ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO PLANO DE AULA
Caro(a) aluno(a),
Para realização dessa atividade você deverá ter iniciado as observações e ter visto as aulas sobre o plano de aula e dicas para as atividades. Aqui você encontrará apenas algumas orientações. Leia atentamente os itens abaixo (Atenção! Não apague estas orientações da primeira folha, pois pode desconfigurar seu plano de aula):
- No Cabeçalho do plano de aula, há o campo para informar a “Série/turma”. Sem essa informação não é possível avaliá-lo e esta atividade será zerada.
- A escolha de uma LITERATURA INFANTIL é obrigatória para a realização do plano de aula, sendo que as atividades de Português e Matemática devem ser relacionadas com a mesma. Caso não haja relação com a literatura a atividade não será avaliada.
- O campo “Objetivos” deve apresentar, apenas, três objetivos em forma de tópicos. Eles apresentam a soma de o que será realizado + para quê. Lembre-se que os objetivos se referem aos pontos que você deseja atingir com sua aula, ou seja, o que você pretende que eles desenvolvam (habilidades). Os objetivos sempre iniciam com verbos que indicam a ação que o aluno realizará por meio das atividades como: aprender, compreender, refletir, analisar etc. e são seguidos da habilidade que o aluno deve desenvolver com sua aula.
- Os passos 3, 4, 5 e 6 devem responder as perguntas de cada um de forma objetiva. Poderão ser apagadas as questões, deixando apenas as respostas.
- Cabeçalho: O cabeçalho de todas as atividades deve ser preenchido de forma digitada, por você, e ser entregue para que o aluno escreva apenas o nome dele, a turma e a data.
- NÃO utilize livros religiosos como literatura (vamos respeitar a diversidade) e nem apostilas, livro didático, caderno do aluno ou o quadro para realização das atividades (visto que não devem ser utilizados por estagiários). Estas devem ser elaboradas diretamente no campo dos apêndices, de forma digitada, seguindo as orientações das aulas (nada de copiar da internet sem edição e referência e muito menos de outros materiais ou colegas). Ao usar imagens da internet tenha cuidado para não utilizar imagens impróprias ou sem qualidade, inclusive visual.
- Cuidado para não desconfigurar o arquivo de forma a comprometer a avaliação do seu plano de aula, envie em Word com extensão doc. ou docx., assim evita que o arquivo fique corrompido e impossibilitado de abrir. Nada de enviar o plano em PDF, arquivo zipado ou outras extensões e formatos.
- Ao finalizar seu plano de aula, inclusive as atividades, releia do início ao fim e confira se possui todo o solicitado, de acordo com as aulas e se não apresenta erros de digitação, pontuação, separação de palavras etc. É muito importante que o professor saiba e escreva de acordo com a norma padrão culta.
- Apêndice: Trata-se das QUATRO atividades que seriam entregues aos alunos, elaboradas por você, sendo elas: 1 de Língua Portuguesa, 1 de Matemática, 1 Coletiva e 1 Lúdica. Sem elas, ou uma delas, seu plano de aula não será avaliado.
