Disciplina: Gestão de Projetos
Tema: Análise de riscos em projetos
Objetivo: Realizar o mapeamento dos riscos em um projeto
O que devo fazer?
Elaborar uma análise de riscos para um projeto da sua área de formação/atuação.
Exemplo: Projeto de um novo software, Projeto de compra de um equipamento, Projeto de construção civil, Projeto de melhoria em uma empresa, etc.
Como?
Preenchendo a planilha disponível na aula 08:
– Descrever o risco;
– Atribuir peso da Probabilidade de o risco acontecer (Muito baixo, baixo, média, alta, muito alta);
– Atribuir peso para o impacto do risco (Muito baixo, baixo, média, alta, muito alta);
– Descrever o impacto do risco sobre o projeto;
– Categorizar o tipo da ação (prevenir, mitigar, transferir, assumir);
– Propor ações que serão realizadas para o risco identificado;
– Inserir o nome do responsável pela ação;
– Inserir previsão da execução da ação;
– Classificar o status da ação (OK, pendente, em andamento);
– Se for necessário, inserir comentários na última coluna.
Onde encontro informações sobre o tema?
Na aula 05 – Técnicas e Ferramentas, o professor da disciplina comenta sobre os aspectos teóricos dos temas abordados.
Entregas:
– Formulário de análise de riscos preenchido com 5 riscos do projeto, conforme template da aula 08.
– Salvar o arquivo no formato PDF.
Instruções Gerais:
– Cópia indevida de respostas de colegas de curso serão consideradas igualmente plágio e o trabalho copiado NÃO terá atribuição de nota.
– Depois do arquivo enviado não haverá possibilidade de um segundo envio. Portanto, só conclua seu trabalho quando tiver certeza de suas respostas. Não haverá prorrogação do prazo para envio.
– Qualquer outra situação não elencada nestas instruções será resolvida única e exclusivamente pelo professor tutor da disciplina, através do canal Tutoria.