
Em até 12x de R$0,00

Em até 12x de R$0,00
PROJETO DE EXTENSÃO – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA
Em até 12x de R$0,00
Este portfólio ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.
https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo]
RA: [Número do RA do aluno]
Polo / Unidade:
Curso: Formação Pedagógica em Matemática
Componente Curricular: Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
Programa de Extensão: Programa de Inovação e Empreendedorismo
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo, o curso de Formação Pedagógica em Matemática tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo à comunidade contemplada.
Ao identificar as problemáticas da comunidade, os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.
Conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações:
Tecnologias e inovações em educação
Educação inclusiva e valorização da diversidade
Didática, planejamento e avaliação
Políticas educacionais e ensino
Locais que poderão contemplar esse projeto:
Escolas
Instituições de Educação Básica
Organizações não governamentais
Associações de bairro
Dentre outros
COMPETÊNCIAS:
I – Identificar e problematizar questões inerentes à Matemática, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos.
II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais.
III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Formação Pedagógica em Matemática idealizado pela IES proporciona a formação docente que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento.
A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo demonstra as habilidades para atuar com consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permite que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de decisão
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Formação Pedagógica em Matemática está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos.
CONTEÚDOS:
I – Tecnologias e inovações em educação
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade
III – Didática, planejamento e avaliação
IV – Políticas educacionais e ensino
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018.
CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.
AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021.
TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020.
SANT’ANNA, Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.
CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JÚNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020.
RELATÓRIO FINAL
Descrição da ação com resultados alcançados
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – conforme planejamento no Template PDCA)
Liste as metas selecionadas (pelo menos uma):
Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – mínimo de 15 linhas em texto dissertativo e autoral)
Questões norteadoras:
Suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação?
Houve melhoria/resolução do problema identificado?
Conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – feedback do(s) gestor(es) da instituição participante)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
(CAMPO OBRIGATÓRIO – seguir normas ABNT, incluir bibliografia indicada e outras fontes utilizadas)
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Questão | Escala de 0 a 10 |
---|---|
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto articulando competências e conteúdos do curso? | |
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10 | |
2. A atividade possui carga horária suficiente para sua realização? | |
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10 | |
3. A atividade é relevante para sua formação e articulação de competências e conteúdos? | |
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10 | |
4. A atividade contribui para os objetivos da IES e do curso, conforme o PDI e PPC? | |
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10 | |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade pelos resultados demonstrados ou relatos? | |
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10 | |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações com Iniciação Científica e Ensino? | |
() 0 () 1 () 2 () 3 () 4 () 5 () 6 () 7 () 8 () 9 () 10 |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão.
Produtos relacionados
PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA DE SOFTWARE
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – ENGENHARIA MECÂNICA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – FISIOTERAPIA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO FINANCEIRA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO PÚBLICA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO I – LOGÍSTICA
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO II – GESTÃO AMBIENTAL
Em até 12x de R$10,69
PROJETO DE EXTENSÃO II – SISTEMAS PARA INTERNET
Em até 12x de R$10,69