Instruções
Atenção!!!! Leia atentamente todas as informações contidas aqui na atividade, inclusive o cabeçalho.
Todo o desenvolvimento dos cálculos deve estar nos locais indicados com os respectivos resultados.
- Situação problema
Uma indústria de tubos e conexões de Curitiba – PR, está levantando os dados para os custeios de transportes rodoviários de várias modalidades de caminhões, como caminhão com dois eixos, três eixos e até 9 eixos – figura 1 para analisar os custos dos transportes de mercadoria em cada categoria e assim poder fazer a negociação com frotas terceirizadas.
Figura 1Rodotrem com 9 eixos
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodotrem
Para os cálculos vamos adotar a carreta com 9 eixos, pois a empresa quer saber os custos para cargas de longa distância (para outros Estados) e ver a competitividade dessa modalidade de transporte. A Indústria levantou as informações dos custos da empresa referente, a motorista, horas que esse trabalha, encargos e benefícios, a taxa de oportunidade e os custos administrativos, esse custo é indireto, mas é o que faz o transporte acontecer.
Levantou todas as informações necessárias sobre o veículo e as informações do mercado, como por exemplo, o preço de aquisição e valor residual do veículo.
Todas as informações supracitadas estão contidas na tabela 1 “Entrada dos dados”. Com esses dados calcule o custo de transporte para o veículo em estudo e uma vez levantando os custos fixos e varáveis, esses devem ser informados na tabela 3 “Saída dos dados”. Para fazer os cálculos utilize as fórmulas contida na tabela 2 “Fórmulas para os cálculos”.
Analise o mapa da região sul do Brasil – figura 2 e as informações da figura para calcular os custos da carga, descarga, espera e viagem de ida e volta com as informações da tabela 4 “Distâncias entre cidades e tempo de carga, descarga e espera”.
Tabela 1 Entrada dos dados
Entrada dos dados | ||
Informações dos custos da empresa | ||
Salário do motorista | R$/mês | 3.500,00 |
Horas de trabalho/mês | h.h./mês | 220 |
Encargos e benefícios do motorista | %/mês | 65% |
Taxa de oportunidade | % a.a. | 12% |
Custos administrativos | R$/mês | 3.000,00 |
Informações sobre o veículo | ||
Consumo de combustível | km/l | 3,0 |
Intervalo entre troca de óleo | km | 15.000 |
Litros de óleo motor por troca | l | 35 |
Número de pneus | un | 34 |
Intervalo entre trocas de pneus/recapagem | km | 400.000 |
Número de recapagens | x | 2 |
Custos de manutenção | R$/km | 0,30 |
Custo da lavagem e lubrificação | un | 500,00 |
Intervalo entre lubrificações (+lavagem) | km | 15.000 |
Informações do mercado | ||
Valor de aquisição do veículo | R$ | 540.000,00 |
Vida útil do veículo | meses | 120 |
Valor residual do veículo | R$ | 380.000,00 |
Preço do óleo motor | R$/l | 28,00 |
Preço do combustível | R$/l | 5,00 |
Preço do pneu novo | R$/un | 2.500,00 |
Preço da recapagem | R$/un | 1.500,00 |
IPVA (1%) | R$/ano | |
Seguro obrigatório | R$/ano |
Obs.: Você deverá pesquisar o custo do Seguro Obrigatório e calcular o custo do IPVA.
Tabela 2 Fórmulas para os cálculos
Itens de custos fixos | ||
Resultados | ||
Depreciação | ||
Remuneração de Capital | ||
Custos administrativos | ||
Custo IPVA | ||
Seguro Obrigatório | ||
Motorista | ||
Itens de custos variáveis | ||
Pneu | ||
Óleo do motor | ||
Lavagem e lubrificação | ||
Combustível | ||
Manutenção | Estimada (valor na tabela 1) |
Obs.: Para os cálculos dessa tabela considerar 4 casas após a vírgula
Tabela 3 Saída dos dados
Saída dos dados | |||||
Itens de custos fixo | Itens de custos variáveis | ||||
Depreciação | R$/mês | Combustível | R$/km | ||
Remuneração de capital | R$/mês | Óleo | R$/km | ||
Motorista | R$/mês | Pneu | R$/km | ||
IPVA | R$/mês | Manutenção | R$/km | ||
Seguro obrigatório | R$/mês | ||||
Custos Adm | R$/mês | ||||
Cf | R$/mês | ||||
Cf + custos adm | R$/mês | Custo variável | R$/km | ||
Custo fixo R$/h | |||||
Custo variável R$/km |
Para os cálculos dos custos da viagem vamos considerar os seguintes dados:
Tabela 4 Distâncias entre cidades e tempo de carga, descarga e espera
Cidades | Distâncias (km) | Tempo de carga | Tempo de descarga | Tempo de espera | |||
Curitiba | 0 | 1h 45 min | x | x | |||
Curitiba X Passo Fundo | 578 | x | 55 min | 20 min | |||
Passo Fundo X Sta Maria | 274 | x | 45 min | 15 min | |||
Sta Maria X Estrela | 490 | x | 30 min | 15 min | |||
Estrela X Lages | 154 | x | 55 min | 25 min | |||
Lages X Blumenau | 223 | x | 1h 20 min | 20 min | |||
Blumenau X Curitiba | 210 | x | x | x | |||
Totais | 1.929 |
A velocidade média da carreta para efeitos dos cálculos será adotada de 50 km/h (para determinar o tempo da viagem). Determine o custo do carregamento da carga em Curitiba (ponto de origem e término da viagem), e em seguida os custos de descarga e espera de cada localidade, conforme indicado na tabela 4.
Tabela 5 Fórmulas para cálculos do tempo e custo da viagem, carga, descarga e espera
1. Custo da Viagem | Cv = Cf (R$/h) x Tempo de viagem + Cv (R$/km x distância (km) |
2. Custo carregamento | Ccarregamento = Cf (R$/h) x Tempo do carregamento |
3. Custo da descarga | Cdescarregamento = Cf (R$/h) x Tempo do descarregamento |
4. Custo da espera | Cespera = Cf (R$/h) x Tempo da espera |
5. Tempo da viagem | Ep = Vm x t |
Resultados | |
1. Custo da Viagem | |
2. Custo carregamento | |
3. Custo da descarga | |
4. Custo da espera | |
5. Tempo da viagem |
Figura 2 Mapa da região sul do Brasil
Tabela 6 Saída dos dados dos custos totais da viagem
Custo total da Viagem (soma do custo da viagem + carga + descarga + espera) | |
Custo da Viagem (ida e volta) | |
Custo total dos carregamentos | |
Custo total das descargas | |
Custo total das esperas | |
Custo total da viagem |
Você deve observar que com resultado é que a empresa poderá fazer uma melhor negociação com fretes terceirizados, pois assim, a empresa poderá analisar se a proposta de cobrança do frete realizado pelas empresas terceirizadas, está dentro dos parâmetros que a indústria poderá trabalhar sem comprometer a sua margem de lucro e permanecer competitiva no mercado em relação aos preços dos produtos entregues e pontualidade nas entregas.