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PROJETO DE EXTENSÃO I – MEDICINA VETERINÁRIA
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DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
Polo / Unidade:
Curso: Medicina Veterinária – Bacharelado
Componente Curricular: Projeto de Extensão I – Medicina Veterinária
Programa de Extensão: Programa de Ação e Difusão Cultural
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Medicina Veterinária está relacionada ao fomento à cultura locorregional, promovendo a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso. Também permite a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, proporcionando ao egresso maior envolvimento com as ações culturais no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades, articulados com os anseios da comunidade.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:
Morfofisiologia
Genética
Bioquímica
Microbiologia
Parasitologia
Locais que poderão contemplar esse projeto:
Parcerias com a Prefeitura
Associações de Bairros
UBS
Hospitais
Hospitais Veterinários
Centros de Zoonoses
Clínicas Veterinárias
Clínicas de Saúde Públicas e Privadas
Centros de Saúde
Casas de Repouso
Instituições de Longa Permanência para Idosos
Creches
Templos Religiosos
Escolas
ONGs
COMPETÊNCIAS:
I – Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas, projetos, processos e ações nas diferentes áreas da Medicina Veterinária
II – Executar avaliação clínica, interpretar sinais clínicos, exames complementares e alterações morfofuncionais
III – Desenvolver, no âmbito da Saúde Única, ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Medicina Veterinária idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista.
A atuação no Programa de Ação e Difusão Cultural demonstra as habilidades para:
Atuar na realização de perícias, assistência técnica e auditorias
Elaborar e interpretar laudos periciais e técnicos em todos os campos da Medicina Veterinária
Conhecer métodos de busca da informação, técnicas de investigação e elaboração de trabalhos técnicos, acadêmicos, científicos e de divulgação de resultados
Assimilar e aplicar mudanças conceituais, legais e tecnológicas nos contextos nacional e internacional
Avaliar e responder com senso crítico às informações durante a formação e no exercício profissional
Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional
SOFT SKILLS (Competências Socioemocionais):
Criatividade e inovação
Flexibilidade e adaptação
Inteligência emocional
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Difusão Cultural está relacionado à disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades.
CONTEÚDOS:
I – Morfofisiologia
II – Genética, Bioquímica
III – Microbiologia, Parasitologia
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HONORATO, Angelina. Anatomia Veterinária I. Porto Alegre: Grupo A, 2019.
MOYSES, Christopher D. Princípios de Fisiologia Animal. Porto Alegre: Grupo A, 2010.
VOET, Donald; VOET, Judith G. Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.
GUIMARÃES, Otto Priscila. Genética Básica para Veterinária. 5. ed. São Paulo: Roca, 2018.
MONTEIRO, Silvia Gonzalez. Parasitologia na Medicina Veterinária. 2. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2017.
MC VEY, Scott; KENNEDY, Melissa; CHENGAPPA, M.M. Microbiologia Veterinária. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
RELATÓRIO FINAL:
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto
Campo obrigatório – Busque no seu Template PDCA quais metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme os ODS da ONU explorados no planejamento.
Liste as metas selecionadas (pelo menos uma opção):
Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado?
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
Campo obrigatório – mínimo de 15 linhas.
Relate sua experiência com as ações extensionistas em forma de texto dissertativo, respondendo às seguintes questões de maneira integrada no texto:
Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação nas ações extensionistas?
Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:
Campo obrigatório – Inserir depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante como feedback da ação realizada por você.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Campo obrigatório – Siga as normas da ABNT. Utilize as referências indicadas no campo “Indicações Bibliográficas” e outras utilizadas no desenvolvimento do projeto.
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize sua autoavaliação marcando com um “X” a pontuação (de 0 a 10) para cada pergunta:
A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10
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