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ATIVIDADE PRÁTICA – FÍSICA TERMODINÂMICAS E ONDAS – PERÍODO DE OSCILAÇÃO DE UM PÊNDULO ELÁSTICO EM MHS
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⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
Práticas no Polo – Física Termodinâmica e Ondas – CII – 2024
Prof.: Cristiano Cruz
Elementos importantes
Pré-atividade
O aluno deve ler as instruções da atividade e assistir ao(s) vídeo(s) explicativo(s) antes de realizar o agendamento no polo e realização da atividade. Verifique na Aula 7 do AVA todas as informações sobre a atividade prática.
Atividade
1. Nome do experimento
PERÍODO DE OSCILAÇÃO DE UM PÊNDULO ELÁSTICO EM MHS
2. Por que fazer?
Objetivo:
Construir um oscilador massa-mola vertical.
Verificar a validade da equação que fornece o período de oscilação de um pêndulo elástico que realiza movimento harmônico simples.
Determinar experimentalmente o valor da constante elástica da mola.
Introdução:
O oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa, que mantém suas propriedades elásticas mesmo quando deformada, conhecida como mola de Hooke. Para completar o oscilador, preso a essa mola, encontra-se um corpo com massa m que não se deforma.
Na prática, esse modelo é impossível de ser alcançado, pois uma mola, mesmo que extremamente leve, nunca pode ser considerada sem massa e perderá sua elasticidade ao sofrer uma grande deformação. Além disso, qualquer corpo, independentemente da substância, será deformado, mesmo que minimamente, quando submetido a determinada força. Apesar dessas limitações, o modelo massa-mola ideal é muito útil para cálculos e pode ser aproximado com bastante precisão.
Podemos considerar dois tipos básicos de sistemas massa-mola: o oscilador massa-mola horizontal e o oscilador massa-mola vertical.
No caso do oscilador massa-mola vertical, temos uma mola com constante K e um bloco de massa m. Este sistema se aproxima das condições ideais de um oscilador massa-mola, com a mola fixada verticalmente a um suporte e ao bloco, que tem seu movimento de oscilação na vertical e operando em um ambiente sem resistência ao movimento.
Aplicação do experimento:
O conhecimento sobre o sistema massa-mola é utilizado em máquinas industriais, equipamentos de transporte, construção civil e em qualquer situação em que o período, controle de vibrações e o amortecimento sejam necessários. Além disso, o sistema massa-mola é altamente flexível e pode ser facilmente ajustado para atender às demandas particulares de diferentes aplicações.
Referencial teórico:
Física II – TERMODINÂMICA E ONDAS; Autor: Sears & Zemansky / Young & Freedman; 12ª edição. Pág. 36.
3. Lista de recursos
Equipamentos utilizados
Descrição | Imagem |
---|---|
1 cronômetro, pode ser o cronômetro do aparelho celular | |
1 Fixador magnético para painel forças | |
2 Hastes ø12,7 mm x 405 mm com rosca externa m6x10 | |
2 Hastes ø12,7 mm x 405 mm com rosca interna m6x15 | |
4 Manípulos de latão niquelado m3x10 | |
6 Massas aferidas com gancho 50 g (øxa) 28,56 x 9,36 mm |
Número do equipamento no Laboratório Didático:
Equipamento do ambiente de prática – 23 – Física Mecânica 1
Equipamentos adicionais:
1 Painel metálico 650 x 500 mm com presilhas fixadoras
1 Pino para pendurar travessão – pêndulo – transferidor
2 Tripés tipo estrela 1 kg manípulo m6x25 com sapatas
2 molas do conjunto acessório para associação de molas
1 Régua policarbonato escala 400 mm com manta magnética
4. Instruções específicas sobre a atividade
Agendamento no polo:
Para agendar, entre em Avaliações no AVA, procure por Agendamento da atividade prática no polo e clique em agendar.
Selecione a opção de Laboratório Didático e verifique a disponibilidade de horários. Escolha o horário desejado, que ficará marcado em verde.
Em caso de dúvidas sobre o processo de agendamento, entre em contato com a tutoria da disciplina.
Para agilizar, recomenda-se que, no dia agendado, o aluno vá ao polo já conhecendo as informações prévias sobre o experimento e leve impresso o roteiro do experimento (anexo à Aula 07 no AVA) para anotações.
