PROJETO DE EXTENSÃO I - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
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PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA DE SOFTWARE

O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69

Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD, conforme o formulário padrão da instituição de ensino. O download do arquivo é imediato após a confirmação do pagamento.

O projeto proposto consistiu em uma ação em uma associação de moradores de um bairro. Assim, na seção ‘Local de Realização da Atividade Extensionista’, deve-se inserir o nome de um bairro do seu município.

Descrição

⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.

DADOS DO ALUNO:

  • Aluno: [Nome completo]
  • RA: [Número do RA do aluno]
  • POLO / UNIDADE:
  • CURSO: ENGENHARIA DE SOFTWARE – BACHARELADO
  • COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do Bacharelado em Engenharia de Software, tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados a tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionados à atividades culturais.


COMPETÊNCIAS:

I – Compreender e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação de software;
II – Analisar e selecionar tecnologias adequadas para a construção de software;
III – Identificar e analisar problemas avaliando as necessidades dos clientes, especificar os requisitos de software, projetar, desenvolver, implementar, verificar e documentar soluções de software baseadas no conhecimento apropriado de teorias, modelos e técnicas.


PERFIL DO EGRESSO:

No Bacharelado em Engenharia de Software, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizada, criativa e atenta às novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam, além da compreensão de outros contextos sociais pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural.


SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

  • Análise e resolução de problemas
  • Flexibilidade e adaptação
  • Comunicação Interpessoal

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

As ações de extensão do programa voltado à cultura no Bacharelado em Engenharia de Software têm como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados à tecnologia da informação, a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos podem prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas à cultura.


CONTEÚDOS:

I – Algoritmos e Estruturas de Dados
II – Interação Homem-Computador
III – Lógica e Matemática Discreta
IV – Fundamentos e Técnicas de Programação
V – Paradigmas de Linguagens de Programação
VI – Inteligência Artificial
VII – Bancos de Dados
VIII – Sistemas Operacionais
IX – Redes de Computadores
X – Segurança da Informação


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • ALVES, William Pereira. Java para Web: desenvolvimento de aplicações. São Paulo: Érica, 2015.
  • GOODRICH, Michael T.; TAMASSIA, Roberto. Estruturas de dados e algoritmos em Java. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • PIVA JUNIOR, Dilermando…[et al.]. Algoritmos e programação de computadores. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

RELATÓRIO FINAL:

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
    [Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção)]
  • Local de realização da atividade extensionista: [Local]
  • Durante a ação: [Se houve alguma mudança de estratégia para alcançar o resultado, descreva aqui.]
  • Resultado da ação: [Descreva o resultado final da ação extensionista.]
  • Conclusão: [Conclusões sobre os resultados obtidos.]
  • Depoimentos (se houver): [Depoimentos de participantes ou da instituição, se houver.]

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
[Relate sua experiência em no mínimo 15 linhas, abordando como as ações extensionistas ajudaram no seu desenvolvimento profissional e no desenvolvimento de soluções para os problemas identificados.]


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:
[Depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante sobre a contribuição do aluno na ação extensionista.]


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
[Siga as normas ABNT, utilizando as referências indicadas no campo de Indicações Bibliográficas e outras fontes que foram utilizadas.]


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize a avaliação sobre a atividade desenvolvida, considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta.

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

  7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão.