ATIVIDADE PRÁTICA – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O preço original era: R$100,00.O preço atual é: R$80,00.
Em até 12x de R$9,51

Este produto refere-se à resolução da atividade, fornecida em formato Word. O download do arquivo é disponibilizado imediatamente após a confirmação do pagamento.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

ATIVIDADE PRÁTICA | COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


1. OBJETIVO

A Atividade Prática da disciplina de Comunicação Empresarial tem por objetivo verificar os conhecimentos relacionados à aprendizagem do conteúdo disponibilizado, como coesão, coerência, vícios de linguagem e adequação ao contexto, juntamente à efetividade da IA na produção de textos empresariais.

Após o término do relatório, o aluno deverá entregar em um ARQUIVO ÚNICO NO FORMATO PDF no AVA, pelo ícone trabalhos.


2. INTRODUÇÃO

Já percebeu como a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado a forma como nos comunicamos? Ferramentas de escrita baseadas em IA são amplamente utilizadas para redigir e revisar textos empresariais, tornando a comunicação mais eficiente e precisa.

No entanto, é fundamental que o profissional desenvolva um olhar crítico para avaliar a qualidade dos textos gerados por essas tecnologias.

Nesta atividade, você terá a oportunidade de explorar o uso da IA na produção de documentos empresariais e analisar sua efetividade. O objetivo é desenvolver habilidades de escrita e revisão, identificando aspectos essenciais da comunicação empresarial, como coesão, coerência, clareza e adequação ao contexto.

O exercício será dividido em quatro etapas:

  1. Crie uma situação fictícia, escolha de um gênero textual empresarial e elabore seu próprio texto, conforme suas escolhas.

  2. Utilize as ferramentas de IA (ChatGPT, Gemini, Copilot etc.) para gerar outro texto com base em um prompt detalhado.

  3. Análise crítica dos textos gerados (pela IA e por você), avaliando aspectos estruturais, gramaticais e adequação ao contexto.

  4. Reflexão sobre as diferenças entre os textos e o impacto da IA na comunicação profissional.

Por fim, você deverá escrever a análise feita e as respostas às perguntas propostas, registrando a realização da atividade.

Lembre-se de refletir sobre o impacto da IA na comunicação profissional, considerando seus benefícios e limitações. Essa experiência permitirá que você compreenda melhor como utilizar a tecnologia de forma estratégica, entender que a análise humana é primordial, assim como o senso crítico na produção de conteúdos empresariais.

Agora, siga as orientações da atividade e desenvolva sua análise!


3. PASSO A PASSO DA ATIVIDADE

a) Escolha um dos seguintes tipos de textos empresariais para gerar com a IA:

  • E-mail formal

  • Carta comercial

  • Ata de reunião


b) Criação de uma Situação Fictícia

Desenvolva um texto baseado em um contexto realista, considerando o gênero escolhido de entre 250 à 300 palavras.


c) Comando para a IA

Elabore um prompt detalhado para gerar o texto utilizando uma ferramenta de IA (ChatGPT, Gemini, Copilot etc.), também de 250 à 300 palavras.


d) Coloque o texto gerado pela IA.


e) Análise Crítica

Após obter o texto gerado pela IA e o texto elaborado por você, analise ambos com base nos seguintes critérios:

  • Coesão e coerência: O texto apresenta uma estrutura lógica e bem encadeada?

  • Correção gramatical: Há erros de português, colocação pronominal ou uso inadequado de conectivos?

  • Adequação ao contexto: O tom e o vocabulário são apropriados para o gênero textual escolhido?

  • Vícios de linguagem: O texto apresenta pleonasmos, gerundismos ou outras falhas comuns?


f) Reflexão Final

Responda às seguintes questões:

  • O texto produzido por você foi adequado?

  • O texto gerado pela IA foi adequado?

  • Quais as principais diferenças entre os textos?

  • Quais ajustes foram necessários em seu texto (melhorar a escrita, correção da gramática e afins)?

  • Você recomendaria o uso da IA para esse tipo de comunicação empresarial? Por quê?


4. ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

Com base na atividade realizada, elabore um relatório estruturado descrevendo sua experiência ao utilizar a Inteligência Artificial na produção e análise de textos empresariais. O documento deve seguir a seguinte estrutura:


1. INTRODUÇÃO

  • Apresente brevemente o objetivo do relatório.

  • Explique a importância da comunicação empresarial e como a IA pode ser utilizada nesse contexto.

  • Contextualize a atividade realizada.

  • Coloque seu texto.


2. DESENVOLVIMENTO

Descreva de forma detalhada cada etapa da atividade:

  • Escolha do gênero textual: Qual tipo de documento empresarial você escolheu? Justifique sua escolha.

  • Criação da situação fictícia: Qual foi o cenário que você desenvolveu? Explique o contexto do texto.

  • Coloque o texto criado por você sem correção.

  • Geração do texto com IA: Qual foi o comando (prompt) utilizado?

  • Comparação e análise: Compare o texto gerado pela IA com o seu próprio texto, destacando:

    • Estrutura e organização

    • Correção gramatical e coesão

    • Adequação ao contexto empresarial

    • Presença de vícios de linguagem


3. REFLEXÃO CRÍTICA

  • O texto gerado pela IA atendeu às expectativas? Por quê?

  • Quais foram as principais diferenças entre os dois textos?

  • Houve necessidade de ajustes? Se sim, quais foram e por quê?

  • Você considera a IA uma ferramenta confiável para auxiliar na comunicação empresarial? Justifique.


4. CONCLUSÃO

  • Faça um resumo da experiência e destaque os aprendizados obtidos.

  • Reflita sobre a importância do olhar crítico na revisão de textos gerados por IA.


5. FORMATO DE ENTREGA

  • O relatório deve ser entregue em um arquivo único no formato PDF no AVA.

  • O relatório deve ter no máximo 8 páginas, utilizando fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

  • Utilize linguagem formal e respeite as normas da escrita empresarial.


6. EVIDÊNCIA

Ao final do relatório, o aluno deve anexar uma foto realizando a atividade como comprovação da execução prática.


7. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

É importante ressaltar que é considerado plágio quando se usa um texto exatamente igual a um já existente. Acima de 5 palavras idênticas e na mesma sequência em uma frase, essa frase é considerada que foi plagiada.

Em um trabalho acadêmico, deve-se ler diversos textos de referência e reescrever com as suas palavras tudo o que foi entendido. É possível fazer citação de trechos de um texto, mas mesmo com citação é preciso ter o cuidado para que o seu trabalho não seja uma cópia idêntica (PORTAL EDUCAÇÃO, 2018).

Trabalhos copiados de colegas ou com alto índice de similaridade a outros encontrados na internet, receberão nota zero.