Sumário
1. APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………………………………………………………….2
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO …………………………………………………………………………………3
2.1 TEMA …………………………………………………………………………………………………………………………………… 6
2.2 JUSTIFICATIVA …………………………………………………………………………………………………………………….. 12
2.3 PARTICIPANTES …………………………………………………………………………………………………………………… 13
2.4 OBJETIVOS ………………………………………………………………………………………………………………………….. 14
2.5 PROBLEMATIZAÇÃO …………………………………………………………………………………………………………….. 15
2.6 REFERENCIAL TEÓRICO …………………………………………………………………………………………………………. 16
2.7 METODOLOGIA …………………………………………………………………………………………………………………… 17
2.8 CRONOGRAMA DO PROJETO ………………………………………………………………………………………………… 20
2.9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS ………………………………………………………………………………………. 21
2.10 AVALIAÇÃO…………………………………………………………………………………………………………………………. 22
2.11 CONSIDERAÇÕES FINAIS ……………………………………………………………………………………………………….. 23
3. INFORMAÇÕES IMPORTANTES ………………………………………………………………………………………………… 24
3.1 ORIENTAÇÕES GERAIS ………………………………………………………………………………………………………….. 26
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………………………………………………………………….. 27
PEDAGOGIA
• A Brinquedoteca como espaço lúdico de ensino e aprendizagem.
• O papel dos jogos no processo de ensino da matemática.
• A rotina na Educação Infantil.
• Estratégias de Alfabetização e Letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
• A psicomotricidade na Educação Infantil.
• A construção de projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental.
• Organização do planejamento docente a partir dos direitos de aprendizagem da BNCC. Pedagogia
• Os campos de experiência da BNCC e a organização das práticas pedagógicas na educação infantil.
• Atividades pedagógicas adaptadas para alunos público-alvo da educação especial.
• Processo de alfabetização de Jovens e Adultos.
• Estratégias pedagógicas a partir do uso das tecnologias digital.
• A organização da gestão democrática e participativa.
• O papel do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico.
• Relação Família e Escola.
• Mediação de conflitos no ambiente escolar.
• Orientação Educacional.
• Ação do pedagogo e as competências socioemocionais da BNCC.