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ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – MATERIAIS DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA
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ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – MATERIAIS DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA
Disciplina: Materiais e Instrumentação Eletroeletrônica.
RESULTADO DE AULA PRÁTICA 1
Unidade: 2 – Propriedades dos Materiais e Sistemas de Medição
Aula: 7 – Equipamentos de Medição
Resultados da Aula Prática
O aluno deve apresentar um relatório técnico do experimento em que devem constar:
Etapas desenvolvidas:
- Acessar o site do simulador.
- Acessar o experimento Multímetro.
- Realizar pré-teste.
- Realizar o experimento.
- Tomar notas.
- Realizar pós – teste.
Resultados obtidos em cada etapa:
Medição das tensões elétricas contínuas em pilhas: (Inserir resultados obtidos durante o experimento)
Medição de tensão elétrica alternada: (Inserir resultados obtidos durante o experimento)
Medição de resistência elétrica: (Inserir resultados obtidos durante o experimento)
Medição de corrente contínua: (Inserir resultados obtidos durante o experimento)
Medição de corrente alternada usando um alicate amperímetro: (Inserir resultados obtidos durante o experimento)
Pontos mais importantes apresentados no simulador:
- Importância de realizar as medições corretamente utilizando o multímetro.
- A compreensão dos diferentes tipos de medições (tensão contínua, tensão alternada, resistência, etc.).
- O comportamento do multímetro no simulador ao se medir diferentes parâmetros elétricos.
Capturas de tela:
(Adicionar capturas de tela para cada uma das etapas mencionadas acima)
RESULTADO DE AULA PRÁTICA 2
Unidade: 3 – Sensores e Medidores
Aula: 10 – Medição de Pressão
Resultados da Aula Prática
O circuito consiste num sensor piezorresistivo, sensor este que é representado pelo elemento U1. O elemento U1, quando excitado por uma pressão, altera a sua resistência, mas, como o sinal elétrico resultante apresenta baixa intensidade, é necessário ampliar o sinal, por isso se faz necessário o uso de um amplificador operacional. Ao final do experimento, o aluno deve obter os circuitos simulados para os casos da entrada valendo 5 V e 2 V.
Tabela a ser montada (sabendo que 1 V equivale a 1 kPa):
Tensão de Entrada | Tensão de Saída | Valor em termos de pressão |
---|---|---|
5 V | 8,333 V | 8,333 kPa |
2 V | 6,666 V | 6,666 kPa |
RESULTADO DE AULA PRÁTICA 3
Unidade: 4 – Sistemas de Aquisição de Dados e Atuadores
Aula: 13 – Condicionamento de Sinais
Resultados da Aula Prática
O resultado esperado para a aula prática é que o aluno seja capaz de realizar os seguintes itens para cada projeto apresentado.
Projeto 1: Filtro RC
Introdução teórica sobre o filtro RC: O filtro RC é um circuito que utiliza um resistor e um capacitor para filtrar sinais de diferentes frequências. Ele pode atuar como filtro passa-baixa, passa-alta, passa-banda ou rejeita-banda, dependendo da configuração.
Configuração do circuito no LTspice: (Instruções detalhadas para a montagem do circuito)
Cálculo da frequência de corte (f_c): Fórmula: fc=12πRCf_c = \frac{1}{2 \pi R C}fc=2πRC1 Exemplo de cálculo para R = 10 kΩ e C = 1 µF: fc=12π(10,000)(1×10−6)≈15.92 Hzf_c = \frac{1}{2 \pi (10,000) (1 \times 10^{-6})} \approx 15.92 \, \text{Hz}fc=2π(10,000)(1×10−6)1≈15.92Hz
Simulação do circuito no LTspice e análise da resposta em frequência: (Resultados e gráficos da simulação, mostrando a resposta do filtro)
Comparação entre os resultados obtidos e as expectativas teóricas: (Discussão sobre a atenuação do sinal e a resposta em fase)
Conclusões: (Resumo sobre a experiência e as observações do comportamento do filtro RC)
Projeto 2: Amplificador de Instrumentação
Introdução teórica sobre amplificadores de instrumentação: Os amplificadores de instrumentação são usados para amplificar sinais de entrada de baixa intensidade e, frequentemente, com alta precisão. Eles são compostos por três amplificadores operacionais e são utilizados em diversas aplicações, como medições em instrumentos de precisão.
Configuração do circuito no LTspice: (Montagem e detalhes do circuito)
Cálculo do ganho do amplificador de instrumentação: Fórmula: Ganho=R2R1(1+2RgR1)Ganho = \frac{R2}{R1} \left( 1 + \frac{2 Rg}{R1} \right)Ganho=R1R2(1+R12Rg) Exemplo com ganho de 10: R1=1kΩR1 = 1 kΩR1=1kΩ, R2=9kΩR2 = 9 kΩR2=9kΩ, Rg=1kΩRg = 1 kΩRg=1kΩ.
Simulação do circuito no LTspice: (Análise da amplitude de entrada e saída, com cálculos de ganho e resposta de frequência)
Comparação dos resultados obtidos na simulação com os teóricos: (Discussão sobre a precisão do ganho e a distorção do sinal)
Conclusões: (Análise sobre o desempenho do amplificador e a adequação do projeto)
RESULTADO DE AULA PRÁTICA 4
Unidade: 4 – Sistemas de Aquisição de Dados e Atuadores
Aula: 15 – Elementos Finais de Controle
Resultados da Aula Prática
O objetivo da atividade é realizar o acionamento de um motor de indução no Multisim, utilizando um inversor de frequência e simulando o comportamento do motor em diferentes condições de operação.
Passos do experimento:
Introdução teórica: Revisão dos conceitos de acionamento de motores de indução, controle de velocidade e torque.
Configuração do circuito no LTspice: Montagem do circuito de acionamento do motor de indução e análise de carga arbitrária.
Simulação do circuito: (Resultado da simulação com corrente de pico e defasagem de tensão e corrente)
Análise dos resultados: Determinação do fator de potência (FP) com base na defasagem e na corrente de pico.
Cálculos da potência aparente e reativa: Fórmulas utilizadas para calcular a potência ativa e reativa no sistema trifásico, com a determinação do capacitor necessário para correção de fator de potência.
Conclusões: (Síntese sobre a importância da correção do fator de potência e do acionamento de motores de indução)
Referências
- GRAY, P. R.; HURST, P. J.; LEWIS, S. H.; MEYER, R. G. Analysis and design of analog integrated circuits. John Wiley & Sons, 2001.
- FRANCO, S. Design with operational amplifiers and analog integrated circuits. McGraw-Hill Education, 2011.
- RAZAVI, B. Fundamentals of microelectronics. John Wiley & Sons, 2017.
- SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microelectronic circuits. Oxford University Press, 2014.
- STREETMAN, B. G.; BANERJEE, S. K. Solid state electronic devices. Prentice Hall, 2005.
- BOLDEA, I.; NASAR, S. A. The induction machine handbook. CRC Press, 2010.
- FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY Jr. C.; UMANS, S. D. Máquinas elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6.ed. Bookman, 2002.
- LIPO, T. A. Introduction to ac machine design. University of Wisconsin-Madison, 2010.
- SEN, P. C. Electric motor drives: modeling, analysis, and control. CRC Press, 2017.
- WILDI, T. Electrical machines, drives, and power systems. 6th ed. Pearson, 2016.
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