CURSO DE PEDAGOGIA
Professores Responsáveis pelo Estágio Supervisionado V:
Esp. Jhonatan Phelipe Peixoto
Estagiário(a):
RA:
Polo:
PLANO DE AULA
Aqui são apresentados somente EXEMPLOS, substitua por suas ideias para aula (apague aqui)
Nome da Escola: |
Cidade: |
Série/Turma: (Ex.: 3º ano B). |
Professor(a) Regente: (nome completo) |
Início e término da aula: (Ex.: 7h30min. as 11h30min.). |
Início e término do intervalo: (Ex.: 9h as 9h15min.). |
Disciplinas e conteúdos · Língua Portuguesa: (Ex.: Dígrafos). · Matemática: (Ex. Fração). |
Literatura: (Informe o nome da literatura escolhida para o seu Plano de Aula. Ex. de literatura: Menina bonita do laço de fita; A galinha ruiva; Cinderela etc.) |
Recurso para contação de história: (Deve ser um recurso elaborado por você, por exemplo.: Caixa surpresa; Varal de história, entre outros). |
Objetivos da aula: Eles devem apresentar a soma de o que será realizado + para quê Um: Dois: Três: |
Materiais: (Ex.: Cartolina, E.V.A, entre outros que você providenciará para os alunos utilizarem). |
Tempo total da regência: 240min. (4 horas). |
DESENVOLVIMENTO DA AULA
1º passo: Recepção dos alunos – Acolhida aos alunos, organização da sala e apresentação dos conteúdos que serão trabalhados. NÃO é permitida a realização de oração, de qualquer religião, em escolas públicas, visto que devem ser laicas. Você, estagiário(a), não fará a oração ainda que a professora regente tenha esse costume com a classe, caso seja uma escola pública.
2º passo: Levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto abordado na literatura – Neste passo você, estagiário(a), deverá realizar a sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto da literatura, desta forma, elenque aqui quais serão os questionamentos que fará com a turma sobre a literatura escolhida e sobre os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Em seguida realizar a contação da história.
3º passo – Atividade individual de Língua Portuguesa:
Como você explicará a atividade?
O que os alunos farão?
Como você fará as intervenções? E as correções?
A atividade deverá respeitar a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos. Por isso, a conversa com a professora regente é fundamental.
4º passo – Atividade individual de Matemática:
Como você explicará a atividade?
O que os alunos farão?
Como você fará as intervenções? E as correções?
A atividade deverá respeitar a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos. Por isso, a conversa com a professora regente é fundamental.
5º passo – Atividade Coletiva:
Qual atividade será desenvolvida?
Como você explicará?
O que os alunos farão? Onde?
Como você fará as intervenções?
6º passo – Atividade Lúdica:
Qual brincadeira/jogo será desenvolvida(o)?
Como você explicará?
O que os alunos farão? Onde?
Como você fará as intervenções?
7º passo: Despedida – Agradecimento a turma, organização da sala e despedida. Caso deseje entregar lembrancinhas aos alunos, opte por algo material e NÃO comestível, pois pode haver crianças com alergias e intolerâncias a determinados alimentos que até mesmo a escola desconhece.
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA DURANTE A REGÊNCIA DEVERÃO ESTAR ANEXADAS AQUI. ESTE É UM ITEM OBRIGATÓRIO, SEM AS ATIVIDADES DEVIDAMENTE ANEXADAS COM O CABEÇALHO PROPOSTO NESTE MODELO, O PLANO DE AULA SERÁ ZERADO.
Nome da escola:
Professor Regente:
Estagiário (a):
Disciplina: Gênero literário/textual
Aluno (a):_____________________________________________________
Turma: Data: _____/_____/____
ANEXE NO QUADRO ABAIXO A HISTÓRIA QUE TRABALHARÁ COM A TURMA.
Caso você utilize um livro de literatura infantil, anexe a capa do livro.
Nome da escola:
Professor Regente:
Estagiário (a):
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):_____________________________________________________
Turma: Data: _____/_____/____
ELABORE AQUI O MODELO DE ATIVIDADE INDIVIDUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Nome da escola:
Professor Regente:
Estagiário (a):
Disciplina: Matemática
Aluno (a):_____________________________________________________
Turma: Data: _____/_____/____
ELABORE AQUI O MODELO DE ATIVIDADE INDIVIDUAL DE MATEMÁTICA.
Nome da escola:
Professor Regente:
Estagiário (a):
Disciplina: Atividade Coletiva
Alunos (as):_____________________________________________________
Turma: Data: _____/_____/____
Nome da escola:
Professor Regente:
Estagiário (a):
Disciplina: Atividade Lúdica
Alunos (as):_____________________________________________________
Turma: Data: _____/_____/____