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ATIVIDADE PRÁTICA – CONSTRUÇÃO DE INDICADORES
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Disciplina de Construção de Indicadores
Prof. Me. Dayse Mendes
ATIVIDADE PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE INDICADORES
OBJETIVO
Essa atividade tem como intuito proporcionar o conhecimento de indicadores em uma situação real de gerenciamento de redes.
MATERIAL UTILIZADO
Para a realização da atividade você precisa ter acesso aos materiais de aula, via AVA Univirtus.
INSTRUÇÕES DE REALIZAÇÃO
Para a resolução desta Atividade Prática, você deve escolher uma das seguintes possibilidades de acompanhamento de processos de gerenciamento de redes e construir um indicador, conforme o modelo que você encontra na página a seguir:
Disponibilidade de servidores
Desempenho de rede
Capacidade de armazenamento
SLA (Service Level Agreement)
Tempo médio entre falhas
Atenção:
Lembre-se de referenciar suas fontes de informação, caso necessário, de acordo com as normas da ABNT, ao final de seu documento.
Cópia sem a devida citação de fonte é considerada plágio, levando à NÃO atribuição de nota nos trechos em que for constatada a cópia indevida.
Observe que o uso de material institucional ou de informações de sites de empresas também deve ser devidamente citado e referenciado.
Cópia indevida de respostas de colegas de curso será considerada igualmente plágio, e o trecho copiado NÃO terá atribuição de nota.
Poderá ser atribuída nota completa, parcial ou nula ao seu trabalho.
Seu quadro com o Indicador construído por você deve ser entregue em PDF. Não há necessidade de capa ou folha de rosto.
Depois do arquivo enviado não haverá possibilidade de um segundo envio automático. Portanto, só conclua seu trabalho quando tiver certeza de suas respostas.
Qualquer outra situação não elencada nestas instruções será resolvida única e exclusivamente pela professora tutora da disciplina. Se tiver qualquer dúvida, envie à tutoria!
Pró-reitoria de EaD e CCDD
Disciplina de Construção de Indicadores
Prof. Me. Dayse Mendes
Com base no modelo a seguir, construa o seu indicador:
INDICADOR DE (colocar o nome do indicador escolhido)
Abreviatura: DTI
Unidade de medida: R$
Periodicidade: Mensal
Revisão: 01/09/2021
Tipo-chave: Desempenho Financeiro
Arquivo: Sistema de Informações Gerenciais
Título: Despesas de TI em relação às despesas totais
Definição: DTI = (despesas de TI ao mês / despesas totais ao mês) x 100
Origem: Mensuração de todas as despesas de TI durante o mês
Critério para estabelecimento de metas: Manter a taxa em 10% ao mês
Referenciais de comparação: Taxa média de despesas de TI das empresas brasileiras (8%)
Fonte: Dados do setor de TI e do setor financeiro
Método de medição: Relatórios de despesas
Método de análise: O nível e a tendência dos resultados devem ser analisados mensalmente
Método de uso: Taxas abaixo da meta devem ser verificadas por meio de análise de causa e efeito e planos de ação devem ser elaborados com base na análise
Público alvo: Setor de TI, Gerência Geral
Responsável: Setor de TI
Veja as explicações para cada campo do modelo:
Abreviatura: Defina uma sigla ou título simplificado do indicador, pois ele fará parte de uma formulação matemática. Use letras iniciais ou parte das palavras que componham o título para facilitar a identificação.
Unidade de medida: Informe qual ou quais as grandezas físicas utilizadas para quantificar o indicador. Isso ajuda a definir se é uma taxa ou um índice.
Periodicidade: Frequência de apuração dos dados ou dos resultados obtidos.
Revisão: Data da última atualização do indicador.
Tipo-chave: Tipo do indicador, de acordo com as várias possíveis classificações.
Arquivo: Local (físico ou em sistema) de armazenamento dos resultados.
Título: Nome por extenso do indicador, claro e objetivo sobre o que está sendo mensurado.
Definição: Método de cálculo do indicador, geralmente uma fórmula (divisão).
Origem: Como foi gerado o indicador.
Critério para estabelecimento de metas: Meta esperada de desempenho e como foi definida.
Referenciais de comparação: Informações sobre as bases de comparação (histórico, benchmark, etc.).
Fonte: De onde vieram as informações.
Método de medição: Método adotado para coleta e processamento dos dados.
Método de análise: Método para análise dos resultados.
Método de uso: Método para utilização dos resultados.
Público alvo: Pessoas, setores ou organizações que utilizarão os resultados.
Responsável: Pessoa ou setor responsável pelo produto ou processo.
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