
Em até 12x de R$0,00

Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – BANCO DE DADOS – REDE DE HOTÉIS
R$90,00
Em até 12x de R$10,69
Este produto refere-se à resolução da atividade, fornecida em formato Word. O download do arquivo é disponibilizado imediatamente após a confirmação do pagamento.
⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
Centro Universitário Internacional UNINTER
Escola Superior Politécnica – ESP
BANCO DE DADOS
Trabalho – Orientações e Descrição
O trabalho da disciplina Banco de Dados tem três objetivos principais:
Modelar um Banco de Dados relacional.
Implementar um Banco de Dados relacional.
Realizar um conjunto de consultas no Banco de Dados implementado.
1. Orientações Gerais
As orientações para a realização do trabalho da disciplina Banco de Dados são:
O trabalho deve ser desenvolvido individualmente;
Após desenvolver o trabalho nas ferramentas computacionais indicadas abaixo, o(a) aluno(a) deverá fazer o relatório, com suas resoluções, utilizando o arquivo “Trabalho – Relatório”;
Os campos “Curso”, “Aluno(a)” e “RU” contidos no relatório são de preenchimento obrigatório. Além disso, o Modelo Entidade-Relacionamento (MER), os códigos e os prints resultantes das consultas devem ser colados nos locais indicados, excluindo as mensagens indicativas, que estão em vermelho, após a inserção das resoluções;
Após o correto preenchimento do relatório, o(a) aluno(a) deverá converter o arquivo em extensão “.docx” para extensão “.pdf”, uma vez que apenas arquivos em extensão “.pdf” são aceitos na postagem;
O arquivo único (em extensão “.pdf”), contendo todas as resoluções, tanto da 1ª etapa quanto da 2ª etapa, deve ser postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Univirtus (AVA Univirtus), no menu “Trabalhos”, até a data estabelecida;
Esta atividade avaliativa não possui 2ª chamada e nem prorrogação de prazo.
2. Avaliação
O trabalho da disciplina Banco de Dados, que vale 40% da nota da disciplina, possui as seguintes regras de avaliação:
A pontuação do item solicitado encontra-se antes da descrição da solicitação;
Não serão aceitos trabalhos que não respeitem o prazo máximo de entrega. Trabalho não entregue até o dia e o horário estabelecidos fará com que o(a) aluno(a) receba nota 0 (zero);
Em caso de trabalho copiado de colegas, todos os envolvidos receberão nota 0 (zero). Lembre-se: é muito improvável que haja trabalhos totalmente iguais;
O trabalho da disciplina Banco de Dados será avaliado sobre o seguinte conjunto de critérios:
Raciocínio desenvolvido e/ou empregado;
Clareza e objetividade na construção das soluções;
Originalidade;
Coerência com a sintaxe/notação apresentada nas aulas;
Utilização da Structured Query Language (SQL);
Não utilização de ferramentas de geração de códigos de forma automática, com desenvolvimento dos códigos pelo(a) próprio(a) aluno(a);
Realização de testes antes do envio do relatório, a fim de verificar previamente o funcionamento dos códigos.
3. Descrição
O trabalho da disciplina Banco de Dados está dividido em duas etapas:
1ª Etapa – Modelagem
2ª Etapa – Implementação
3.1. 1ª Etapa – Modelagem
Pontuação: 30 pontos
Dadas as regras de negócio abaixo, referentes ao estudo de caso de uma Rede de Hotéis, elabore o Modelo Entidade-Relacionamento (MER) (modelo conceitual).
O MER deve contemplar:
Entidades
Atributos
Relacionamentos
Cardinalidades
Chaves primárias
Chaves estrangeiras
Regras de Negócio:
Funcionário: CPF, nome, telefone, e-mail, login e senha;
Hotel: identificação do hotel, nome, categoria, telefone, e-mail e endereço (composto por rua, número, complemento, bairro, CEP, cidade e estado);
Quarto: identificação do quarto, número de leitos, tipo (standard, luxo ou suíte), preço da diária e status (disponível, ocupado ou manutenção);
Hóspede: CPF, nome, telefone, e-mail e endereço (rua, número, complemento, bairro, CEP, cidade e estado);
Reserva: identificação da reserva, data de entrada, data de saída e status (ativa, cancelada ou concluída);
Pagamento: identificação do pagamento, forma de pagamento (cartão, pix ou dinheiro), data do pagamento, valor total e status (pago ou pendente);
Relacionamentos:
Um hotel possui um ou vários quartos;
Um ou vários funcionários trabalham em um hotel;
Um funcionário realiza uma ou várias reservas;
Um ou vários quartos fazem parte de uma ou várias reservas;
Um hóspede pode fazer uma ou várias reservas;
Uma reserva gera um pagamento.
Importante:
O MER deve considerar somente as regras de negócio dadas, sem criar outras entidades ou atributos;
Em caso de entidade associativa, utilize a “Representação 1” (Aula 1 – Fundamentos de Banco de Dados, Figura 25);
Em caso de cardinalidade (1,1), a chave estrangeira deve fazer parte da entidade que possui o maior número de chaves estrangeiras.
Dica:
Para elaborar o MER, sugere-se o uso do Draw.io (https://app.diagrams.net) em “diagrama em branco”. Após elaborar, exporte em extensão .png ou .jpeg e cole no relatório.
3.2. 2ª Etapa – Implementação
Considere o Modelo Relacional (modelo lógico) referente ao estudo de caso de uma Locadora de Veículos.
Com base no Modelo Relacional dado e utilizando Structured Query Language (SQL) no MySQL Workbench, implemente o que se pede.
Importante:
Para testar o Banco de Dados após a implementação, utilize os comandos contidos no arquivo “Trabalho – Populando o Banco de Dados”, que contém os comandos de inserção dos dados fictícios necessários.
Pontuação: 30 pontos
Implemente um Banco de Dados chamado “LocadoraVeiculos”. Após, implemente as tabelas conforme o Modelo Relacional dado, observando chaves primárias e chaves estrangeiras. Todos os campos devem ser NOT NULL.
Pontuação: 10 pontosImplemente uma consulta para listar descrição, data e custo de todas as manutenções realizadas nos veículos.
Pontuação: 10 pontosImplemente uma consulta para listar o valor total arrecadado pela locadora, desconsiderando pagamentos pendentes.
Pontuação: 10 pontosImplemente uma consulta para listar o modelo e a marca dos veículos, bem como o número de vezes que cada um foi locado. A listagem deve ser exibida em ordem decrescente pelo número de aluguéis.
Dica: Use a cláusula GROUP BY.
Pontuação: 10 pontosImplemente uma consulta para listar o nome dos clientes com pagamento pendente, bem como o valor devido. A listagem deve ser exibida em ordem alfabética crescente pelo nome dos clientes.
Dica: Use a cláusula GROUP BY.
BOM TRABALHO!
Produtos relacionados
ATIVIDADE PRÁTICA – CUSTEIO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS – PRIMEIRO SEMESTRE 2024
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – ELETROSTÁTICA E ELETRIZAÇÃO
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – FÍSICA MECÂNICA – QUEDA-LIVRE
Em até 12x de R$11,88
ATIVIDADE PRÁTICA – FÍSICA TERMODINÂMICA E ONDAS – PÊNDULO SIMPLES
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – ROTEIRO PARA AP DE SEGURANÇA NO TRABALHO E ERGONOMIA
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – ESTRUTURAS DE CONCRETO I
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA GESTÃO DE PROJETOS – FASE B1-2023
Em até 12x de R$9,51
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS
Em até 12x de R$10,69