PROJETO DE EXTENSÃO II - ENGENHARIA ELÉTRICA O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69
Back to products
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AVANÇADO O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69

PROJETO DE EXTENSÃO II – ENGENHARIA MECÂNICA

O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69

Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD, conforme o formulário padrão da instituição de ensino. O download do arquivo é imediato após a confirmação do pagamento.

O projeto proposto consistiu em uma ação em uma associação de moradores de um bairro. Assim, na seção ‘Local de Realização da Atividade Extensionista’, deve-se inserir o nome de um bairro do seu município.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

DADOS DO ALUNO

Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
POLO / UNIDADE:
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA – BACHARELADO

COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto de Extensão II – Engenharia Mecânica
Programa de Extensão: Programa de Contexto à Sustentabilidade.

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A finalidade da extensão no Programa de Sustentabilidade do curso de Engenharia Mecânica está relacionada à aplicação de conceitos, técnicas e metodologias ligadas à sustentabilidade, com foco na gestão e utilização consciente dos recursos naturais e energéticos. O objetivo é atender às demandas atuais e futuras através de ações que melhorem processos industriais, otimizem o uso de insumos e reduzam a geração de resíduos. São diversos os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista, como: prefeituras, associações de bairros, escolas municipais e estaduais, instituições religiosas e organizações não governamentais (ONGs).

COMPETÊNCIAS:

I – Comunicar-se eficientemente nas formas oral, escrita e gráfica;
II – Identificar e solucionar problemas, aplicando princípios científicos e conhecimentos tecnológicos;
III – Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental.

PERFIL DO EGRESSO:

O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Engenharia Mecânica visa formar um engenheiro crítico, reflexivo, criativo, com visão holística, humanista e ético. Este profissional será capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação e conduzir atividades pedagógicas e de ensino, reconhecendo as necessidades dos usuários e adotando perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

  • Criatividade e inovação
  • Comunicação Interpessoal
  • Planejamento e organização

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Objetivo Geral:
A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, promovendo a troca de conhecimentos sobre questões complexas contemporâneas.

Objetivos Específicos:

  • Reforçar a importância do diálogo entre a IES e a sociedade e a colaboração interprofissional.
  • Contribuir para o engajamento dos estudantes e a formação de profissionais que considerem o desenvolvimento social essencial.
  • Colocar em prática o aprendizado e contribuir para a aplicação do conhecimento em prol da sociedade.

CONTEÚDOS:

I – Fontes Alternativas de Energia;
II – Termodinâmica;
III – Sistemas de Gestão da Qualidade;
IV – Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
V – Elementos e Projetos de Máquinas.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • PHILIPPI JR., Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri: Editora Manole, 2014.
  • REIS, L. B. dos.; FADIGAS, E. A. A.; CARVALHO, C. E. Energia, recursos naturais e a prática do desenvolvimento sustentável. 3. ed. Barueri: Manole, 2019.
  • TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2019.
  • REVISTA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. ISSN: 2316-9834 [ProQuest].

RELATÓRIO FINAL

Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário formalizá-las, enviando este Relatório Final para avaliação junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PDCA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS

Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:

CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evitando plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
[Texto dissertativo com justificativas.]

DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga as normas ABNT; consulte sua Biblioteca Virtual; utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.

AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão.