ATENÇÃO: O trabalho fornecido deve servir como base para a elaboração do seu próprio trabalho, utilizando suas próprias palavras e perspectivas. Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de plágio. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
PASSO 1 – PÚBLICO-ALVO E OBJETIVOS
Procure responder a estes tópicos. Para tanto, faça pesquisas na internet e procure ser o mais neutro possível. Consulte o documento de orientação da pesquisa de mercado no Univirtus. Lá você encontra uma lista de itens que podem ajudar a identificar o seu público-alvo. Para cada item, escreva até 300 caracteres com espaço.
Consumidores:
Clique ou toque aqui para inserir o texto. |
Concorrentes:
Clique ou toque aqui para inserir o texto. |
Fornecedores:
Clique ou toque aqui para inserir o texto. |
Locais de venda:
Clique ou toque aqui para inserir o texto. |
PASSO 2 – COLETA DE DADOS SECUNDÁRIOS
Liste as possíveis fontes de dados secundários e as informações que deseja obter a partir delas. Caso opte por fontes de revistas, jornais e sites, inclua a data de veiculação da informação. Para este item, escreva até 700 caracteres com espaço.
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PASSO 3 – MÉTODO DE COLETA DE DADOS PRIMÁRIOS
Defina qual dos métodos pretende utilizar.
☐ Pesquisa de opinião (para clientes pessoas)
☐ Entrevista (para clientes organizações)
Qual tipo de aplicação vai utilizar?
☐ Envio por email
☐ Envio por redes sociais
☐ Abordagem pessoal
PASSO 4 – PLANEJAMENTO AMOSTRAL
Após fazer o cálculo, anote a quantidade da população, margem de erro, percentual do nível de confiança e quantidade da amostra que deverá ser entrevistada. Utilize uma calculadora amostral. Se sua pesquisa será com organizações, liste quais serão, os nomes dos gestores a serem entrevistados e respectivos cargos. Se for apenas uma organização, entreviste apenas o gestor desta organização. Se forem até 10 organizações, considere no mínimo 3 entrevistas. Se forem mais de 10, considere no mínimo 5 entrevistas.
Amostra para pesquisa de opinião (clientes pessoas)
População | |
Margem de erro | |
Nível de confiança | |
Amostra |
☐ Amostra probabilística
☐ Amostra não-probabilística
Amostra para entrevistas (clientes organizações)
Nome da organização | Nome do representante | Cargo |
Agora descreva o perfil do público que será entrevistado e demonstre como chegou ao resultado populacional. Cite dados de pesquisas. Escreva até 300 caracteres com espaço.
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PASSO 5 – INSTRUMENTOS
Indique as perguntas seguindo a uma ordem lógica e que esteja relacionada aos seus objetivos, considerando os dados necessários para sua pesquisa de mercado. Escreva a lista de perguntas e insira o link do seu formulário ao final. Para pesquisa com clientes pessoas, máximo de 15 perguntas fechadas. Para clientes organizações até 8 perguntas abertas.
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PASSO 6 – APLICAÇÃO
Indique qual foi o período de aplicação, a quantidade de respondentes e de respostas válidas.
Data de aplicação (xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx) | |
Quantidade de respostas | |
Respostas válidas |
PASSO 7 – TABULAÇÃO
Inclua os gráficos, tabelas, planilhas, representações visuais a partir das respostas obtidas ou agrupe trechos das respostas por temas para que isto possa facilitar sua análise. Não esqueça de inserir o título em cada um com a questão e as respostas obtidas.
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PASSO 8 – RELATÓRIO FINAL
Escreva o relatório final a partir dos dados obtidos na pesquisa de opinião. Agora é a hora de fazer a análise dos gráficos. O que os números apresentam, o que indicam sobe o mercado onde pretende atuar. Este tópico deve ter entre 500 e 1000 caracteres com espaço.
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PASSO 9 – DECISÃO
Escolha uma das opções a seguir com base no seu relatório.
☐ Indica abertura do negócio
☐ Indica a revisão de itens para abertura do negócio
☐ Indica a revisão do posicionamento do negócio
☐ Indica ações específicas antes da abertura do negócio
☐ Não indica a abertura do negócio
Agora justifique sua decisão com até 300 caracteres com espaço.
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