PORTFÓLIO PÓS UNICESUMAR – CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COM JAVA

R$90,00
Em até 12x de R$10,69

Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD. O download do arquivo é imediato após confirmação do pagamento. O trabalho foi desenvolvido para os alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas com Java.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

INSIRA O TÍTULO DO SEU PROJETO AQUI

O título deve resumir o conteúdo principal do seu trabalho de forma clara e concisa. Evite frases longas e complexas. Deve estar atrelado à sua área de formação/atuação, preferencialmente com temáticas relacionadas ao seu curso de pós-graduação.

FRAMEWORK – FERRAMENTA ÁGIL

Apresentar o template (quadro abaixo) preenchido com as informações que expôs graficamente o trabalho como um todo, substituindo os textos ali presentes, por informações referentes ao seu portfólio, como se fosse o resumo. Caso opte por outro template do PPT(Power Point), após escolher UM framework, salvar o arquivo como imagem no formato JPEG e inserir aqui.

Figura 01 – Ferramenta Ágil: Kaizen

Fonte: o autor (2024).

ANÁLISE PRELIMINAR: PROBLEMÁTICA E PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Na síntese, o aluno deve apresentar a problematização, com o tema de seu trabalho e o problema a ser analisado.

Deverá realizar a significação, apresentando o objetivo de sua proposta e a estratégia para solucionar o problema.

E, por fim, a experimentação, na qual o estudante apresentará uma possível solução empírica, mesmo que ainda sem base alguma. Aqui nesse momento, o estudante coloca sua ideia de solução previamente pensada.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Neste item, apresente uma reflexão sobre o  contexto que o  motivou  a  estudar  esse  tema,  isto  é, o  que  despertou  o seu  interesse  por esse assunto (sua atuação profissional, seus estudos na graduação, ideias que você teve  a  partir  dos  estudos  realizados  durante  a  pós-graduação,  etc.), por  quais motivos você decidiu se dedicar a esta problemática e propor uma solução para este problema em específico. Com base na proposta de solução e de experimentação, o estudante inicia a busca por validação mercadológica e teórica refletindo se sua ideia é exequível ou se já foi aplicada em outras situações.

Depois, apresente a conceitualização da situação problema, exponha o público-alvo de sua proposta. Para isso, você pode recorrer a estudiosos e teóricos que discutem o assunto, bem como a pesquisas de mercado e dados de pesquisa porém, fundamente sua  proposta  de  forma  objetiva,  breve,  utilizando  apenas  os principais  conceitos  apresentados  por  eles,  evite  utilizar  termos  técnicos,  e  incluir muitas  citações  no  texto.

Aqui, o aluno deverá trazer teorias e conceitos que justifiquem sua ideia de solução, trazer exemplos do mesmo ou de outros segmentos que utilizaram solução semelhante (benchmarking) e realizar uma busca de validação com fatos e dados. Se o projeto foi, de  fato,  implementado,  indique  onde  isso  aconteceu;  se  não  foi,  aponte ambientes nos quais ele poderia ser aplicado.

 

PROPOSTA CRIATIVA E ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS/ESPERADOS

Neste tópico, exponha qual a ação tomada como proposta criativa/inovadora para solucionar ou amenizar os efeitos do problema apresentado e  justifique  a  viabilidade desta,  ou  seja,  argumente  sobre  os motivos  pelos  quais  você  acredita  que sua  proposta  é  capaz  de  solucionar  o problema eleito para análise.

Construa aqui, as etapas (steps) para aplicação da proposta de solução para o problema. Baseado em um cronograma de execução, listando como se daria a implementação dessa proposta ou como se corrige o problema.

Se existe um problema percebido, se sugeriu-se uma solução, se verificou-se a validade/exequibilidade da solução. Este é o momento de apresentar o  plano de ação para a implementação de sua proposta, com as entregas em steps (passo-a-passo).

Para finalizar, faça uma breve avaliação da sua proposta. Se  você,  de  fato,  aplicou  o projeto, após sua execução, reflita sobre os resultados obtidos e exponha, de forma breve, quais são suas vantagens e oportunidades de melhoria. Se você não aplicou, apresente  os  benefícios  do  projeto, bem  como  as  possíveis  limitações  de  sua proposta. Exponha o que e como se espera com os resultados. Importante apresentar se a ideia de solução apresentada inicialmente fora integralmente validada ou se após a busca teórica e elaboração de estratégia de implementação foi percebida a necessidade de adaptação. Ou seja, a experimentação da ideia de forma empírica, sofreu alteração após o aprofundamento dos estudos? Houve mudança de percepção do estudante?

 

PITCH (VÍDEO DE ATÉ 5 MINUTOS – OPCIONAL)

Fica a critério do aluno elaborar esse item, se optar por não fazer poderá excluir essa etapa do trabalho.

Neste tópico opcional, o aluno poderá enviar o link do vídeo, com a apresentação da sua proposta. Há diversas ferramentas e aplicativos que podem ser usados para gravar os vídeos ou áudios com a apresentação dos slides:

  • Power Point, na versão atual, grava vídeo e áudio com os slides.
  • OBS Studio: gravação de tela – slide, juntamente com a webcam.
  • App no IOS ou Android: Elite Teleprompter, grava vídeos com o texto ao lado para leitura (texto fica invisível na gravação).

 

REFERÊNCIAS

Neste item, apresente, seguindo as normas da ABNT, as referências das pesquisas citadas durante o desenvolvimento do trabalho, conforme exemplo abaixo:

UNICESUMAR. Referencial de Boas Práticas de Metodologia Imersiva, 2019. Disponível em <http://ref-metodologia-imersiva.webflow.io/> Acesso em jul 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: insira o link que você acessou a BNCC. Aceso em: dia mês. Ano.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.