PROJETO DE EXTENSÃO II – ENGENHARIA CIVIL


Em até 12x de R$0,00

Este portfólio ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.

https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0

Descrição

DADOS DO ALUNO:

Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
Polo / Unidade:
Curso: ENGENHARIA CIVIL – BACHARELADO


COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto de Extensão II – Engenharia Civil


PROGRAMA DE EXTENSÃO:

Programa de Sustentabilidade


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A finalidade da extensão no Programa de Sustentabilidade é relacionar as competências técnicas da engenharia civil com a consciência ambiental e gestão dos recursos naturais, suprindo as necessidades da sociedade de uma maneira responsável e sustentável, pensando nas gerações futuras. O programa pode desenvolver temas na esfera econômica, social e ambiental.

Os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista podem ser: parcerias com a prefeitura; associações de bairros, escolas, praças da cidade, parcerias com empresas públicas e privadas, casas de repouso, creches, edificações públicas, bem como sistemas de infraestrutura da cidade (sistemas de drenagem e saneamento).


COMPETÊNCIAS:

I – Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais às práticas de Engenharia Civil;
II – Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Civil;
III – Avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental de projetos de Engenharia Civil.


PERFIL DO EGRESSO:

O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Engenharia Civil possibilita a formação do engenheiro civil crítico, reflexivo, criativo, com visão holística, humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação.

Pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Sustentabilidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social e ambiental da sua região, atuando com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Será capaz de desenvolver a capacidade de planejamento e condução de experimentos, interpretação e análise dos resultados, compreensão de fenômenos físicos e químicos, apropriação de ferramentas matemáticas, computacionais e de simulação de suas atividades, analisando, interpretando e agindo em situações pertinentes à engenharia civil nos temas de ciência do ambiente, saneamento e construção civil.


SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

  • Análise e resolução de problemas

  • Comunicação interpessoal

  • Planejamento e organização


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Os objetivos da extensão em Engenharia Civil vinculados ao Programa de Sustentabilidade estão relacionados com a disseminação do saber técnico da área da engenharia civil para a comunidade local, prestando serviços relacionados a:

  • Questões ambientais

  • Sustentabilidade

  • Recursos naturais

  • Ciências do ambiente

  • Preservação ambiental e do patrimônio

  • Economia solidária

  • Otimização de recursos

Tais ações visam à transferência de conhecimento acadêmico para a comunidade, preparando o egresso para uma atuação global, focada não apenas no conteúdo puramente técnico, mas na relação da engenharia civil com a consciência social e ambiental, de forma a pensar nas gerações futuras, atendendo às demandas da comunidade e relacionando os conhecimentos técnicos do curso com a consciência ambiental.


CONTEÚDOS:

I – Ciências do ambiente
II – Construção civil
III – Recursos hídricos e saneamento


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • CUNHA, Alessandra Martins …[et al]. Construção civil. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

  • PHILIPPI JUNIOR, Arlindo. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. 2. ed. Barueri: Manole, 2018.

  • SOLURI, Daniela. SMS: fundamentos em segurança, meio ambiente e saúde. Rio de Janeiro: LTC, 2019.


RELATÓRIO FINAL:

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
    CAMPO OBRIGATÓRIO – Busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

  • Local de realização da atividade extensionista:

  • Durante a ação:

  • Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

  • Resultado da ação:

  • Conclusão:

  • Depoimentos (se houver):


RELATO DE PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO

CAMPO OBRIGATÓRIO – mínimo 15 (quinze) linhas

Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Escreva sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas, evitando o formato de respostas.


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

CAMPO OBRIGATÓRIO – Inserir depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante como feedback da ação realizada.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga as normas da ABNT.
Utilize como referências:

  • As indicadas no campo “Indicações Bibliográficas”

  • Outras utilizadas no desenvolvimento do projeto


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

Realize sua avaliação considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )


7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão: