⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
ATIVIDADE PRÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADE DOCENTE
Objetivo
Refletir sobre a importância da prática do professor e a construção da identidade docente.
Situação-problema
Imagine que você é um professor dedicado, imerso na dinâmica desafiadora da educação básica contemporânea. Diante de uma diversidade crescente de alunos, oriundos de diferentes contextos culturais e socioeconômicos, você se vê diante de um complexo desafio: a conciliação entre a preservação dos valores tradicionais e a necessidade de adaptação às demandas contemporâneas. A busca por uma identidade docente autêntica, que respeite a diversidade cultural dos alunos, integre tecnologias emergentes e promova práticas pedagógicas inovadoras, torna-se um dilema para muitos educadores.
Como construir uma identidade que preserve a essência do papel do educador, ao mesmo tempo que abraça a evolução constante do cenário educacional? A reflexão sobre este desafio torna-se crucial para promover uma prática docente que seja tanto enraizada em valores fundamentais quanto capaz de inspirar e capacitar os estudantes para os desafios complexos do mundo contemporâneo.
Passo 1
Para elaborar a atividade, você precisará:
- Refletir sobre a charge
Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/profissao-professor/ - Ler os textos propostos:
Texto 1:
DA SILVA, E. P.; CHAKUR, C. R. de S. L. A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 2009.
Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Scheme/Vol02Num03Art05.pdf
Acesso em: 12 de Dez. 2023.Texto 2:
LOMBA, Maria Lúcia Resende; FARIA FILHO, Luciano Mendes. Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Educar em Revista, dez. 2022.
ISSN 1984-0411.
Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88222/48158
Acesso em: 12 dez. 2023.
Passo 2
Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
- Capa da Instituição
Conforme orientação disponível na biblioteca virtual. - Desenvolvimento:
Texto dissertativo contendo uma análise crítica dos Textos 1 e 2, que contemplam a construção da identidade docente na contemporaneidade. A análise crítica deve compreender uma avaliação clara e fundamentada da validade de uma assertiva por meio da análise dos argumentos que a sustentam. Uma avaliação fundamentada incorpora elementos presentes no texto desenvolvido e recorre a conhecimentos externos amplamente aceitos ou demonstrados no próprio texto. - Considerações finais:
Na finalização do texto, retome a pergunta presente na charge do passo 1 e apresente seu posicionamento sobre o tema Identidade Docente.
Normas para Entrega da Atividade Prática
- Postagem no AVA: Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade prática, obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
- Formato: O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10 MB.
- O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será considerada a última versão.
Importante:
- A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na disciplina.
- Não há prorrogação para a postagem da atividade.
Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Bons estudos!