DISCIPLINA: PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA: Elaboração de um Projeto Interdisciplinar
OBJETIVO:
• Conhecer e elaborar modelo de projeto interdisciplinar, promovendo o olhar atento para aos objetos de conhecimento e habilidades de cada
componente curricular da Área de Linguagens (Arte e Educação Física) na BNCC.
COMPETÊNCIA:
• Compreender as relações entre as linguagens da Arte e Educação Física; contextualizadas nos diferentes ambientes sociais, comtemplando os
multisaberes que advêm do diálogo entre os componentes, e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.
EXPERIMENTE E PRODUZA:
Olá, estudante!
Os projetos interdisciplinares, são desenvolvidos a partir do estudo do conteúdo da disciplina PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ARTES E
EDUCAÇÃO FÍSICA). Segundo Serafim e Maia (2014), “a visão integradora das disciplinas escolares encontra, pelo menos, três boas justificativas: a necessidade de o saber preparar para a vida, o desenvolvimento de conteúdo a partir da valorização dos níveis de desenvolvimento/conhecimento dos alunos e, por fim, a participação mais direta dos alunos, por meio da sugestão dos temas no processo de ensino-aprendizagem”. (fonte: aula 02 do roteiro de estudos da disciplina.) Para auxiliar na organização e construção de seu projeto, seguem algumas orientações, elencadas nos seguintes itens:
1. Escolha de um tema comum entre os componentes curriculares, para isto pode consultar a BNCC;
2. Pesquise em sua região algum projeto com o tema escolhido, pode ser em escolas que tenha fácil acesso, como escola em que familiares estudam, Ongs, site da prefeitura entre outros;
3. Construa o projeto em função do conhecimento do estudante de nível fundamental, o tema e de sua relação com o intra e ou extraescolar;
4. O projeto deve evidenciar a aprendizagem funcional, prática e ter relação com o seu contexto locorregional.
5. A aprendizagem deve estabelecer novas relações, conexão e descobertas;
6. A avaliação deve ser processual, levando em consideração os resultados práticos e teóricos;
7. O trabalho deve ser preferencialmente em equipe.
Exemplo: Estruturar um projeto que promova a leitura crítica e a experiência com atividades de movimento físico e descrição em desenho, visando a compreensão da interdisciplinaridade; estimular a criatividade. Para isto, utilizar o template disponível em material complementar desta disciplina. Depois de finalizado postar no link trabalhos de sua disciplina. Obs: O projeto não precisa ser aplicado, somente elaborado.
MATERIAIS DE APOIO:
caso o estudante e/ou grupo desejar poderá ampliar a compreensão teórica e prática do tema a partir das seguintes indicações: