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ROTEIRO PARA AP DE TECNOLOGIA DOS MATERIAIS O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
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ATIVIDADE PRÁTICA – FÍSICA TERMODINÂMICAS E ONDAS – PERÍODO DE OSCILAÇÃO DE UM PÊNDULO ELÁSTICO EM MHS

R$90,00
Em até 12x de R$10,69

Este produto refere-se à resolução da atividade, fornecida em formato Word. O download do arquivo é disponibilizado imediatamente após a confirmação do pagamento.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

Práticas no Polo – Física Termodinâmica e Ondas – CII – 2024

Prof.: Cristiano Cruz


Elementos importantes

Pré-atividade

O aluno deve ler as instruções da atividade e assistir ao(s) vídeo(s) explicativo(s) antes de realizar o agendamento no polo e realização da atividade. Verifique na Aula 7 do AVA todas as informações sobre a atividade prática.


Atividade

1. Nome do experimento

PERÍODO DE OSCILAÇÃO DE UM PÊNDULO ELÁSTICO EM MHS


2. Por que fazer?

Objetivo:

  • Construir um oscilador massa-mola vertical.

  • Verificar a validade da equação que fornece o período de oscilação de um pêndulo elástico que realiza movimento harmônico simples.

  • Determinar experimentalmente o valor da constante elástica da mola.

Introdução:
O oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa, que mantém suas propriedades elásticas mesmo quando deformada, conhecida como mola de Hooke. Para completar o oscilador, preso a essa mola, encontra-se um corpo com massa m que não se deforma.

Na prática, esse modelo é impossível de ser alcançado, pois uma mola, mesmo que extremamente leve, nunca pode ser considerada sem massa e perderá sua elasticidade ao sofrer uma grande deformação. Além disso, qualquer corpo, independentemente da substância, será deformado, mesmo que minimamente, quando submetido a determinada força. Apesar dessas limitações, o modelo massa-mola ideal é muito útil para cálculos e pode ser aproximado com bastante precisão.

Podemos considerar dois tipos básicos de sistemas massa-mola: o oscilador massa-mola horizontal e o oscilador massa-mola vertical.

No caso do oscilador massa-mola vertical, temos uma mola com constante K e um bloco de massa m. Este sistema se aproxima das condições ideais de um oscilador massa-mola, com a mola fixada verticalmente a um suporte e ao bloco, que tem seu movimento de oscilação na vertical e operando em um ambiente sem resistência ao movimento.

Aplicação do experimento:
O conhecimento sobre o sistema massa-mola é utilizado em máquinas industriais, equipamentos de transporte, construção civil e em qualquer situação em que o período, controle de vibrações e o amortecimento sejam necessários. Além disso, o sistema massa-mola é altamente flexível e pode ser facilmente ajustado para atender às demandas particulares de diferentes aplicações.

Referencial teórico:
Física II – TERMODINÂMICA E ONDAS; Autor: Sears & Zemansky / Young & Freedman; 12ª edição. Pág. 36.


3. Lista de recursos

Equipamentos utilizados

DescriçãoImagem
1 cronômetro, pode ser o cronômetro do aparelho celular
1 Fixador magnético para painel forças
2 Hastes ø12,7 mm x 405 mm com rosca externa m6x10
2 Hastes ø12,7 mm x 405 mm com rosca interna m6x15
4 Manípulos de latão niquelado m3x10
6 Massas aferidas com gancho 50 g (øxa) 28,56 x 9,36 mm

Número do equipamento no Laboratório Didático:
Equipamento do ambiente de prática – 23 – Física Mecânica 1

Equipamentos adicionais:

  • 1 Painel metálico 650 x 500 mm com presilhas fixadoras

  • 1 Pino para pendurar travessão – pêndulo – transferidor

  • 2 Tripés tipo estrela 1 kg manípulo m6x25 com sapatas

  • 2 molas do conjunto acessório para associação de molas

  • 1 Régua policarbonato escala 400 mm com manta magnética


4. Instruções específicas sobre a atividade

Agendamento no polo:
Para agendar, entre em Avaliações no AVA, procure por Agendamento da atividade prática no polo e clique em agendar.
Selecione a opção de Laboratório Didático e verifique a disponibilidade de horários. Escolha o horário desejado, que ficará marcado em verde.

