ROTEIRO DE AULA PRÁTICA - FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA E TOPOGRAFIA O preço original era: R$130,00.O preço atual é: R$100,00.
Em até 12x de R$11,88
Back to products
ATIVIDADE PRÁTICA - METODOLOGIA DO PROJETO EM DESIGN O preço original era: R$80,00.O preço atual é: R$60,00.
Em até 12x de R$7,13

BEDU – ESTÁGIO IV – ATIVIDADE DE ESTUDOS 2

O preço original era: R$100,00.O preço atual é: R$80,00.
Em até 12x de R$9,51

Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD. O download do arquivo é imediato após confirmação do pagamento.

Descrição

Você aluno, após concluir o Bacharelado em Educação Física foi contratado para atuar em uma empresa de Personal para populações especiais. Sua atuação terá início no próximo mês e sua primeira aluna será uma gestante.

 

Principais características da aluna gestante
 

Nome: Ana                                      Idade: 28 anos
Peso: 72kg                                      Altura: 1,67
Tempo de gestação: segundo trimestre (4-6 meses)

Possui alguma doença? Não
Nível de atividade física: Ativa, praticou musculação nos últimos dois anos, mas atualmente só faz caminhada 3x na semana.

Restrição médica? Não
Objetivo: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal

Informações para elaboração de sua sessão de treino:
 

Ø  Tempo total da aula: 40 minutos

Ø  Dias da semana: terça-feira

Ø  Horário: 9h00min às 9h40min

Ø  Intensidade: leve à moderada

Ø  Local: casa da aluna (área)

Ø  Materiais disponíveis: bola suíça (bola de pilates); 1 colchonete; 1 cadeira e um trio de mini band.
Caso seja necessário, poderá utilizar a parede como apoio de alguns exercícios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA O EXEMPLO A SEGUIR:

 

EXEMPLO DE PLANO DE ATIVIDADE
Aluna: AnaIdade: 28 anos
Peso: 72 kgAltura: 1,67
Gestante: segundo trimestre (4-6 meses)
Dia da aula: terça-feiraTempo total: 40 minutos
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos)
Exemplo de como descrever a parte inicial.
Cruzar o braço direito na frente do tórax com um dos braços e com a mão esquerda pressionar o cotovelo junto ao peito e segurar por 20 segundos. Alternar os lados.
Em pé, com a mão direita apoiada na cadeira, elevar a mão esquerda e inclinar para o lado direito. Alternar o lado e repetir 2 vezes cada lado
Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal e inclinar o tronco lentamente para o lado direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado.
Sentada no chão, esticar a perna de forma diagonal, inclinar o tronco na diagonal em direção ao pé direito. Alternar os lados e repetir 3 vezes cada lado.

 

Parte Principal: Exercícios (20 minutos)
Exemplo de como descrever a parte principal do treino.

Panturrilha: de pé, a gestante irá apoiar-se na cadeira e realizar a flexão plantar, ficando nas pontas dos pés e retornando lentamente. 3 séries de 15 repetições. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Agachamento: de pé, a gestante irá esticar os dois braços para frente e realizar o movimento de agachar e sentar na cadeira. 4 séries de 10 agachamentos. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Abdução: de pé, com a mão apoiada na cadeira, realizar a abdução da perna utilizando a mini band. 3 séries de 10 abduções cada perna. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Parte Final: Relaxamento (10 minutos)
Exemplo de como descrever a parte final.
Sentada na cadeira e com a coluna ereta, rotacionar o pescoço lentamente 3 vezes para cada lado. Rotacionar os ombros para frente e para trás.
Sentada no chão (colchonete) com as pernas cruzadas inspirar profundamente e encolher os ombros para cima em direção as orelhas. Expirar abaixando os ombros, deslizando as escápulas para baixo.

 

Recursos/materiais
Cadeira, colchonete e mini band

 

A partir das informações recebidas sobre as características da aluna gestante e das informações da aula, elabore UMA SESSÃO de treinamento para a aluna Ana, seguindo o modelo abaixo:

 

PLANO DE ATIVIDADE
Aluna: AnaIdade: 28 anos
Peso: 72 kgAltura: 1,67
Gestante: Segundo trimestre (4-6 meses)
Dia da aula: Terça-feiraTempo total: 40 minutos
Objetivo do treino: Fortalecimento muscular dos membros inferiores para o parto normal
Parte Inicial: Alongamento (10 minutos)
Descreva quais exercícios irão compor a parte inicial do treino. Você deve descrever detalhadamente como será realizado cada exercício (Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações)

 

Parte Principal: Exercícios (20 minutos)
Descreva pelo menos 5 exercícios com foco no fortalecimento muscular dos membros inferiores. Você deve descrever detalhadamente como será realizado cada exercício e indicar o tempo de descanso entre os exercícios ou séries

(Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações)

 

 

Parte Final: Volta a calma ou relaxamento (10 minutos)

Descreva quais exercícios vão compor a parte final do treino. Você deve descrever como será realizado cada exercício.

(Lembre-se de apagar estas frases em vermelho, pois elas são apenas explicações)

 

Recursos/materiais
 

Descreva os materiais que você irá utilizar no treino (você poderá usar somente os materiais disponíveis)

APÓS ELABORAR SUA SESSÃO DE TREINO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO. (RESPEITAR O NÚMERO DE LINHAS EM SUA RESPOSTA)

1- Quais os benefícios da prática de exercícios físicos para as gestantes e o que devemos levar em consideração ao elaborar um treino para gestante?

R: (Máximo 7 linhas)

 

2- Como foi o processo de elaboração de sua sessão de treinamento? Como você realizou a escolha dos exercícios?

R: (Máximo 5 linhas)

 

3- Considerando as características da aluna Ana (gestante), cite dois exercícios que não são recomendados para ela e explique o porquê.

R: (Máximo 5 linhas)

 

4- Descreva quais foram as principais dificuldades que você encontrou para elaborar uma sessão de treinamento para uma gestante.

R: (Máximo 5 linhas)

 

REFERÊNCIAS

É obrigatório conter no mínimo 1 (Uma) referência. As referências devem estar nas normas da ABNT.

Exemplos de referências:

CANDAU, Maria Vera. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

 

FRONTZEK, L. G. M.; BERNARDES, L. R.; MODENA, C. M. Obesidade infantil: compreender para melhor intervir. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 23, n. 2, p. 167-174, 2017.