ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
OBJETIVOS
Os objetivos das aulas práticas propostas para a disciplina de Desenho Técnico Projetivo são:
– Conhecer e utilizar o software AutoCAD;
– Aprender sobre as ferramentas de desenho e edição;
– Aprender sobre as ferramentas de auxilio e precisão;
– Organizar um desenho utilizando as camadas;
– Aprender a utilizar a ferramenta de hachura;
– Trabalhar com os conceitos de perspectivas e projeções ortográficas;
– Aprender sobre a ferramenta de cotagem.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE 1
Atividade proposta:
Etapa 1: Aprender como utilizar adequadamente as ferramentas de desenho e edição, além das
ferramentas de auxilio e precisão;
Etapa 2: Aprender como utilizar as ferramentas Layer e Hachura;
Etapa 3: Elaborar um relatório.
Procedimentos para a realização da atividade:
Etapa 1
Nesta etapa é necessário que o aluno selecione um ambiente pra realizar o desenho da planta baixa, como por exemplo, uma sala de aula, uma sala de estar ou até mesmo um quarto.
➢ Tarefas: Após selecionado o ambiente, o aluno, com a fita métrica, deve coletar as medidas desse ambiente e criar um croqui (esboço) em uma folha sulfite. Com base nesse croqui elaborado, o aluno deve criar o desenho da planta baixa utilizando o software AutoCAD. Lembrando que as representações dos elementos que compõe o ambiente devem ser feitas de forma esquemática, ou seja, sem a preocupação no detalhamento dos objetos. o Para exemplificar esse procedimento, imagine que o ambiente apresentado na Figura
1.a é o ambiente real selecionado. Utilizando a trena, foi possível coletar todas as medidas e dimensões dos objetos, deste modo é possível produzir um rascunho, Figura 1.b, do que será construído no AutoCAD. Observe que nesse rascunho, os objetos mais complexos, como computadores e cadeiras, foram omitidos, porém eles serão representados de forma esquemática.
Iniciando o software AutoCAD, o aluno deve criar um novo documento de desenho, clicando no ícone apresentado na Figura 2.a, ou apertando o atalho “ctrl+N” e selecionar o template “acadiso.dwt”, Figura 2.b.
Em seguida, o aluno deve ativar/configurar as ferramentas de auxilio e precisão, no canto inferior direito. Caso seja necessário configurar, basta clicar com o botão direito sobre a ferramenta, conforme destacado na Figura 3.
Após a ativação/configuração, e, com base no croqui, deve-se dar início ao desenho do ambiente selecionado utilizando as ferramentas de desenho e edição.
▪ Line (L)
▪ Circle (C)
▪ Rectangle (REC)
▪ Mirror (MI)
▪ Trim (TR)
▪ Copy (CO)
▪ Etc…
Considerando o exemplo citado anteriormente, o resultado pode ser verificado na Figura 4. Observe que os computadores foram representados como quadrados e as cadeiras, como um círculo. Porém, lembre-se que esse ambiente foi escolhido apenas para exemplificar a prática.
Etapa 2
Nesta etapa, o aluno vai utilizar o desenho desenvolvido na etapa 1 para organizar o seu desenho através da ferramenta Layer.
Tarefas:
o Utilizando o comando Layer, ou clicando em Layer Properties, é necessário criar três camadas e modificar suas propriedades, como cores, transparência, tipos de linha e/ou espessuras de linha para diferenciá-las.
▪ Layer 1 – Estrutura
▪ Layer 2 – Objetos
▪ Layer 3 – Pisos
Etapa 3
Para finalizar, é necessário elaborar um relatório contendo os procedimentos realizados nas etapas da atividade 1.
Neste relatório, é importante informar quais ferramentas foram utilizadas para chegar ao seu resultado, visto que existem diversas formas e ferramentas que podem ser utilizadas para chegar
a um resultado final.
Checklist:
Etapa 1:
✓ Selecionar o ambiente para o desenho;
✓ Realizar as medidas do ambiente com uma trena ou fita métrica;
✓ Criar o croqui;
✓ Abrir e configurar o AutoCAD conforme descrito no roteiro;
✓ Iniciar o desenho do ambiente no software.
Etapa 2:
✓ Criar as layers;
✓ Distribuir os elementos do ambiente em suas respectivas layers;
✓ Configurar e inserir a hachura, representando o piso;
✓ Salvar o desenho.
Etapa 3:
✓ Elaborar um relatório dos procedimentos realizados nas etapas propostas para a disciplina prática de Desenho Técnico Projetivo.