COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – DESIGN DE INTERIORES
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A motivação da extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural para o curso de
Tecnologia em Design de Interiores está na preservação da memória e do patrimônio
cultural em suas diversas vertentes junto à comunidade. Ao identificar as
necessidades de seu entorno, os alunos poderão efetuar ações de apoio
relacionados a temática do programa e poderão desenvolver habilidades e
competências específicas no âmbito do curso. Os locais que poderão contemplar o
projeto são: ONGs, Prefeitura, Associações de Bairros, Associações Comerciais,
Escolas e diversos Órgãos Públicos.
COMPETÊNCIAS:
I – Promover conexões entre os conhecimentos históricos e os artísticos, considerando
os aspectos estéticos e culturais suscetíveis de influenciar a qualidade da concepção
e da prática de design de interiores;
II – Reconhecer elementos perceptivos teórico-práticos de interpretação da relação
homem-ambiente construído;
III – Gerir, fiscalizar e administrar obras de design de interiores que impliquem em
transformação dos espaços, em escalas públicas e privadas, abrangendo todas as suas
etapas.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Tecnologia em Design de Interiores idealizado pela IES
busca incentivar uma série de valores e atitudes que capacitam o profissional a atuar
de forma ética e comprometida com os interesses e desafios da sociedade
contemporânea. Sendo capaz de acompanhar e aplicar a evolução científica e
tecnológica na área de interiores em benefício da sociedade, da cultura e da
2
preservação do patrimônio, mantendo a responsabilidade social, conduta moral e
respeito ao ser humano.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Criatividade e inovação
Flexibilidade e adaptação
Planejamento e organização
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão do curso de Tecnologia em Design de Interiores vinculados
ao Programa de Ação e Difusão Cultural buscam trazer a disseminação da necessidade
de preservação do patrimônio cultural material e imaterial da comunidade
locorregional. Aliados ao sentimento de pertencimento, preparando o egresso para
uma atuação global e consciente.
CONTEÚDOS:
I – Teoria e História da Arte, do Design e do Mobiliário;
II – Teoria da cor, percepção e composição espacial;
III – Noções de instalações prediais e sistemas estruturais e construtivos das
edificações.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Jana Cândida Castro dos; SOUZA, Jéssica Pinto de. História da arte e do
design. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.
ANDRADE, Fernanda Delmute D. Instalações Pediais. Porto Alegre: Sagah, 2018.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize,
enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e
também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na
apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como
aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
3
Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO
PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as
ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a
atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações
extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras,
relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da
instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação
realizada por você.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e
as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
4
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a
10 para cada pergunta, assinalando com um X:
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as
competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de
Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto
Pedagógico de Curso vigentes?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados
demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão
ATIVIDADE EXTENSIONISTA I - ENERGIA CONSUMIDA
R$110,00 O preço original era: R$110,00.R$90,00O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA - SITUAÇÃO PROBLEMA - PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - VERSÃO 95.000 TONELADAS
R$110,00 O preço original era: R$110,00.R$90,00O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69
Em até 12x de R$10,69
-18%
PROJETO DE EXTENSÃO I – DESIGN DE INTERIORES
R$110,00 O preço original era: R$110,00.R$90,00O preço atual é: R$90,00.
Em até 12x de R$10,69
Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD. O download do arquivo é imediato após confirmação do pagamento.
Categoria: PROJETOS DE EXTENSÃO - UNOPAR/ANHANGUERA
Descrição
Produtos relacionados
PROJETO DE EXTENSÃO I – LOGÍSTICA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO II – REDES DE COMPUTADORES
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO FINANCEIRA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA MECÂNICA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – SISTEMAS PARA INTERNET
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO PÚBLICA
Em até 12x de R$10,69