PROJETO DE EXTENSÃO I - FARMÁCIA O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
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PROJETO DE EXTENSÃO I - GESTÃO AMBIENTAL O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
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PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA

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Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD, conforme o formulário padrão da instituição de ensino. O download do arquivo é imediato após a confirmação do pagamento.

O projeto proposto consistiu em uma ação em uma escola. Assim, na seção “Local de Realização da Atividade Extensionista”, insira o nome de uma escola localizada em seu município.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

DADOS DO ALUNO:

Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
POLO / UNIDADE:
CURSO: CST em Gastronomia

COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA

PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
O programa de extensão Inovação e Empreendedorismo do curso de Gastronomia tem como finalidade disseminar à sociedade os conhecimentos gerados no curso e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, por meio da articulação com a comunidade. Este projeto visa ao desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, apresentando soluções e produtos para resolver problemas presentes no contexto social e promover o desenvolvimento locorregional, trazendo impacto positivo à comunidade contemplada. A motivação está em identificar as problemáticas da comunidade, estimulando ações de apoio relacionadas à história da alimentação e gastronomia, gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas, plano de negócios, custos, controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e bebidas. Com isso, busca-se o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills específicas.

Locais que poderão contemplar esse projeto:
Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Restaurantes; Hotéis; Pousadas; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.

COMPETÊNCIAS:
I – Gerenciar e operacionalizar os custos das atividades de produções gastronômicas.
II – Planejar, organizar, executar e gerenciar serviços de alimentos e de bebidas em diversos segmentos de mercado.
III – Realizar pesquisas de mercado, tendências e inovações gastronômicas, utilizando os resultados no exercício profissional.

PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Gastronomia idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Inovação e Empreendedorismo demonstra habilidades para atuar na concepção, planejamento, gerenciamento e operacionalização de produções culinárias, coordenando pessoas da equipe e elaborando projetos de fluxo de montagem de cozinha. Além disso, é capaz de articular e coordenar empreendimentos e negócios gastronômicos, identificando novas perspectivas do mercado alimentício.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de decisão

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Gastronomia está relacionado à disseminação dos conhecimentos multidisciplinares gerados no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade nos âmbitos tecnológico e empreendedor voltados para a área de alimentos. Isso potencializa a geração de conhecimentos aplicados, importantes para a formação do egresso.

CONTEÚDOS:
I – História da alimentação e da gastronomia
II – Gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas
III – Plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e bebidas

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2016.
CHESSER, Jerald W.; CULLEN, Noel C. Gestão em serviços de alimentação: liderança e desenvolvimento de recursos humanos para a gastronomia. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2016.
CARNEIRO, Elisabete Silva; REIMER, Verena. Administração aplicada à gastronomia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.


RELATÓRIO FINAL:

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS:
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:

  • (Campo obrigatorio: Liste as Metas selecionadas conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que você explorou no seu planejamento).

Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):


RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evitando plágio).

Questões norteadoras:

  1. Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação nas ações extensionistas?
  2. Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
  3. Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Ao escrever seu texto, evite deixá-lo em forma de respostas às questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga as normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto).


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão.