PROJETO DE EXTENSÃO III – FARMÁCIA


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Descrição

DADOS DO ALUNO

  • Aluno: [Nome completo]

  • RA: [Número do RA do aluno]

  • Polo / Unidade:

  • Curso: Farmácia – Bacharelado

  • Componente Curricular: Projeto de Extensão III – Farmácia

  • Programa de Extensão: Programa de Sustentabilidade


FINALIDADE E MOTIVAÇÃO

O programa extensionista voltado às ações de Sustentabilidade do curso de Farmácia possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido no curso, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente.

Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, possibilitando a continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável.

Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade, os alunos terão a motivação para efetuar ações de apoio relacionadas ao curso, por meio das quais poderão desenvolver competências técnicas e soft skills específicas.

Conteúdos programáticos sugeridos:

  • Segurança do paciente e biossegurança

  • Saúde pública, epidemiologia e educação em saúde

  • Legislação sanitária e profissional

Locais possíveis para desenvolvimento do projeto:

  • Parcerias com a Prefeitura

  • Associações de Bairros

  • Associações Comerciais

  • ONGs

  • UBS

  • Hospitais

  • Clínicas de Saúde Públicas e Privadas

  • Centros de Saúde

  • Casas de Repouso

  • Instituições de Longa Permanência para Idosos

  • Creches

  • Templos Religiosos

  • Escolas


COMPETÊNCIAS

I – Realizar análises, interpretar, emitir laudos e pareceres relacionados ao meio ambiente
II – Avaliar a toxicidade de produtos farmacêuticos e de outros produtos para a saúde
III – Avaliar e monitorar as interações medicamentosas e as reações adversas
IV – Realizar a dispensação e promover o acesso e o uso racional de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde em todos os níveis de atenção do sistema de saúde
V – Selecionar, programar, adquirir, armazenar, distribuir e transportar produtos farmacêuticos e outros produtos para a saúde


PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso do curso de Farmácia idealizado pela IES proporciona a formação do farmacêutico humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista.

A atuação no Programa de Sustentabilidade demonstra habilidades para:

  • Atuar com investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, desenvolvendo ações preventivas e corretivas;

  • Identificar situações de alerta e encaminhar ao profissional ou serviço de saúde adequado, preservando a saúde e integridade do paciente;

  • Realizar dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o uso seguro e racional.


SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS)

  • Tomada de decisão

  • Planejamento e organização

  • Análise e resolução de problemas


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso por meio de projetos e ações que auxiliem na resolução de problemáticas no âmbito da sustentabilidade, ampliando as habilidades do egresso e promovendo a aplicação prática dos conteúdos adquiridos.


CONTEÚDOS

I – Segurança do paciente e biossegurança
II – Saúde pública, epidemiologia e educação em saúde
III – Legislação sanitária e profissional


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

  • CARVALHO, Felipe Dias; CAPUCHO, Helaine Carneiro; BISSON, Marcelo Polacow. Farmacêutico hospitalar: conhecimentos, habilidades e atitudes. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Qualidade & segurança do paciente: gestão de riscos. Rio de Janeiro: MedBook, 2012.

  • LASSIE, Flávia Soares. Farmácia e profissão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.


RELATÓRIO FINAL

Descrição da Ação com Resultados Alcançados

  • Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
    CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA as Metas aderentes ao seu projeto.

  • Local de realização da atividade extensionista:

  • Durante a ação:

  • Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

  • Resultado da ação:

  • Conclusão:

  • Depoimentos (se houver):


RELATO DA SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – mínimo de 15 linhas.

Escreva em forma de texto dissertativo (sem perguntas ou tópicos). Considere:

  1. Suas habilidades profissionais foram aprimoradas?

  2. Houve melhoria ou resolução do problema identificado?

  3. Você articulou os conhecimentos do curso com a prática?


DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

CAMPO OBRIGATÓRIO – inserir depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição participante como feedback da ação realizada.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga as normas da ABNT. Use as referências indicadas acima e outras que utilizou no desenvolvimento do projeto.


AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

Assinale com um X sua nota para cada questão, em uma escala de 0 a 10:

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
    ☐ 0 ☐ 1 ☐ 2 ☐ 3 ☐ 4 ☐ 5 ☐ 6 ☐ 7 ☐ 8 ☐ 9 ☐ 10

  2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
    ☐ 0 ☐ 1 ☐ 2 ☐ 3 ☐ 4 ☐ 5 ☐ 6 ☐ 7 ☐ 8 ☐ 9 ☐ 10

  3. A atividade é relevante para sua formação e articulação de competências e conteúdos?
    ☐ 0 ☐ 1 ☐ 2 ☐ 3 ☐ 4 ☐ 5 ☐ 6 ☐ 7 ☐ 8 ☐ 9 ☐ 10

  4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela IES e Curso?
    ☐ 0 ☐ 1 ☐ 2 ☐ 3 ☐ 4 ☐ 5 ☐ 6 ☐ 7 ☐ 8 ☐ 9 ☐ 10

  5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade pelos resultados demonstrados?
    ☐ 0 ☐ 1 ☐ 2 ☐ 3 ☐ 4 ☐ 5 ☐ 6 ☐ 7 ☐ 8 ☐ 9 ☐ 10

  6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
    ☐ 0 ☐ 1 ☐ 2 ☐ 3 ☐ 4 ☐ 5 ☐ 6 ☐ 7 ☐ 8 ☐ 9 ☐ 10

  7. Depoimento/Sugestão (opcional):