ATENÇÃO: O trabalho fornecido deve servir como base para a elaboração do seu próprio trabalho, utilizando suas próprias palavras e perspectivas. Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de plágio. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
Disciplina Projeto de Fábrica e Arranjo Físico
Prof. Tutor MSc. Carlos Costa
ATIVIDADE PRÁTICA
PROJETO DE FÁBRICA E ARRANJO FÍSICO
RECOMENDAÇÃO
Estude este roteiro e consulte o tutor o mais breve possível,
sempre que necessário. Inicie a Atividade Prática na segunda
semana letiva.
1 OBJETIVO
Essa atividade tem como objetivos: a familiarização do aluno por meio do
reconhecimento e a utilização do software FlexSim.
Para tanto, faz-se necessário estudo prévio do produto a ser manufaturado por
meio de respostas às questões na sequência.
1.1Identificação do produto a ser fabricado, (matéria prima, etapas
intermediárias e produto final (folha de processos));
1.2Identificação da fábrica proposta, (localização, grau de risco, justificativa
pela escolha do lugar);
1.3Identificação das máquinas e equipamentos necessários para o
desenvolvimento do produto;
1.4Identificação do grau de relevância da fábrica para a região.
2 MATERIAL UTILIZADO
2.1 Para a realização da prática é imprescindível a leitura do material
complementar bem como a instalação do software FlexSim para os que ainda
não possuem;
2.2 Atenção especial ao material Engenho Game – Lean Board.
3 LAYOUT TRADICIONAL PROPOSTA
Reconhecidamente diversos são os sistemas utilizados na instalação de uma
fábrica e seus layouts, considerando desde a escolha da localização,
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possibilidades para o fluxo tanto da matéria-prima como do produto acabado,
disponibilidade de mão de obra local e treinamentos.
Sabido do acima exposto e observação ao material acadêmico disponibilizado,
estabeleça:
3.1 Um layout para Produção Tradicional considerando o abaixo: Fábrica
com produção tradicional, baseada em estimativas de demanda; A partir deste
dado, é feita a aquisição da matéria prima e expedida as ordens de produção;
O estoque da matéria prima é “puxado” para a produção que “empurra” o
produto acabado para a expedição que “empurra” para o cliente por meio do
departamento de “vendas”;
3.2 Inicialmente a linha deverá ser feita no papel, (desenho em forma de
esboço);
3.3 Na sequência o esboço deverá ser transferido para o software FlexSim;
3.4 Para validação da etapa 3.3 será necessário pelo menos quatro etapas
(imagens, figuras) da linha projetada;
3.5 A etapa 3.4 poderá ser substituída por meio do envio da simulação
completa do sistema.
4 RESULTADO
Junto ao resultado da atividade técnico-prática deverão ser encaminhadas
evidências sobre a realização das mesmas (fotos, filmes, gráficos etc.).
5 FORMA DE APRESENTAÇÃO
5.1 Relatório técnico
Fonte Arial 12, espaçamento 1,5;
5.2 Conteúdo
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusões;
Referências bibliográficas;
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5.3 A atividade deverá possuir no máximo nove páginas
ATIVIDADE PRÁTICA: Será dividida em duas etapas, com valores
iguais de 50 pontos para cada etapa;
Parte 1: = Esboço da fábrica (layout), do produto (desenho) e relatório =
50 pontos;
Parte 2: = Simulação da fábrica estabelecida na parte 1 = 50 pontos.
Fundamentação para a Atividade Prática De acordo com a “LBI” – Lei
Brasileira de Inclusão, Estatuto da pessoa com deficiência Lei 13.146/15,
independentemente da origem da impossibilidade laboral, toda pessoa tem
direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e
inclusivo, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas. Diante disso,
são de responsabilidades das pessoas jurídicas de direito público, privado ou
de qualquer natureza garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos,
tão importante quanto ao direito de ir e vir (LBI, 2004). Diante do fato, cada vez
mais, a questão da acessibilidade e do “desenho universal” torna-se
imprescindível quando se busca a organização de espaços que atendam às
necessidades dos usuários de forma universal.
Considerando a situação, e sendo você um estudante de engenharia de
produção candidato a uma oportunidade profissional no setor industrial, foi
proposto o seguinte desafio:
Parte 1 1. Estabelecer o esboço de um projeto de fábrica, ressaltando
uma linha de produção, considerando o sistema puxado, no mesmo layout,
indicar possibilidades para implementação do “desenho universal”, deixando
espaços entre máquinas, pallets etc para movimentação de pessoas com
problemas de mobilidade, sinalização sonora para cegos, sinalização luminosa
para surdos etc. 2. O produto a ser fabricado deverá estar relacionado a um
“desenho universal” veja no vídeo os princípios de desenho universal a serem
considerados na elaboração de um produto, apresentado por meio de esboço
realizado pelo aluno com quantas vistas forem necessárias para identificação
do mesmo; 3. Indicar por meio de localizador a posição da organização,
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justificando a escolha e contribuição social. 4. Quanto ao meio ambiente,
considerar a origem matéria prima utilizada, os resíduos gerados durante o
processo, e o estágio em que se encontra a engenharia reversa.
Parte 2 1. O esboço criado no item 1 da parte 1 deverá ser simulado por
meio do software FlexSim. 2. Apresentar 5 imagens da tela durante o
desenvolvimento do item 1.
OBSERVAÇÕES:
1. Recomenda-se a leitura deste documento e o início desta AP na
primeira semana desta disciplina;
2. Como resultado final deverá ser apresentado documento no formato
“W, tamanho Arial 12 e espaçamento 1,5” (contendo no máximo 10 páginas,
para o esboço sugere-se papel quadriculado).
3. O documento: introdução, desenvolvimento, conclusões, referências
bibliográficas;
4. Trabalhos iguais serão desconsiderados.