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ROTEIRO AULA PRÁTICA – DESENVOLVIMENTO MOBILE


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Descrição

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

DISCIPLINA: Desenvolvimento Mobile


OBJETIVOS

Ao final da aula prática, o aluno deverá ser capaz de:

  • Utilizar o Android Studio para o desenvolvimento de aplicativos;

  • Construir interfaces para aplicativos Android com uso de estilos e imagens;

  • Implementar funcionalidades de um app utilizando Java;

  • Utilizar Intents para interação com aplicativos externos (como e-mail);

  • Exportar um projeto desenvolvido no Android Studio.


INFRAESTRUTURA

Instalações necessárias:

  • Laboratório de Informática

Materiais de consumo:

  • Computador: 1 por aluno

Software:

EPI:

  • Não se aplica (NSA)


🔧 PROCEDIMENTOS PRÁTICOS


Atividade 1 – Construção da Interface

Objetivo: Criar a interface do app HamburgueriaZ

 Etapa 1: Criar um novo projeto

  1. Abrir Android Studio.

  2. Menu: File > New > New Project…

  3. Escolher Empty Activity > Clicar em Next.

  4. Nome do projeto: HamburgueriaZ

  5. Linguagem: Java

  6. SDK: API 23

  7. Finalizar.

Etapa 2: Construir a interface

  • Elementos obrigatórios:

    • Campo de nome do cliente (EditText)

    • Lista de adicionais (Checkboxes: Bacon, Queijo, Onion Rings)

    • Seletor de quantidade com botões “+” e “-“

    • View para exibir a quantidade atual

    • View para mostrar o preço total

    • Botão “Enviar Pedido”

Etapa 3: Padronizar estilos de texto

  • Aplicar o estilo nas seguintes views:

    • “Faça seu pedido”

    • “Quantidade”

    • “Resumo do pedido”

    • “Preço final”

Etapa 4: Adicionar imagem (logo da hamburgueria)

  • Inserir imagem no topo usando uma ImageView

  • Ajustar propriedades visuais para exibir como banner

Atividade 2 – Implementação da Lógica e Intents

Objetivo: Implementar a parte funcional do app

Etapa 5: Criar funções de quantidade

  • Função somar() → Incrementa valor (não ultrapassar limite máximo)

  • Função subtrair() → Decrementa valor (não pode ser negativo)

  • Atualiza a view com a nova quantidade

  •  Etapa 6: Criar função enviarPedido()

  • Captura:

    • Nome do cliente (EditText)

    • Itens selecionados (CheckBoxes)

    • Quantidade (TextView)

  • Calcular total:

    • Base: R$ 20

    • Bacon: +R$ 2

    • Queijo: +R$ 2

    • Onion Rings: +R$ 3

  • Montar resumo:

7: Enviar pedido por e-mail (usando Intent)

  • Criar um Intent do tipo ACTION_SENDTO

  • Assunto: "Pedido de (nome do cliente)"

  • Corpo do e-mail: conteúdo do resumo montado

  • Lançar o Intent para abrir o app de e-mail padrão

java

EXPORTAÇÃO DO PROJETO

  • Menu: File > Export > Export to Zip File…

  • Escolha o local de salvamento


CHECKLIST FINAL

  • Acessar o Android Studio

  • Criar novo projeto (HamburgueriaZ)

  • Criar interface com os elementos descritos

  • Aplicar estilo de texto no themes.xml

  • Adicionar imagem (logo)

  • Criar funções de controle de quantidade

  • Implementar enviarPedido() com resumo

  • Criar Intent para envio de e-mail

  • Exportar projeto para arquivo .zip


RESULTADOS ESPERADOS

Ao final da aula prática, o aluno deverá:

  • Ter desenvolvido uma aplicação Android funcional com interface e lógica completa;

  • Utilizado práticas adequadas de design e código;

  • Entendido o uso de Intents para integração com apps externos;

  • Ter exportado o projeto finalizado.