PROJETO DE EXTENSÃO I – MEDICINA VETERINÁRIA


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Descrição

DADOS DO ALUNO:

  • Aluno: [Nome completo]

  • RA: [Número do RA do aluno]

  • Polo / Unidade:

  • Curso: Medicina Veterinária – Bacharelado

  • Componente Curricular: Projeto de Extensão I – Medicina Veterinária

  • Programa de Extensão: Programa de Ação e Difusão Cultural


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Medicina Veterinária está relacionada ao fomento à cultura locorregional, promovendo a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso. Também permite a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, proporcionando ao egresso maior envolvimento com as ações culturais no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades, articulados com os anseios da comunidade.

Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:

  • Morfofisiologia

  • Genética

  • Bioquímica

  • Microbiologia

  • Parasitologia

Locais que poderão contemplar esse projeto:

  • Parcerias com a Prefeitura

  • Associações de Bairros

  • UBS

  • Hospitais

  • Hospitais Veterinários

  • Centros de Zoonoses

  • Clínicas Veterinárias

  • Clínicas de Saúde Públicas e Privadas

  • Centros de Saúde

  • Casas de Repouso

  • Instituições de Longa Permanência para Idosos

  • Creches

  • Templos Religiosos

  • Escolas

  • ONGs


COMPETÊNCIAS:

I – Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas, projetos, processos e ações nas diferentes áreas da Medicina Veterinária
II – Executar avaliação clínica, interpretar sinais clínicos, exames complementares e alterações morfofuncionais
III – Desenvolver, no âmbito da Saúde Única, ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação


PERFIL DO EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Medicina Veterinária idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista.

A atuação no Programa de Ação e Difusão Cultural demonstra as habilidades para:

  • Atuar na realização de perícias, assistência técnica e auditorias

  • Elaborar e interpretar laudos periciais e técnicos em todos os campos da Medicina Veterinária

  • Conhecer métodos de busca da informação, técnicas de investigação e elaboração de trabalhos técnicos, acadêmicos, científicos e de divulgação de resultados

  • Assimilar e aplicar mudanças conceituais, legais e tecnológicas nos contextos nacional e internacional

  • Avaliar e responder com senso crítico às informações durante a formação e no exercício profissional

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional


SOFT SKILLS (Competências Socioemocionais):

  • Criatividade e inovação

  • Flexibilidade e adaptação

  • Inteligência emocional


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Difusão Cultural está relacionado à disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades.


CONTEÚDOS:

I – Morfofisiologia
II – Genética, Bioquímica
III – Microbiologia, Parasitologia


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • HONORATO, Angelina. Anatomia Veterinária I. Porto Alegre: Grupo A, 2019.

  • MOYSES, Christopher D. Princípios de Fisiologia Animal. Porto Alegre: Grupo A, 2010.

  • VOET, Donald; VOET, Judith G. Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

  • GUIMARÃES, Otto Priscila. Genética Básica para Veterinária. 5. ed. São Paulo: Roca, 2018.

  • MONTEIRO, Silvia Gonzalez. Parasitologia na Medicina Veterinária. 2. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2017.

  • MC VEY, Scott; KENNEDY, Melissa; CHENGAPPA, M.M. Microbiologia Veterinária. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.


RELATÓRIO FINAL:

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS

Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto
Campo obrigatório – Busque no seu Template PDCA quais metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme os ODS da ONU explorados no planejamento.
Liste as metas selecionadas (pelo menos uma opção):

Local de realização da atividade extensionista:

Durante a ação:

Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado?

Resultado da ação:

Conclusão:

Depoimentos (se houver):


RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:

Campo obrigatório – mínimo de 15 linhas.
Relate sua experiência com as ações extensionistas em forma de texto dissertativo, respondendo às seguintes questões de maneira integrada no texto:

  1. Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação nas ações extensionistas?

  2. Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?

  3. Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:

Campo obrigatório – Inserir depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante como feedback da ação realizada por você.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Campo obrigatório – Siga as normas da ABNT. Utilize as referências indicadas no campo “Indicações Bibliográficas” e outras utilizadas no desenvolvimento do projeto.


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

Realize sua autoavaliação marcando com um “X” a pontuação (de 0 a 10) para cada pergunta:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10