PROJETO DE EXTENSÃO II -ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS


Em até 12x de R$0,00

Este portfólio ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.

https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0

Descrição

DADOS DO ALUNO:

  • Aluno: [Nome completo]

  • RA: [Número do RA do aluno]

  • Polo / Unidade:

  • Curso: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas


COMPONENTE CURRICULAR:

Projeto de Extensão II – Análise e Desenvolvimento de Sistemas


PROGRAMA DE EXTENSÃO:

Programa de Ação e Difusão Cultural


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados à tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionados à atividades culturais.


COMPETÊNCIAS:

I – Avaliar, selecionar e utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção de sistemas computacionais;
II – Gerenciar projetos de software;
III – Especificar e gerenciar requisitos de software e o projeto de interfaces.


PERFIL DO EGRESSO:

No Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizada, criativa e atenta às novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, sendo capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam, além da compreensão de outros contextos sociais pelo contato com diferentes realidades e culturas, a atuação ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural.


SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

  • Análise e resolução de problemas

  • Flexibilidade e adaptação

  • Comunicação interpessoal


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

As ações de extensão do programa voltado à cultura no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas têm como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados à tecnologia da informação a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos podem, de alguma forma, prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas à cultura.


CONTEÚDOS:

I – Processo de software
II – Análise e projeto de sistemas computacionais
III – Engenharia de requisitos
IV – Interação humano-computador
V – Gerência de projetos
VI – Processos de negócio


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • BENYON, David. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • SEGURAGO, Valquíria Santos. Projeto de interface com o usuário. São Paulo: Pearson, 2017.

  • CAMDEN, Raymond; MATTHEWS, Andy. jQuery Mobile Web Development Essentials. Olton: Packt Publishing, Limited, 2012.


RELATÓRIO FINAL

Descrição da ação com resultados alcançados
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

  • Local de realização da atividade extensionista:

  • Durante a ação:

  • Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

  • Resultado da ação:

  • Conclusão:

  • Depoimentos (se houver):


RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:

CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Ao escrever seu texto, evite deixá-lo em forma de respostas às questões norteadoras. Relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE:

CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga as normas ABNT. Para isso, consulte sua Biblioteca Virtual.
Utilize como referências bibliográficas as indicações do campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida, considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    () () () () () () () () () () ()

  7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão.