ROTEIRO DE AULA PRÁTICA - CIÊNCIA DE MATERIAIS E NANOPARTÍCULAS O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
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ROTEIRO DE AULA PRÁTICA - MATERIAIS DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA O preço original era: R$120,00.O preço atual é: R$90,00.
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ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – ELETRÔNICA ANALÓGICA AVANÇADA

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Descrição

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ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – ELETRÔNICA ANALÓGICA AVANÇADA

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1

Unidade: Unidade 1 – Amplificador
Aula: Aula 2 – Amplificador Emissor Comum


Software


Atividade Prática

  • Introdução:
    Neste roteiro vamos por em prática o que aprendemos sobre o amplificador emissor comum, simulando um circuito que é muito utilizado como amplificador na eletrônica analógica. Vamos confrontar os resultados obtidos pela simulação computacional com os aprendidos na teoria. O objetivo é comprovar que os resultados advindos da teoria serão idênticos aos obtidos computacionalmente.

  • Atividade proposta:
    Simular o amplificador emissor comum.

  • Objetivos:

    • Compreender o funcionamento de um amplificador emissor comum;
    • Desenvolver e simular um amplificador emissor comum;
    • Analisar os resultados obtidos de forma analítica e computacional.

Procedimentos para a realização da atividade

  1. Ao abrir o software, você irá se deparar com sua tela inicial. Para criar um novo esquemático de circuito clique no local indicado.
  2. Você deve montar o circuito apresentado a seguir e realizar a sua simulação.
  3. A fonte de tensão está posicionada no local indicado. Configure o valor “DC value[V]” com o necessário para o experimento.
  4. O resistor e a referência estão nos locais indicados. Para configurar o valor do resistor, clique sobre ele com o botão direito.
  5. O transistor está localizado na área de adição de componentes.
  6. Caso seja necessário remover algum componente, aperte a tecla ‘del’ do teclado e clique sobre o componente que deseja remover. Para mover um componente, utilize a tecla ‘M’.
  7. Após a montagem, configure a simulação para o ponto de operação CC.
  8. Clique no botão indicado para realizar a simulação. O resultado aparecerá em um log com todos os valores de tensão e corrente dos circuitos ou você pode acessá-los posicionando o mouse sobre os componentes após fechar a janela de log.
  9. Com os valores das correntes de coletor e emissor, utilize as expressões para calcular os parâmetros do modelo de pequenos sinais do TBJ.
  10. Monte o modelo de pequenos sinais como mostra a ilustração e a simulação.
  11. A fonte de corrente controlada por tensão (G2) do circuito pode ser adicionada.
  12. Realize a simulação e colete o valor da tensão de saída do circuito.
  13. Calcule o ganho de tensão através da simulação.
  14. Calcule o ganho de tensão teórico.
  15. Compare os valores teóricos com os obtidos na simulação.

Checklist

  1. Acessar o tutorial de instalação e uso do LTspice;
  2. Criar um novo circuito no LTspice;
  3. Selecionar os elementos necessários ao circuito simulado;
  4. Realizar a análise CC;
  5. Calcular os parâmetros do modelo de pequenos sinais do TBJ;
  6. Realizar a simulação do modelo de pequenos sinais;
  7. Coletar a tensão da saída no circuito;
  8. Comparar a resolução do ganho de tensão analítico com a simulação.

Estudante, você deverá entregar:
Entregar um relatório em PDF com o amplificador emissor comum simulado, tanto análise CC quanto CA, o cálculo analítico do ganho de tensão e a comparação entre os resultados obtidos.


ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 2

Unidade: Unidade 2 – Realimentação, Circuitos Osciladores e Temporizadores
Aula: Aula 6 – Circuitos Osciladores


Software


Atividade Prática

  • Introdução:
    Neste roteiro vamos colocar em prática o que aprendemos sobre aplicações de osciladores, simulando o circuito equivalente de um cristal piezoelétrico, muito utilizado como oscilador. Vamos confrontar os resultados obtidos pela simulação computacional com os aprendidos na teoria. O objetivo é comprovar que os resultados advindos da teoria serão idênticos aos obtidos computacionalmente.

  • Atividade proposta:
    Simular o circuito equivalente de um cristal piezoelétrico.

  • Objetivos:

    • Compreender o circuito equivalente de um cristal piezoelétrico e o conceito de ressonância;
    • Desenvolver e simular um cristal piezoelétrico;
    • Analisar os resultados obtidos de forma analítica e computacional.

Procedimentos para a realização da atividade

  1. Monte o circuito a seguir no simulador.
  2. Para a fonte de tensão, nas configurações avançadas, selecione a opção “SINE” e realize a configuração.
  3. O capacitor pode ser adicionado no circuito utilizando a tecla de atalho ‘C’ e o indutor com a tecla ‘L’.
  4. Nas configurações de simulação, selecione a opção ‘AC Analysis’ e ajuste os parâmetros conforme indicado.
  5. Execute a simulação e adicione a curva de corrente sobre o indutor para avaliar a resposta em frequência do elemento piezoelétrico.
  6. No gráfico obtido, observe o ponto de corrente máxima, pois ali ocorre a frequência de ressonância do cristal piezoelétrico.
  7. Calcule a frequência de ressonância do cristal piezoelétrico analiticamente.
  8. Compare a simulação com o resultado obtido analiticamente.

