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PROJETO DE EXTENSÃO I – ARTES VISUAIS LICENCIATURA

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Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD, conforme o formulário padrão da instituição de ensino. O download do arquivo é imediato após a confirmação do pagamento.

O projeto proposto consistiu em uma ação em uma escola. Assim, na seção “Local de Realização da Atividade Extensionista”, insira o nome de uma escola localizada em seu município.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

DADOS DO ALUNO:

Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
POLO / UNIDADE:
CURSO:
ARTES VISUAIS – LICENCIATURA

COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ARTES VISUAIS LICENCIATURA

PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo, o curso de Artes Visuais – Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo à comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade, os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.

Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros.


COMPETÊNCIAS:

I – Identificar e problematizar questões inerentes às Artes Visuais, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos.
II – Articular conhecimentos sobre as relações entre contextos históricos, direitos humanos, manifestações artísticas e culturais estabelecidas entre comunidades e política;
III – Relacionar as significações e percepções das imagens no campo das artes, da educação e/ou das culturas.


PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Artes Visuais – Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para o uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminam as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo demonstra as habilidades para atuar com consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permite que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.


SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de decisão


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Artes Visuais – Licenciatura está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos.


CONTEÚDOS:

I – Tecnologias e inovações em educação;
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade;
III – Didática, planejamento e avaliação;
IV – Políticas educacionais e ensino.


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018.
  • CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.
  • AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021.
  • TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020.
  • SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.
  • CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
  • ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
  • PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020.

RELATÓRIO FINAL:

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
    [Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção)]
  • Local de realização da atividade extensionista:
    [Informe o local]
  • Durante a ação:
    [Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado?]
  • Resultado da ação:
    [Descreva o resultado obtido]
  • Conclusão:
    [Conclusão sobre os resultados da ação]
  • Depoimentos (se houver):
    [Insira depoimentos, se houver]

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
[Relate sua experiência em no mínimo 15 linhas, descrevendo as habilidades aprimoradas, a resolução de problemas identificados e a articulação dos conhecimentos adquiridos.]


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:
[Depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição participante.]


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
[Utilize as normas ABNT e as referências indicadas no item anterior.]


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

  7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.