PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: TÍTULO CRIADO PELO ALUNO
NOME COMPLETO DO ALUNO
NOME COMPLETO DA DUPLA
Após assistir a aula com as entrevistas do Estágio Supervisionado VI escolha uma das pedagogias da educação não formal para dissertar sobre o trabalho do pedagogo, de acordo com a aula sobre AE3. Para tanto, nesse parágrafo, a introdução, deve conter o objetivo do texto, a justificativa e a problemática. Utilize apenas as suas palavras (sem citações nesse parágrafo) (mínimo 5 linhas, máximo 7 linhas).
Neste parágrafo você deve começar a desenvolver a fundamentação teórica, ou seja, o argumento da sua ideia sobre a pedagogia não formal escolhida. Informe sobre o campo de atuação; o perfil profissional; as atividades desenvolvidas e os recursos que podem ser utilizados no campo de atuação. Lembrando que a partir desse segundo parágrafo, deverão ser utilizados autores para fundamentação teórica, para não caracterizar plágio e/ou senso comum (mínimo 5 linhas, máximo 7 linhas). É importante conter em seu desenvolvimento citações diretas, bem como parágrafos com citações indiretas (no mínimo 3 citações em todo o texto – com 3 autores diferentes).
Lembre-se que as citações diretas, ou seja, exatamente como o autor escreveu, que tiverem mais de três linhas devem ser recuadas, conforme as Normas da ABNT. Essas citações recuadas não contam como linhas de parágrafos, mas é interessante que não ultrapassem 10 linhas. Lembre de referenciar (SOBRENOME, ano, p.).
Ao chegar ao penúltimo parágrafo você encaminhará o leitor para o final do seu texto, evidenciando: Enquanto futuro pedagogo, que reflexões você pode fazer sobre a Pedagogia na Educação não formal que você abordou em seu texto? Considere a importância deste profissional na área que você escolheu (mínimo 5 linhas, máximo 7 linhas).
Por fim, no último parágrafo deve conter as suas considerações finais, assim sendo, conclua seu texto apresentando uma síntese das ideias dissertadas e apresente a resposta da problemática. Escreva apenas com suas palavras, sem citações (mínimo 7 linhas, máximo 10 linhas).
REFERÊNCIAS
Aqui deve conter a referência completa dos textos utilizados para a fundamentação da sua produção textual, segundo as Normas da ABNT (NBR 6023/2002). Atenção! Aqui só pode ter os autores citados no texto, que por sua vez deve apresentar todos os autores que você utilizou as ideias (mínimo 3 autores diferentes).
Seguem as referências dos textos disponibilizados no MATERIAL DA DISCIPLINA (caso você faça uso). Não se esqueça de trocar o acesso (dia, mês) que você leu o material.
CASTELO BRANCO, Valdec Romero. A pedagogia empresarial, a educação corporativa e a gestão de pessoas. Revista Educação, Guarulhos, v. 14, n. 1, p. 17-30, abr. 2019. Disponível em: <http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2846/2595>. Acesso em: 24. fev. 2023.
GONZALEZ, Wania; PEDROZA, Sâmia. Limites e possibilidades da atuação do Pedagogo em espaços não formais de ensino: algumas questões para o debate. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Duque de Caxias, v. 11, n. 26, p. 240-265, dez. 2014. Disponível em: <http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/310877/mod_resource/content/1/GONZALES%3B%20PEDROZA%20_%20Limites%20e%20Possibilidades%20da%20atua%C3%A7%C3%A3o%20do%20Pedagogo%20em%20espa%C3%A7os%20n%C3%A3o%20formais%20de%20Ensino.pdf>. Acesso em: 24. fev. 2023.
IRELAND, Timothy D. Educação em prisões no Brasil: direito, contradições e desafios. Revista Em Aberto, Brasília – DF, v. 24, n. 86, p. 19-39, nov. 2011. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2313/2276. Acesso em: 24. fev. 2023.
SOUSA, Alanne Cruz; TELES, Damares Araújo; SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Pedagogia hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 3, p. 241-259, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725/4724>. Acesso em: 24. fev. 2023.
SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. A educação não-formal e a escola aberta. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8.; CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, 3., 2008, Curitiba. Anais… Curitiba: PUCPR, 2008, p. 3118-3128. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/444 _356.pdf>. Acesso em: 24. fev. 2023.
Mínimo de páginas: 2.
Máximo de páginas: 3, CONTANDO AS REFERÊNCIAS.