa.
➔ Preparando a amostra para titulação:
Adicione 20 mL de água destilada na proveta com a pisseta.
Transfira o conteúdo para o Erlenmeyer e agite até dissolver o comprimido.
Adicione 20 mL de álcool etílico 99,5% e agite novamente.
Adicione 3 gotas de fenolftaleína à solução no Erlenmeyer.
➔ Preparando o titulante:
Transfira 50 mL de solução de NaOH 0,1 mol/L para a bureta.
Verifique se o sistema está pronto para a titulação.
➔ Promovendo a titulação da amostra:
Coloque o Erlenmeyer sob a bureta.
Abra a válvula lentamente para liberar o NaOH.
Quando o fluido mudar para tom de rosa, feche a válvula.
Anote o volume de NaOH gasto (em mL).
Repita o procedimento para obter triplicata.
➔ Cálculos:
Tabela 1 – Dados do experimento
| Titulação | Volume de NaOH gasto (mL) | Concentração de NaOH (mol/L) | Número de mol de NaOH |
|---|---|---|---|
| 1º | 0,1 | ||
| 2º | 0,1 | ||
| 3º | 0,1 |
Equações:
nNaOH=MNaOH×VNaOHn_{NaOH} = M_{NaOH} \times V_{NaOH}nNaOH=MNaOH×VNaOH mAAS=nAAS×180m_{AAS} = n_{AAS} \times 180mAAS=nAAS×180
Onde:
nNaOHn_{NaOH}nNaOH: número de mols de NaOH
MNaOHM_{NaOH}MNaOH: concentração molar (mol/L) de NaOH
VNaOHV_{NaOH}VNaOH: volume (L) de NaOH consumido
mAASm_{AAS}mAAS: massa (g) de AAS na amostra
nAASn_{AAS}nAAS: número de mols de AAS
180: massa molar do AAS
➔ Finalizando o experimento:
Limpe todos os recipientes (béquer, proveta, bureta, Erlenmeyer) utilizando a opção “Esvaziar recipiente”.
➔ Avaliando os resultados:
Com os dados obtidos no experimento, preencha a tabela e responda:
Por que, no processo de titulometria, é importante que a reação seja rápida?
Explique por que foi necessário acrescentar álcool etílico 99,5% ao Erlenmeyer?
Por que, no processo de titulometria, é importante que a solução contida na bureta seja adicionada lentamente ao Erlenmeyer?
Checklist:
✓ Acessar o AVA
✓ Clicar no link do experimento
✓ Escolher o comprimido
✓ Garantir a segurança e preparação do experimento
✓ Preparar a amostra para titulação
✓ Promover a titulação
✓ Avaliar os resultados
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Com esta prática, será possível:
Compreender como ocorre uma reação de neutralização;
Conhecer o processo titulométrico;
Usar a titulometria de neutralização;
Quantificar o ácido acetilsalicílico em amostras comerciais;
Conhecer as funcionalidades práticas das ferramentas do laboratório.
ENTREGA
Descrição orientativa:
Ao final da aula prática, o estudante deverá enviar um arquivo em Word contendo:
As informações obtidas no experimento;
Os cálculos realizados;
Um texto conclusivo sobre os resultados.
Observação: o arquivo não pode exceder 2 MB.
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