Em caso de dúvidas sobre o processo de agendamento, entre em contato com a tutoria da disciplina.
Para agilizar, recomenda-se que, no dia agendado, o aluno vá ao polo já conhecendo as informações prévias sobre o experimento e leve impresso o roteiro do experimento (anexo à Aula 07 no AVA) para anotações.

Orientações:

  1. Veja o Roteiro do Experimento anexo na Aula 7.

  2. Anote os resultados, preencha as tabelas, faça os cálculos e plote os gráficos. Use Word ou Excel.

  3. Registre com foto (selfie) manuseando os equipamentos.

  4. Redija e apresente um relatório científico, conforme o modelo (anexo na Aula 07), com os resultados, imagens e selfie.

  5. Inclua todos os gráficos e responda todas as perguntas do roteiro no texto do relatório.

  6. Salve tudo em PDF e poste no AVA no link “Trabalhos” até a data de entrega.

Leitura antecipada:
Assista à Aula 1 – MOVIMENTO OSCILATÓRIO E PERIÓDICO.

Canal da tutoria:
Em caso de dúvidas, utilize o canal da tutoria no AVA.

Fotos:
Não esqueça de tirar fotos do equipamento montado e selfie durante o experimento, apresentando-as no relatório.

Aviso sobre plágio:
Evite copiar materiais da internet. Mesmo com referência, cópia sem citação correta (ABNT) é plágio. Se copiar, reescreva com suas palavras.
Assista ao vídeo do professor Jean Carlo sobre plágio:
https://www.youtube.com/watch?v=Zl9SDiyQcAI&feature=youtu.be
Links úteis sobre plágio e citações:

Referências bibliográficas:
Referencie o material consultado segundo as normas da ABNT.


5. Como fazer?

Tutorial:
Veja o roteiro de experimento anexo à Aula 7.

Vídeo:
Assista às orientações:
https://vod.grupouninter.com.br/2024/SET/10202404759P02.mp4


6. Prazos

Antes de agendar no polo, leia as instruções, assista aos vídeos e estude a Aula 1.
No dia agendado, leve o roteiro impresso para anotações.
Atenção: a data de entrega é para postagem. O experimento e o relatório devem ser feitos antes.

  • Agendamento: 60 min para montagem, coleta de dados e desmontagem.

  • Relatório: 90 a 120 min estimados.


7. Forma de entrega

Formato:

  • Um único arquivo em PDF, folha A4, fonte Arial 12.

Gráficos:

  • Modelo XY dispersão, numerados e nomeados.

Template:

  • Formatação de artigo científico.

Tabelas:

  • Formatação livre, numeradas e nomeadas.

Fotos:

  • Fotos do equipamento montado, selfie com equipamento e fotos manuseando. Todas as imagens devem estar no relatório.


8. Forma de avaliação

Peso:

  • Formatação: 1,0

  • Cabeçalho: 1,0 (Nome, RU, polo, e-mail)

  • Resumo: 1,0 (descrição breve, resultados e palavras-chave)

  • Introdução: 1,5 (teoria e objetivos)

  • Procedimento experimental: 1,5 (detalhamento, imagens, selfie)

  • Análise e resultados: 1,5 (texto único com tabelas, gráficos, análise)

  • Conclusão: 1,5 (se os objetivos foram atingidos, comparação)

  • Referências bibliográficas: 1,0 (normas ABNT)

Observação:
A falta de imagens comprovando a presença no polo resulta em perda de 50% da nota.
Cópias de materiais identificadas como plágio resultarão em nota zero.


Relatório

  1. Cabeçalho: Nome (título) da prática, identificação do aluno e do polo.

  2. Resumo: Como o experimento foi feito e resultados.

  3. Introdução: Teoria e objetivos.

  4. Procedimento experimental: Detalhamento, imagens, selfie.

  5. Análise e resultados: Tabelas, gráficos, discussão.

  6. Conclusão: Relação objetivos x resultados.

  7. Referências bibliográficas: Conforme normas ABNT.


8. Normas ABNT

  • Modelo: Artigo científico, sem capa, folha de rosto ou sumário.

  • Formatação: A4, Arial 12; cabeçalho, resumo e palavras-chave página única e centralizados; demais seções em duas colunas, texto justificado.

  • Gráficos: Editados no Word ou Excel, numerados e nomeados.

  • Tabelas: Formatação livre, numeradas e nomeadas.

  • Fotos: Inserir como figura, numerar, nomear e referenciar imagens de terceiros.


Bom trabalho!