Checklist

  1. Acessar o tutorial de instalação e uso do LTspice;
  2. Criar um novo circuito no LTspice;
  3. Selecionar os elementos necessários ao circuito simulado;
  4. Realizar a devida ligação entre os elementos, sem esquecer das referências de terra;
  5. Coletar a corrente no indutor;
  6. Comparar a resolução analítica com a simulação.

Estudante, você deverá entregar:
Entregar um relatório em PDF com o circuito equivalente do cristal piezoelétrico simulado, o cálculo analítico da frequência de ressonância e a comparação entre os resultados obtidos.


ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 3

Unidade: Unidade 2 – Realimentação, Circuitos Osciladores e Temporizadores
Aula: Aula 8 – Multivibrador 555


Software

  • Infraestrutura:
    Computador, tablet ou celular;
    Acesso ao simulador online TinkerCad;

  • Descrição do software:
    TinkerCad – Online é um laboratório virtual de simulação de circuitos elétricos, seja eles analógicos ou digitais. Replica a aula prática com alto grau de fidelidade ao laboratório físico tradicional.


Atividade Prática

  • Introdução:
    Neste roteiro vamos por em prática o que aprendemos sobre o Multivibrador 555, simulando o multivibrador astável, muito utilizado como gerador de funções. Vamos confrontar os resultados obtidos pela simulação computacional com os aprendidos na teoria. O objetivo é comprovar que os resultados advindos da teoria serão idênticos aos obtidos computacionalmente.

  • Atividade proposta:
    Simular o circuito equivalente de um multivibrador astável usando o CI 555.

  • Objetivos:

    • Compreender o circuito equivalente de um multivibrador astável;
    • Desenvolver e simular um multivibrador astável;
    • Analisar os resultados obtidos de forma analítica e computacional.

Procedimentos para a realização da atividade

  1. Acesse o TinkerCad – Online.
  2. Clique em “CIRCUITOS” e depois em “Criar”.
  3. Selecione os elementos necessários ao circuito simulado.
  4. Realize a devida ligação entre os elementos.
  5. Adicione um osciloscópio para verificar o comportamento do led.
  6. Pela forma de onda do osciloscópio, obtenha o período da onda.
  7. Calcule o período de forma analítica, pela expressão já aprendida na teoria.

Checklist

  1. Acessar o tutorial de instalação e uso do TinkerCad;
  2. Criar um novo circuito no TinkerCad;
  3. Selecionar os elementos necessários ao circuito simulado;
  4. Realizar a devida ligação entre os elementos;
  5. Coletar a tensão na saída do CI 555;
  6. Comparar a resolução analítica com a simulação.

Estudante, você deverá entregar:
Entregar um relatório em PDF com o circuito equivalente do multivibrador astável simulado, a onda gerada na saída do CI 555, o cálculo analítico do período da onda gerada e a comparação entre os resultados obtidos.


ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 4

Unidade: Unidade 4 – Filtros Ativos
Aula: Aula 14 – Aplicações de Filtros Ativos


Software

  • Infraestrutura:
    Computador;
    Software LTspice instalado.

  • Descrição do software:
    LTspice é um software simulador SPICE poderoso, rápido e gratuito, captura esquemática e visualizador de forma de onda com melhorias e modelos para melhorar a simulação de circuitos analógicos. Sua interface de captura esquemática gráfica permite sondar esquemas e produzir resultados de simulação, que podem ser explorados ainda mais através do visualizador de forma de onda integrado.
    O download do software pode ser feito no seguinte endereço:
    https://www.analog.com/en/resources/design-tools-and-calculators/ltspice-simulator.html


Atividade Prática

  • Introdução:
    Neste roteiro vamos por em prática o que aprendemos sobre aplicações de filtros ativos, simulando um circuito que é utilizado como filtro ativo passa-baixa. Vamos confrontar os resultados obtidos pela simulação computacional com os aprendidos na teoria. O objetivo é comprovar que os resultados advindos da teoria serão idênticos aos obtidos computacionalmente.

  • Atividade proposta:
    Simular o filtro ativo passa-baixa.

  • Objetivos:

    • Compreender o funcionamento de um filtro ativo passa-baixa;
    • Desenvolver e simular um filtro ativo passa-baixa;
    • Analisar os resultados obtidos de forma analítica e computacional.

Procedimentos para a realização da atividade

  1. Abra o LTspice, crie um novo esquemático e monte o circuito.
  2. Configure a fonte de tensão para um sinal alternado senoidal (‘SINE’) com os valores necessários.
  3. Adicione um amplificador operacional.
  4. Configure a simulação na opção ‘AC Analysis’.
  5. Realize a simulação e colete o gráfico da tensão da resposta em frequência.
  6. Calcule a frequência de corte desse filtro analiticamente.
  7. Compare a simulação com o resultado obtido analiticamente.

Checklist

  1. Acessar o tutorial de instalação e uso do LTspice;
  2. Criar um novo circuito no LTspice;
  3. Selecionar os elementos necessários ao circuito simulado;
  4. Realizar a devida ligação entre os elementos;
  5. Coletar a tensão da saída no amplificador operacional;
  6. Comparar a resolução analítica com a simulação.

Estudante, você deverá entregar:
Entregar um relatório em PDF com o filtro ativo passa-baixa simulado, o cálculo analítico da frequência de corte e a comparação entre os resultados obtidos.