Em até 12x de R$0,00
Em até 12x de R$0,00
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Em até 12x de R$0,00
Este portfólio ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.
https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0
Roteiro de Aula Prática
Curso: Gestão de Agronegócios
Disciplina: Gestão de Agronegócios
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1
Unidade: 2 – Economia Industrial no Agribusiness
Aula: Agribusiness e a Tecnologia
Infraestrutura:
Tablet ou iPad com acesso à internet.
Atividade Prática 1 – Atividade Proposta:
Caro aluno, na primeira etapa dessa atividade você irá trazer um panorama da sua região, destacando a importância do agronegócio no seu município.
Você deverá apresentar:
Um panorama geral da sua cidade:
Região
Área territorial
População
Densidade demográfica
Clima
Economia (principais setores que impactam na economia)
Qual a parcela que a agricultura ocupa no PIB
Principais culturas agrícolas no município:
Tamanho das áreas
Potenciais produtivos
Rendimentos médios
Perfil dos produtores da região:
Tamanho médio das propriedades
Nível de investimento e tecnologia
Principais produtos agroindustriais:
Nível de industrialização
Mercado de destino
Principais canais de suporte aos produtores da região:
Forma de atuação (cooperativa, venda direta, revenda)
Número de estabelecimentos
Objetivos:
Trazer um panorama geral e compreender a dimensão da agricultura na região em que o aluno(a) reside.
Procedimentos para a realização da atividade:
Realizar uma pesquisa coletando dados nos principais órgãos do município, trazendo todos os dados necessários para compreensão do panorama geral, econômico e agrícola da região em que o aluno mora.
Checklist:
Cidade
Região
Área territorial
População
Densidade demográfica
Clima
Economia (principais setores que impactam a economia)
Parcela da agricultura no PIB
Principais culturas agrícolas, tamanho das áreas, potenciais produtivos e rendimentos médios
Perfil dos produtores da região
Principais produtos agroindustriais
Principais canais de suporte aos produtores da região
Resultado:
Aluno, você deverá entregar:
Arquivo em formato Word com o resultado de todas as questões propostas na pesquisa.
Referência:
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 2
Unidade: 2 – Economia Industrial no Agribusiness
Aula: Estratégias Tecnológicas no Agribusiness
Infraestrutura:
Propriedade agrícola; Tablet, notebook, celular ou papel e caneta.
Atividade Prática 2 – Atividade Proposta:
Realizar uma entrevista e aplicar um roteiro com questões relacionadas ao uso das tecnologias na produção e manejo agrícola da sua região.
O roteiro deverá ser aplicado a dois produtores rurais:
Um produtor de pequeno porte (menor que 50 ha)
Um produtor de médio/grande porte (maior que 100 ha)
Objetivos:
Conhecer as principais tecnologias utilizadas por diferentes realidades de produção
Descrever como essas tecnologias melhoram a produtividade e rendimento
Identificar como é feita a gestão dessas tecnologias
Procedimentos para a realização da atividade:
Definir e descrever os dois produtores escolhidos:
Tamanho da propriedade
Tipo de cultura
Principais ferramentas tecnológicas utilizadas
Como se deu a mudança com o uso dessas tecnologias
Dados da produtividade e rendimento antes e após a implantação das tecnologias
Aplicar um roteiro que contemple as seguintes questões:
Quais as tecnologias utilizadas no manejo (nomeie e descreva as tecnologias)
Quais as ferramentas de gestão utilizadas para monitorar essas tecnologias (como é feita essa gestão)
Quem são os responsáveis pelo uso das ferramentas tecnológicas e quem são os responsáveis pela gestão dessas tecnologias
Coletar dados da produtividade antes e depois da implantação das tecnologias
Qual a percepção do produtor em relação à implantação dessas tecnologias e à importância da gestão
Faça um comparativo das duas propriedades analisadas, contendo:
Análise quantitativa (dados numéricos)
Análise qualitativa (sua percepção sobre o uso das tecnologias e gestão em ambas as propriedades)
Checklist:
Roteiro:
Passo 1 – Definir quem serão os produtores entrevistados
Passo 2 – Agendar horário com o produtor com antecedência
Passo 3 – Aplicar o roteiro detalhadamente
Passo 4 – Transcrever todos os dados coletados
Passo 5 – Escrever as principais diferenças encontradas entre as duas propriedades
Passo 6 – Fazer análise quantitativa (dados numéricos) e qualitativa (percepção pessoal)
Resultados da aula prática:
Aluno, você deverá entregar:
Relatório das duas visitas, contemplando todas as questões elencadas
Texto com análise quantitativa e qualitativa, trazendo um comparativo das duas propriedades
Referências:
ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de Agronegócios. 6ª ed. Grupo GEN, 2022. Disponível em: Minha Biblioteca
BATALHA, Mário O. Gestão Agroindustrial. 4ª ed. Grupo GEN, 2021. Disponível em: Minha Biblioteca
NEVES, Marcos F. et al. Gestão de Sistemas de Agronegócios. Grupo GEN, 2015. Disponível em: Minha Biblioteca
EMBRAPA. Tecnologias. Disponível em: https://www.embrapa.br/tecnologias
EQUIPE FILDVIEW. Inovações tecnológicas no agronegócio. Disponível em: https://blog.climatefieldview.com.br/inovacoes-tecnologicas-no-agronegocio
Produtos relacionados
ATIVIDADE PRÁTICA – DESENHO ARQUITETÔNICO
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS
Em até 12x de R$10,69
ROTEIRO AULA PRÁTICA – PROTOCOLO DE REDES
Em até 12x de R$10,69
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL MECÂNICA
Em até 12x de R$10,69
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA E TOPOGRAFIA
Em até 12x de R$11,88
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Em até 12x de R$9,51
ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS – DISCIPLINA FÍSICA GERAL
Em até 12x de R$10,69





