ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS


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Descrição

Roteiro de Aula Prática

Curso: Gestão de Agronegócios
Disciplina: Gestão de Agronegócios


ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1

Unidade: 2 – Economia Industrial no Agribusiness
Aula: Agribusiness e a Tecnologia

Infraestrutura:

Tablet ou iPad com acesso à internet.

Atividade Prática 1 – Atividade Proposta:

Caro aluno, na primeira etapa dessa atividade você irá trazer um panorama da sua região, destacando a importância do agronegócio no seu município.

Você deverá apresentar:

  • Um panorama geral da sua cidade:

    • Região

    • Área territorial

    • População

    • Densidade demográfica

    • Clima

    • Economia (principais setores que impactam na economia)

    • Qual a parcela que a agricultura ocupa no PIB

  • Principais culturas agrícolas no município:

    • Tamanho das áreas

    • Potenciais produtivos

    • Rendimentos médios

  • Perfil dos produtores da região:

    • Tamanho médio das propriedades

    • Nível de investimento e tecnologia

  • Principais produtos agroindustriais:

    • Nível de industrialização

    • Mercado de destino

  • Principais canais de suporte aos produtores da região:

    • Forma de atuação (cooperativa, venda direta, revenda)

    • Número de estabelecimentos

Objetivos:

Trazer um panorama geral e compreender a dimensão da agricultura na região em que o aluno(a) reside.

Procedimentos para a realização da atividade:

Realizar uma pesquisa coletando dados nos principais órgãos do município, trazendo todos os dados necessários para compreensão do panorama geral, econômico e agrícola da região em que o aluno mora.

Checklist:

  • Cidade

  • Região

  • Área territorial

  • População

  • Densidade demográfica

  • Clima

  • Economia (principais setores que impactam a economia)

  • Parcela da agricultura no PIB

  • Principais culturas agrícolas, tamanho das áreas, potenciais produtivos e rendimentos médios

  • Perfil dos produtores da região

  • Principais produtos agroindustriais

  • Principais canais de suporte aos produtores da região

Resultado:

Aluno, você deverá entregar:

  • Arquivo em formato Word com o resultado de todas as questões propostas na pesquisa.

Referência:


ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 2

Unidade: 2 – Economia Industrial no Agribusiness
Aula: Estratégias Tecnológicas no Agribusiness

Infraestrutura:

Propriedade agrícola; Tablet, notebook, celular ou papel e caneta.

Atividade Prática 2 – Atividade Proposta:

Realizar uma entrevista e aplicar um roteiro com questões relacionadas ao uso das tecnologias na produção e manejo agrícola da sua região.

O roteiro deverá ser aplicado a dois produtores rurais:

  • Um produtor de pequeno porte (menor que 50 ha)

  • Um produtor de médio/grande porte (maior que 100 ha)

Objetivos:

  • Conhecer as principais tecnologias utilizadas por diferentes realidades de produção

  • Descrever como essas tecnologias melhoram a produtividade e rendimento

  • Identificar como é feita a gestão dessas tecnologias

Procedimentos para a realização da atividade:

Definir e descrever os dois produtores escolhidos:

  • Tamanho da propriedade

  • Tipo de cultura

  • Principais ferramentas tecnológicas utilizadas

  • Como se deu a mudança com o uso dessas tecnologias

  • Dados da produtividade e rendimento antes e após a implantação das tecnologias

Aplicar um roteiro que contemple as seguintes questões:

  • Quais as tecnologias utilizadas no manejo (nomeie e descreva as tecnologias)

  • Quais as ferramentas de gestão utilizadas para monitorar essas tecnologias (como é feita essa gestão)

  • Quem são os responsáveis pelo uso das ferramentas tecnológicas e quem são os responsáveis pela gestão dessas tecnologias

  • Coletar dados da produtividade antes e depois da implantação das tecnologias

  • Qual a percepção do produtor em relação à implantação dessas tecnologias e à importância da gestão

Faça um comparativo das duas propriedades analisadas, contendo:

  • Análise quantitativa (dados numéricos)

  • Análise qualitativa (sua percepção sobre o uso das tecnologias e gestão em ambas as propriedades)

Checklist:

Roteiro:

  • Passo 1 – Definir quem serão os produtores entrevistados

  • Passo 2 – Agendar horário com o produtor com antecedência

  • Passo 3 – Aplicar o roteiro detalhadamente

  • Passo 4 – Transcrever todos os dados coletados

  • Passo 5 – Escrever as principais diferenças encontradas entre as duas propriedades

  • Passo 6 – Fazer análise quantitativa (dados numéricos) e qualitativa (percepção pessoal)

Resultados da aula prática:

Aluno, você deverá entregar:

  • Relatório das duas visitas, contemplando todas as questões elencadas

  • Texto com análise quantitativa e qualitativa, trazendo um comparativo das duas propriedades

Referências:

  • ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de Agronegócios. 6ª ed. Grupo GEN, 2022. Disponível em: Minha Biblioteca

  • BATALHA, Mário O. Gestão Agroindustrial. 4ª ed. Grupo GEN, 2021. Disponível em: Minha Biblioteca

  • NEVES, Marcos F. et al. Gestão de Sistemas de Agronegócios. Grupo GEN, 2015. Disponível em: Minha Biblioteca

  • EMBRAPA. Tecnologias. Disponível em: https://www.embrapa.br/tecnologias

  • EQUIPE FILDVIEW. Inovações tecnológicas no agronegócio. Disponível em: https://blog.climatefieldview.com.br/inovacoes-tecnologicas-no-agronegocio