PROJETO DE EXTENSÃO – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA


Em até 12x de R$0,00

Este portfólio ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.

https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0

Descrição

DADOS DO ALUNO:

Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
Polo / Unidade:
Curso: Formação Pedagógica em Matemática
Componente Curricular: Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
Programa de Extensão: Programa de Inovação e Empreendedorismo


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo, o curso de Formação Pedagógica em Matemática tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo à comunidade contemplada.

Ao identificar as problemáticas da comunidade, os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.

Conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações:

  • Tecnologias e inovações em educação

  • Educação inclusiva e valorização da diversidade

  • Didática, planejamento e avaliação

  • Políticas educacionais e ensino

Locais que poderão contemplar esse projeto:

  • Escolas

  • Instituições de Educação Básica

  • Organizações não governamentais

  • Associações de bairro

  • Dentre outros


COMPETÊNCIAS:

I – Identificar e problematizar questões inerentes à Matemática, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos.
II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais.
III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos.


PERFIL DO EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Formação Pedagógica em Matemática idealizado pela IES proporciona a formação docente que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento.

A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo demonstra as habilidades para atuar com consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permite que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.


SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

  • Planejamento e organização

  • Criatividade e inovação

  • Tomada de decisão


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Formação Pedagógica em Matemática está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos.


CONTEÚDOS:

I – Tecnologias e inovações em educação
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade
III – Didática, planejamento e avaliação
IV – Políticas educacionais e ensino


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018.

  • CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.

  • AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021.

  • TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020.

  • SANT’ANNA, Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.

  • CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JÚNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

  • ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.

  • PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020.


RELATÓRIO FINAL

Descrição da ação com resultados alcançados
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – conforme planejamento no Template PDCA)
Liste as metas selecionadas (pelo menos uma):

Local de realização da atividade extensionista:

Durante a ação:

Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

Resultado da ação:

Conclusão:

Depoimentos (se houver):


RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:

(CAMPO OBRIGATÓRIO – mínimo de 15 linhas em texto dissertativo e autoral)
Questões norteadoras:

  1. Suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação?

  2. Houve melhoria/resolução do problema identificado?

  3. Conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:

(CAMPO OBRIGATÓRIO – feedback do(s) gestor(es) da instituição participante)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

(CAMPO OBRIGATÓRIO – seguir normas ABNT, incluir bibliografia indicada e outras fontes utilizadas)


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

QuestãoEscala de 0 a 10
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto articulando competências e conteúdos do curso?
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10
2. A atividade possui carga horária suficiente para sua realização?
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10
3. A atividade é relevante para sua formação e articulação de competências e conteúdos?
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10
4. A atividade contribui para os objetivos da IES e do curso, conforme o PDI e PPC?
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade pelos resultados demonstrados ou relatos?
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações com Iniciação Científica e Ensino?
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10

7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão.