ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: Desenho Técnico Projetivo
Unidade: U3_DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR: CONCEITOS BÁSICOS
Aula: A3_COMANDOS DE DESENHO
Tempo previsto de execução de aula prática: 5h
OBJETIVOS
- Conhecer e utilizar as ferramentas de desenho.
- Conhecer e utilizar a ferramenta layer.
- Aplicar os conceitos de Desenho Universal.
SOLUÇÃO DIGITAL
Autodesk AutoCAD (Software)
Software de desenho auxiliado por computador, desenvolvido pela Autodesk para realização de representações gráficas 2D/3D de projetos técnicos em CAD.
Procedimento para Instalação:
- Criar Conta: Acesse Autodesk Account e crie uma conta fornecendo todas as informações necessárias.
- Obter Licença Educacional: Após criar a conta, visite Autodesk Education e siga as instruções para verificar seu status de estudante.
- Download e Instalação: Com a licença ativada, selecione a versão do AutoCAD desejada, baixe o instalador e siga os passos para completar a instalação.
Público: Link Autodesk Education
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
NSA
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1
Atividade Proposta:
A atividade consiste na definição de camadas de trabalho (Layers) e na adaptação de um banheiro considerando os conceitos do Desenho Universal. O objetivo é desenhar a planta baixa de um banheiro que atenda à norma ABNT-NBR 9050:2020, utilizando camadas de trabalho.
Referências:
- Figura 1: Banheiro segundo o Manual do Desenho Universal Fonte
- Figura 2: Planta baixa do banheiro Fonte
Dimensões e Requisitos:
- Dimensões: Área de 6,48 m² (2,7m x 2,4 m)
- Requisitos de acessibilidade: Área de aproximação frontal ao lavatório, lavatório de embutir sobre bancada, área de transferência frontal, diagonal e lateral à bacia sanitária, box com dimensão mínima de 90 cm X 95 cm, e área de manobra com amplitude mínima de 180°.
Procedimentos para a Realização da Atividade:
- Baixar Blocos:
- Acesse CAD Blocos e baixe o arquivo “Acessórios e Equipamentos Básicos para Banheiros”.
- Descompacte o arquivo e abra no AutoCAD.
- Configuração Inicial:
- Crie e configure as layers no AutoCAD (Figura 6).
- Defina a unidade de trabalho usando o comando UNITS (Figura 7).
- Desenho da Estrutura do Banheiro:
- Selecione a camada de alvenaria e desenhe a estrutura do banheiro (Figura 8 e 9).
- Use o comando OFFSET para representar a espessura da parede (Figura 10).
- Crie a repartição do box com dimensões específicas (Figura 11 e 12).
- Representação do Piso:
- Utilize as ferramentas LINE, OFFSET e TRIM para desenhar o piso (Figura 13).
- Inserção dos Blocos:
- Use o comando WBLOCK para salvar os blocos de acessórios e equipamentos básicos (Figura 14 e 15).
- Insira os blocos no desenho usando o comando INSERT e posicione-os corretamente (Figura 18, 19, 20 e 21).
- Desenho da Porta:
- Desenhe a porta considerando suas dimensões e a abertura (Figura 24 e 25).
- Crie a trajetória da porta usando a ferramenta ARC (Figura 27).
Checklist:
- Baixar Blocos
- Criar Camadas (Layers)
- Desenho da Estrutura do Banheiro
- Desenho do Piso
- Posicionamento dos Itens
- Desenho da Porta
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Espera-se que o aluno compreenda a utilização das ferramentas de desenho, layers e a aplicação do Desenho Universal.
ENTREGAS
Descrição Orientativa:
Para comprovar a realização da atividade, o aluno deve entregar um relatório no formato .docx ou .pdf contendo:
- Imagens das diferentes etapas do desenho:
- Primeira imagem: Itens posicionados (desative as layers do Piso e da Alvenaria).
- Segunda imagem: Itens e alvenaria.
- Terceira imagem: Desenho completo.
- Quarta imagem: Janela de Layers Properties mostrando as camadas utilizadas e suas configurações.
- Resposta para a pergunta:
- Após realizar esta atividade, como você avalia a importância da norma ABNT-NBR 9050:2020 no planejamento e execução de projetos de acessibilidade? De que forma esta experiência prática influenciou sua compreensão e percepção sobre a importância de criar ambientes acessíveis para todos?
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: Desenho Técnico Projetivo
Unidade: U3_DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR: CONCEITOS BÁSICOS
Aula: A4_FERRAMENTAS DE VISUALIZAÇÃO, DIVISÃO DE ELEMENTOS E COLETA
Tempo previsto de execução de aula prática: 5h
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
- Utilizar os comandos de criação de desenhos.
- Utilizar os comandos de coleta de dados.
SOLUÇÃO DIGITAL
Autodesk AutoCAD (Software):
Software de desenho auxiliado por computador, desenvolvido pela Autodesk para realização de representações gráficas 2D/3D de projetos técnicos em CAD.
Procedimento para Instalação:
- Crie uma conta na Autodesk acessando https://accounts.autodesk.com/ e forneça as informações necessárias.
- Após a criação da conta, obtenha uma licença educacional visitando https://www.autodesk.com/education/edu-software/. Verifique seu status de estudante fornecendo informações sobre sua instituição educacional e submissão de documentos comprobatórios.
- Com a licença estudantil ativa, faça o download do AutoCAD na mesma página. Selecione a versão desejada e siga as instruções para completar a instalação no seu computador.
LINK:
Autodesk Education Software
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI):
NSA
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1
Atividade proposta:
A atividade visa aplicar os conhecimentos de desenho técnico em CAD (Computer-Aided Design), começando com um processo manual e transitando para a representação no AutoCAD, e, em seguida, coletar alguns dados do desenho. Cada aluno escolherá um ambiente físico para ser o objeto de estudo. A atividade será realizada em duas etapas principais:
- Primeira Etapa:
- Escolha um ambiente físico, como um quarto, uma sala ou qualquer outro espaço.
- Realize um croqui manual anotando as dimensões necessárias, incluindo paredes, móveis e outros elementos relevantes, utilizando uma trena. Esta representação inicial deve capturar a essência do espaço, sem detalhamentos excessivos.
- Segunda Etapa:
- Transcreva o levantamento para o AutoCAD, usando comandos de desenho para criar uma representação digital esquemática do ambiente.
- Empregue as ferramentas AREA, DIST e LIST para coletar dados específicos, como áreas, distâncias e informações detalhadas dos objetos desenhados.
Procedimentos para a Realização da Atividade:
- Seleção do Ambiente:
- Escolha um ambiente e faça o croqui do mesmo. No exemplo, uma sala de informática foi escolhida (Figura 1), mas você pode escolher qualquer outro ambiente.
Figura 1 – Sala de Informática (Ambiente escolhido)
Fonte: o autor - Croqui Manual:
- Realize o croqui do ambiente utilizando trena ou fita métrica para obter as dimensões necessárias (Figura 2).
Figura 2 – Croqui da Sala de Informática
Fonte: o autor- Representações simplificadas dos elementos, como computadores e cadeiras, são aceitáveis.
- Criação do Desenho no AutoCAD:
- Abra o AutoCAD e inicie um novo desenho. Utilize a ferramenta LINE para delimitar o ambiente, começando no ponto (0,0) (Figura 3).
Figura 3 – Comando Line no ponto (0,0)
Fonte: o autor- Delimite o ambiente (Figura 4).
Figura 4 – Delimitação do ambiente
Fonte: o autor - Inserção de Elementos:
- Insira os elementos do ambiente, começando pelas mesas (Figura 5), e siga com a porta e o quadro (Figura 6).
Figura 5 – Desenho das mesas
Fonte: o autorFigura 6 – Desenho da porta e do quadro
Fonte: o autor- Finalize com computadores e cadeiras (Figura 7).
Figura 7 – Finalização do desenho
Fonte: o autor - Coleta de Dados:
- Utilize o comando AREA (AA) para coletar a área e o perímetro do ambiente (Figura 8a). Caso as informações desapareçam, use o botão F2 para expandir a janela de comando (Figura 9).
Figura 8 – Coletando dados
a) Ferramenta AREA
Fonte: o autorFigura 9 – Janela de comando
Fonte: o autor- Verifique as dimensões anotadas com o comando DIST (Figura 10).
Figura 10 – Ferramenta DIST
Fonte: o autor
Checklist:
- Selecionar um ambiente físico (ex.: quarto, sala, cozinha, etc.).
- Realizar um croqui manual do ambiente escolhido.
- Utilizar trena ou fita métrica para medir o ambiente e seus elementos.
- Anotar todas as dimensões necessárias no croqui.
- Certificar que o croqui captura a essência do espaço sem detalhamentos excessivos.
- Abrir o AutoCAD e iniciar um novo desenho.
- Utilizar as ferramentas de desenho e edição para representar o ambiente.
- Finalizar o desenho digital do ambiente.
- Coleta de Dados no AutoCAD com as ferramentas AREA e DIST.
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Como resultados dessa prática, espera-se que os alunos tenham compreendido sobre a utilização das ferramentas de desenho e coleta de dados.
ESTUDANTE, VOCÊ DEVERÁ ENTREGAR
Descrição orientativa sobre a entrega da comprovação da aula prática: Para comprovar a realização da atividade, é necessário entregar um relatório no formato .docx ou .pdf, contendo:
- As imagens mostrando diferentes etapas da prática:
- Croqui do ambiente selecionado.
- Desenho do ambiente no AutoCAD.
- Coleta de dados com as ferramentas AREA, DIST e LIST no AutoCAD.
- Uma breve descrição sobre o ambiente selecionado, contendo as informações sobre os elementos presentes e a área do mesmo.
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO PROJETIVO
Unidade: U4_DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR: FERRAMENTAS COMPLEMENTARES E APRESENTAÇÃO
Aula: A3_FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO DESENHO, COTAGEM E APLICAÇÃO DE HACHURAS
Tempo previsto de execução de aula prática: 5h
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
- Aplicar os conceitos de projeção ortogonal;
- Conhecer e utilizar os comandos de edição básicos e avançados.
- Utilizar as hachuras para representação de cortes.
SOLUÇÃO DIGITAL
- Autodesk AutoCAD (Software)
Software de desenho auxiliado por computador, desenvolvido pela Autodesk para realização de representações gráficas 2D/3D de projetos técnicos em CAD.
PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO:
Para instalar o AutoCAD, você primeiro precisa criar uma conta na Autodesk. Acesse Autodesk Accounts e crie uma conta fornecendo todas as informações necessárias. Após a criação da conta, você estará pronto para obter uma licença educacional.
Depois de criar sua conta, visite a página Autodesk Education Software e siga as instruções para verificar seu status de estudante. Isso geralmente envolve o fornecimento de informações sobre sua instituição educacional e a submissão de documentos que comprovem seu vínculo como estudante. Após a verificação, você receberá uma licença educacional que permitirá o uso do software gratuitamente.
Com a licença estudantil ativa, você poderá realizar o download do AutoCAD. Volte para a página de software educacional da Autodesk, selecione a versão do AutoCAD que deseja instalar e siga as instruções para baixar o instalador. Depois de baixado, execute o instalador e siga os passos indicados para completar a instalação no seu computador. Assim, você terá o AutoCAD pronto para uso.
LINK:
Autodesk Education Software
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
NSA
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1
Atividade proposta:
Neste projeto, o aluno receberá as informações e dados necessários para, através do desenho técnico de uma polia em “V”, reproduzir representações ortográficas do desenho técnico, sem aplicação de cotas. A finalidade destas atividades é reforçar os conceitos e procedimentos corretos no uso dos comandos básicos de edição do AutoCAD. O simples fato de aplicar o que estudou, em projetos provenientes de outras áreas técnicas, contribui para o reforço e ampliação do aprendizado, principalmente no desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, necessários para a execução das propostas.
Figura 1 – Polia em perspectiva.
Fonte: o autor.
Na Figura 2 estão as informações necessárias para que o aluno possa reproduzir as representações ortográficas do desenho técnico.
Figura 2 – Polia em “V” com dimensionamentos.
Fonte: o autor.
O aluno pode apresentar um corte da polia em “V” para praticar a utilização das hachuras, conforme Figura 3.
Figura 3 – Polia em “V” cortada
Fonte: o autor.
Procedimentos para a realização da atividade:
Antes de iniciar o desenho, ative as ferramentas de auxílio e precisão.
Figura 4 – Ferramentas de Auxílio e Precisão
Fonte: o autor.
- Object Snap Tracking (F11)
- OSNAP (F3)
- POLAR TRACKING (10)
Inicie um desenho com a ferramenta “LINE” no ponto (0,0).
Figura 5 – Iniciando o desenho no ponto (0,0)
Fonte: o autor.
Mova o cursor para cima, formando um ângulo de 90º e digite o valor de “120” e pressione ENTER.
Mova o cursor para a direita e digite o valor de “3.5” e pressione ENTER, e em seguida, ande mais “4” para a direita, e pressione ENTER.
Agora, desça “13”, formando um ângulo de 90º, e pressione ENTER novamente.
Figura 6 – Início do desenho da polia
Fonte: o autor.
Ligue a linha até o ponto onde foi utilizado o valor de 3.5, conforme indicado na Figura o ponto A e apague as linhas que foram criadas como auxiliares.
Figura 7 – Indicação do ponto A
Fonte: o autor.
A partir do último ponto desenhado, mova “2.5” para a direita.
Figura 8 – Desenvolvimento do desenho
Fonte: o autor.
Use o comando MIRROR para espelhar a parte inferior da polia. Para isso, selecione as linhas, pressione ENTER, e selecione o “midpoint” do segmento de reta maior e mova para a direita, criando uma linha de referência para o espelhamento.
Figura 9 – Espelhamento horizontal
Fonte: o autor.
Utilize o comando MIRROR novamente, só que agora para espelhar em relação ao eixo de simetria vertical. Para isso, selecione todo o desenho, pressione ENTER, e clique em uma das extremidades abertas do desenho e mova em sentido da extremidade contrária e pressione ENTER.
Figura 10 – Espelhamento vertical
Fonte: o autor.
Crie uma linha no meio do desenho, utilizando o “midpoint”, que servirá como referência para nosso próximo passo.
A partir da face à direita da polia, e utilizando linha de referência, crie uma linha com “20” para a direita, mova o cursor para cima, digite “20”, pressione ENTER, e então feche o desenho na face da polia.
Figura 11 – Linha de referência
Fonte: o autor.
Repita o mesmo procedimento para a parte inferior.
Figura 12 – Desenho do cubo da polia
Fonte: o autor.
Com a ferramenta LINE, feche as linhas referentes ao diâmetro maior da polia.
Figura 13 – Fechamento das linhas maiores da polia
Fonte: o autor.
Repita o procedimento para a parte mais interna da polia.
Figura 14 – Fechamento das linhas menores da polia
Fonte: o autor.
Agora, crie uma camada para representar os contornos não visíveis, no caso, foi utilizado uma linha tracejada uma cor amarela com transparência igual a 50. Além disso, crie outra camada para representar as linhas auxiliares.
Figura 15 – Criação de camadas
Fonte: o autor.
Mude a linha central que é uma linha de referência para sua respectiva camada.
Figura 16 – Linha de referência central
Fonte: o autor.
Com a ferramenta CHAMFER, digite “d” para trabalhar com a ferramenta na função distância e digite o valor “2”, pressione ENTER, e digite novamente o valor “2”. Isso ativará a função de fazer chanfos 2×2.
Figura 17 – Configuração dos chanfros da polia
Fonte: o autor.
Por fim, selecione nas arestas que devem ser chanfradas.
Figura 18 – Criando os chanfros
Fonte: o autor.
Neste momento, você deve desenhar a vista lateral da polia. Para isso, crie uma circunferência de raio igual a “60” com a ferramenta CIRCLE na extremidade direita da linha de referência.
Figura 19 – Criação da vista lateral da polia
Fonte: o autor.
Puxe linhas auxiliares de alguns pontos de interesse e mova em direção à vista lateral.
Figura 20 – Linhas auxiliares
Fonte: o autor.
A partir do centro da circunferência da vista lateral, crie novas circunferências tangentes às linhas auxiliares que representam o chanfro.
Figura 21 – Desenvolvimento na vista lateral
Fonte: o autor.
Além disso, crie um círculo com um raio de “12” para representar o furo dessa polia.
Figura 22 – Furo do cubo da polia.
Fonte: o autor.
Você também deve representar o furo na vista frontal, esse furo deve estar na camada para representação de contornos não visíveis. Aqui, você pode puxar linhas de referência do furo da vista lateral ou desenhar as linhas afastadas com uma distância de “12” tanto para cima quanto para baixo da linha central.
Figura 23 – Furo na vista frontal
Fonte: o autor.
Crie, também, duas circunferências com raios de “42” e “44” a partir do centro e puxe uma linha auxiliar para a vista frontal.
Figura 24 – Criando as circunferências.
Fonte: o autor.
Na vista frontal, essa linha de referência indica o ponto de um contorno não visível que é justamente a parte rebaixada na vista lateral. Portanto, vamos representar os contornos não visíveis na vista frontal.