PROJETO DE EXTENSÃO II – CRIMINOLOGIA


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Descrição

DADOS DO ALUNO

Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
Polo / Unidade:
Curso: CRIMINOLOGIA – BACHARELADO
Componente Curricular: PROJETO DE EXTENSÃO II – CRIMINOLOGIA
Programa de Extensão: PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO

Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo, o curso de Criminologia tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos de modo aplicado, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo à comunidade envolvida.

Ao identificar as dificuldades da comunidade, os alunos compreendem a necessidade e a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas absorvidas durante sua jornada acadêmica.

Conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações:

  • Direito Penal

  • Criminalística, Segurança Pública e Privada

  • Gestão de Conflito

Locais que poderão contemplar esse projeto:

  • Entidades da Administração Pública (municipal, estadual ou federal)

  • Escolas e colégios

  • Organizações não governamentais (ONGs)

  • Instituições privadas com ações sociais

  • Fundações

  • Entidades do Judiciário (Procons, Tribunais)

  • Entidades religiosas (igrejas, ordens, templos, congregações, missões, casas de acolhimento ou assistência)

  • Entidades de saúde e assistência social

  • OSCIPs

  • Organizações de moradores e cooperativas


COMPETÊNCIAS

I – Conhecer e dominar conceitos e teorias relacionadas às penas e sua aplicação no cenário nacional
II – Dominar a linguagem pacificadora fomentando a solução de crises e conflitos de modo hábil, colaborativo e restaurador
III – Aplicar técnicas de investigação e estudo do fenômeno criminógeno, auxiliando na solução do caso criminal


PERFIL DO EGRESSO

Profissional com capacidade de interpretação e valorização dos fenômenos criminógenos e sociais; postura reflexiva e visão crítica; aptidão para a aprendizagem autônoma; domínio do diálogo construtivo e pacificador.


SOFT SKILLS (Competências Socioemocionais)

  • Análise e resolução de problemas

  • Criatividade e inovação

  • Liderança


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Disseminar os conhecimentos multidisciplinares e transversais desenvolvidos no curso para apoiar a comunidade em âmbito tecnológico, inovador e empreendedor. Explorar as Ciências Sociais, fomentar a geração de conhecimentos técnicos nas ações e aprimorar as habilidades dos egressos.


CONTEÚDOS

I – Direito Penal
II – Criminalística, Segurança Pública e Privada
III – Gestão de Conflito


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

  • GLINA, Nathan. Segurança pública: direito e dever. São Paulo: Almedina, 2020.

  • ESTEFAM, André; GONÇALVES, Victor Eduardo Rios. Direito penal esquematizado: parte geral, vol. 2. 10. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

  • MATOS, Francisco Gomes de. Negociação e conflito. São Paulo: Saraiva, 2014.


RELATÓRIO FINAL

Descrição da ação com resultados alcançados

Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – conforme Template PDCA)
Liste as metas selecionadas (mínimo uma opção):

Local de realização da atividade extensionista:

Durante a ação:

Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

Resultado da ação:

Conclusão:

Depoimentos (se houver):


RELATO DA EXPERIÊNCIA NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS

(CAMPO OBRIGATÓRIO – mínimo 15 linhas)
Relate sua experiência com base nas seguintes questões norteadoras (não em forma de perguntas):

  1. Suas habilidades profissionais foram aprimoradas?

  2. Houve melhoria ou resolução do problema identificado?

  3. Você conseguiu articular os conhecimentos do curso com as ações?


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

(CAMPO OBRIGATÓRIO)
Inserir depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante com feedback da ação realizada.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(CAMPO OBRIGATÓRIO – seguir normas da ABNT e utilizar as indicações acima e outras que foram utilizadas no projeto.)


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

Assinale com um “X” de 0 a 10:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10 ( )


7. Sugestões / Depoimento (Opcional)

(Se desejar, traga sugestões ou um depoimento com maior detalhamento sobre sua experiência.)