
Em até 12x de R$10,69

Em até 12x de R$0,00
ROTEIRO AULA PRÁTICA – DESENVOLVIMENTO MOBILE
Em até 12x de R$0,00
Este portfólio ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.
https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
DISCIPLINA: Desenvolvimento Mobile
OBJETIVOS
Ao final da aula prática, o aluno deverá ser capaz de:
Utilizar o Android Studio para o desenvolvimento de aplicativos;
Construir interfaces para aplicativos Android com uso de estilos e imagens;
Implementar funcionalidades de um app utilizando Java;
Utilizar Intents para interação com aplicativos externos (como e-mail);
Exportar um projeto desenvolvido no Android Studio.
INFRAESTRUTURA
Instalações necessárias:
Laboratório de Informática
Materiais de consumo:
Computador: 1 por aluno
Software:
Android Studio Flamingo | 2022.2.1 – Freeware
IDE oficial para desenvolvimento de apps Android.
https://developer.android.com/studioJava JDK 20 – Freeware (Pré-requisito)
Ambiente de desenvolvimento para aplicativos em Java.
https://www.oracle.com/java/technologies/downloads/#java20
EPI:
Não se aplica (NSA)
🔧 PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Atividade 1 – Construção da Interface
Objetivo: Criar a interface do app HamburgueriaZ
Etapa 1: Criar um novo projeto
Abrir Android Studio.
Menu:
File > New > New Project…
Escolher Empty Activity > Clicar em Next.
Nome do projeto: HamburgueriaZ
Linguagem: Java
SDK: API 23
Finalizar.
Etapa 2: Construir a interface
Elementos obrigatórios:
Campo de nome do cliente (EditText)
Lista de adicionais (Checkboxes: Bacon, Queijo, Onion Rings)
Seletor de quantidade com botões “+” e “-“
View para exibir a quantidade atual
View para mostrar o preço total
Botão “Enviar Pedido”
Etapa 3: Padronizar estilos de texto
Aplicar o estilo nas seguintes views:
“Faça seu pedido”
“Quantidade”
“Resumo do pedido”
“Preço final”
Etapa 4: Adicionar imagem (logo da hamburgueria)
Inserir imagem no topo usando uma ImageView
Ajustar propriedades visuais para exibir como banner
Atividade 2 – Implementação da Lógica e Intents
Objetivo: Implementar a parte funcional do app
Etapa 5: Criar funções de quantidade
Função
somar()
→ Incrementa valor (não ultrapassar limite máximo)Função
subtrair()
→ Decrementa valor (não pode ser negativo)Atualiza a view com a nova quantidade
Etapa 6: Criar função
enviarPedido()
Captura:
Nome do cliente (EditText)
Itens selecionados (CheckBoxes)
Quantidade (TextView)
Calcular total:
Base: R$ 20
Bacon: +R$ 2
Queijo: +R$ 2
Onion Rings: +R$ 3
Montar resumo:
7: Enviar pedido por e-mail (usando Intent)
Criar um
Intent
do tipoACTION_SENDTO
Assunto:
"Pedido de (nome do cliente)"
Corpo do e-mail: conteúdo do resumo montado
Lançar o Intent para abrir o app de e-mail padrão
EXPORTAÇÃO DO PROJETO
Menu:
File > Export > Export to Zip File…
Escolha o local de salvamento
CHECKLIST FINAL
Acessar o Android Studio
Criar novo projeto (HamburgueriaZ)
Criar interface com os elementos descritos
Aplicar estilo de texto no
themes.xml
Adicionar imagem (logo)
Criar funções de controle de quantidade
Implementar
enviarPedido()
com resumoCriar Intent para envio de e-mail
Exportar projeto para arquivo
.zip
RESULTADOS ESPERADOS
Ao final da aula prática, o aluno deverá:
Ter desenvolvido uma aplicação Android funcional com interface e lógica completa;
Utilizado práticas adequadas de design e código;
Entendido o uso de Intents para integração com apps externos;
Ter exportado o projeto finalizado.
Produtos relacionados
ATIVIDADE PRÁTICA – DESENHO ARQUITETÔNICO – UNINTER
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – QUÍMICA GERAL
Em até 12x de R$10,69
ROTEIRO AULA PRÁTICA – INFRAESTRUTURA E CABEAMENTO ESTRUTURADO
Em até 12x de R$11,88
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – ESTATÍSTICA DE DADOS AMBIENTAIS
Em até 12x de R$10,69