CURSO:
ENGENHARIA MECÂNICA – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA MECÂNICA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade é dedicar-se a área
educacional e o transferir do saber, desenvolvendo e capacitando a comunidade local
e agregando conhecimentos por meio de projetos e atividades pedagógicas
extensionistas. Nesse programa é possível a ministração de palestras, aulas de
monitoria, cursos, aulas de educação básica, educação financeira, língua estrangeira,
debates da comunidade local, participação em projetos sociais, projetos coletivos
multidisciplinar e trabalhos voluntários. Os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista podem ser: parcerias com a prefeitura; associações de bairros,
escolas, empresas públicas e privadas, instituições religiosas, ONGs e por meio de
redes de internet
COMPETÊNCIAS:
I – Comunicar-se eficientemente nas formas oral, escrita e gráfica;
II – Identificar e solucionar problemas, aplicando princípios científicos e
conhecimentos tecnológicos;
III – Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Engenharia Mecânica possibilita
a formação do engenheiro mecânico crítico, reflexivo, criativo, visão holística,
humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo
que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à
Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para
conduzir atividades pedagógicas e de ensino referentes à compreensão da realidade
social, ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, adotar perspectivas
multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, considerar aspectos políticos,
econômicos, sociais do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a
transformação da realidade e para o desenvolvimento social.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Criatividade e inovação
Comunicação Interpessoal
Planejamento e organização
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão em Engenharia de Mecânica vinculados ao Programa de
Contexto à Comunidade estão relacionados com a disseminação do saber da área de
ciências para a comunidade local, prestando serviços a questões pedagógicas, aulas
de monitoria, educação básica, educação financeira, língua estrangeira, recursos
naturais, ética e responsabilidade social. Tais ações visam a transferência de
conhecimento acadêmico para a comunidade, preparando o egresso para uma
atuação global, focado não apenas no conhecimento técnico, mas com a preocupação
pelo próximo e por uma sociedade mais justa, buscando transferência de
conhecimento para quem não tem oportunidade de acesso
CONTEÚDOS:
I – Expressão gráfica;
II – Matemática e Estatística;
III – Mecânica geral e mecânica dos sólidos;
IV – Química;
V – Modelagem matemática e simulação computacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João; SOUSA, Luís. Desenho técnico
moderno. Rio de Janeiro : LTC, 2018.
BONAFINI, Fernanda César (org.). Probabilidade e estatística. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2015.
PINHEIRO, Antônio Carlos da Fonseca Bragança. Fundamentos de resistência dos
materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
BROWN, Lawrence S. Química geral aplicada à engenharia. São Paulo: Cengage, 2014.
STEWART, James. Cálculo : volume I. São Paulo, SP : Cengage Learning, 2016.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode
baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-ptbr.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
3
Público
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
4
Público
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
5
Público
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual
PROJETO DE EXTENSÃO I - ADMINISTRAÇÃO
R$110,00 O preço original era: R$110,00.R$90,00O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69
Em até 12x de R$10,69
ROTEIRO AULA PRÁTICA - DESENVOLVIMENTO MOBILE
Em até 12x de R$0,00
Em até 12x de R$0,00
-18%
PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA MECÂNICA
R$110,00 O preço original era: R$110,00.R$90,00O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69
Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD. O download do arquivo é imediato após confirmação do pagamento.
Categoria: PROJETOS DE EXTENSÃO - UNOPAR/ANHANGUERA
Descrição
Produtos relacionados
PROJETO DE EXTENSÃO I – SISTEMAS PARA INTERNET
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – REDES DE COMPUTADORES
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – LOGÍSTICA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO FINANCEIRA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO II – BIOMEDICINA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO II – REDES DE COMPUTADORES
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – DESIGN DE INTERIORES
Em até 12x de R$10,69