Orientações:
Veja o Roteiro do Experimento anexo na Aula 7.
Anote os resultados, preencha as tabelas, faça os cálculos e plote os gráficos. Use Word ou Excel.
Registre com foto (selfie) manuseando os equipamentos.
Redija e apresente um relatório científico, conforme o modelo (anexo na Aula 07), com os resultados, imagens e selfie.
Inclua todos os gráficos e responda todas as perguntas do roteiro no texto do relatório.
Salve tudo em PDF e poste no AVA no link “Trabalhos” até a data de entrega.
Leitura antecipada:
Assista à Aula 1 – MOVIMENTO OSCILATÓRIO E PERIÓDICO.
Canal da tutoria:
Em caso de dúvidas, utilize o canal da tutoria no AVA.
Fotos:
Não esqueça de tirar fotos do equipamento montado e selfie durante o experimento, apresentando-as no relatório.
Aviso sobre plágio:
Evite copiar materiais da internet. Mesmo com referência, cópia sem citação correta (ABNT) é plágio. Se copiar, reescreva com suas palavras.
Assista ao vídeo do professor Jean Carlo sobre plágio:
https://www.youtube.com/watch?v=Zl9SDiyQcAI&feature=youtu.be
Links úteis sobre plágio e citações:
https://vod.grupouninter.com.br/especiais/2018/CMA/201801097-P63.mp4
https://www.normaseregras.com/normas-abnt/citacao-direta-indireta/
http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/arquivos/PLAGIO_EsclarecimentoSobre.pdf
Referências bibliográficas:
Referencie o material consultado segundo as normas da ABNT.
5. Como fazer?
Tutorial:
Veja o roteiro de experimento anexo à Aula 7.
Vídeo:
Assista às orientações:
https://vod.grupouninter.com.br/2024/SET/10202404759P02.mp4
6. Prazos
Antes de agendar no polo, leia as instruções, assista aos vídeos e estude a Aula 1.
No dia agendado, leve o roteiro impresso para anotações.
Atenção: a data de entrega é para postagem. O experimento e o relatório devem ser feitos antes.
Agendamento: 60 min para montagem, coleta de dados e desmontagem.
Relatório: 90 a 120 min estimados.
7. Forma de entrega
Formato:
Um único arquivo em PDF, folha A4, fonte Arial 12.
Gráficos:
Modelo XY dispersão, numerados e nomeados.
Template:
Formatação de artigo científico.
Tabelas:
Formatação livre, numeradas e nomeadas.
Fotos:
Fotos do equipamento montado, selfie com equipamento e fotos manuseando. Todas as imagens devem estar no relatório.
8. Forma de avaliação
Peso:
Formatação: 1,0
Cabeçalho: 1,0 (Nome, RU, polo, e-mail)
Resumo: 1,0 (descrição breve, resultados e palavras-chave)
Introdução: 1,5 (teoria e objetivos)
Procedimento experimental: 1,5 (detalhamento, imagens, selfie)
Análise e resultados: 1,5 (texto único com tabelas, gráficos, análise)
Conclusão: 1,5 (se os objetivos foram atingidos, comparação)
Referências bibliográficas: 1,0 (normas ABNT)
Observação:
A falta de imagens comprovando a presença no polo resulta em perda de 50% da nota.
Cópias de materiais identificadas como plágio resultarão em nota zero.
Relatório
Cabeçalho: Nome (título) da prática, identificação do aluno e do polo.
Resumo: Como o experimento foi feito e resultados.
Introdução: Teoria e objetivos.
Procedimento experimental: Detalhamento, imagens, selfie.
Análise e resultados: Tabelas, gráficos, discussão.
Conclusão: Relação objetivos x resultados.
Referências bibliográficas: Conforme normas ABNT.
8. Normas ABNT
Modelo: Artigo científico, sem capa, folha de rosto ou sumário.
Formatação: A4, Arial 12; cabeçalho, resumo e palavras-chave página única e centralizados; demais seções em duas colunas, texto justificado.
Gráficos: Editados no Word ou Excel, numerados e nomeados.
Tabelas: Formatação livre, numeradas e nomeadas.
Fotos: Inserir como figura, numerar, nomear e referenciar imagens de terceiros.
Bom trabalho!
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