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ROTEIROS DE AULA PRÁTICA – QUÍMICA GERAL
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O Roteiro de Aula Prática acima contempla 4 Roteiros, a saber:
Unidade: 2 – FUNDAMENTOS DA QUÍMICA GERAL E ESTEQUIOMETRIA
Aula: 4 – Reações em solução aquosa
Unidade: 3 – PROPRIEDADES DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Aula: 1 – Gases
Unidade: 3 – PROPRIEDADES DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Aula: 3 – Sólidos
Unidade: 4 – PRINCÍPIOS DE QUÍMICA INORGÂNICA E ORGÂNICA
Aula: 1 – Ácidos e Bases
Roteiro
Aula Prática
QUÍMICA GERAL
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
Unidade: 2 – FUNDAMENTOS DA QUÍMICA GERAL E ESTEQUIOMETRIA
Aula: 4 – Reações em solução aquosa
OBJETIVOS
✓ Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina
“Química Geral”;
✓ Preparar e diluir soluções;
SOLUÇÃO DIGITAL
• Laboratório Virtual ALGETEC – Preparo e Diluição de Soluções
LINK SOLUÇÃO DIGITAL (EXCETO ALGETEC):
Neste experimento, você irá preparar e diluir uma solução a partir de um reagente sólido.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
Preparar e diluir soluções por meio do laboratório virtual da ALGETEC.
PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Caro aluno(a), nesta aula prática você irá realizar o experimento “Preparo e diluição de soluções”
através da plataforma da ALGETEC. Para isso, siga os seguintes passos:
1. Acesse a plataforma da ALGETEC por meio do link disponibilizado em seu ambiente virtual – Preparo e diluição de soluções.
2
2. Faça a leitura da “Apresentação” e do “Sumário Teórico” da aula disponibilizado do
laboratório virtual.
3. Em seguida, você deverá acessar o “Roteiro” da aula e fazer a leitura dos passos
necessários para realização do experimento, faça uma leitura criteriosa para que não fiquem
dúvidas em relação a sua execução – ao realizar essa leitura, dê atenção ao tópico
“Avaliação dos Resultados” e leia com atenção o “Tutorial Virtualab”.
4. Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de pré-aula,
anotando as dúvidas, caso elas apareçam.
5. Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, de acordo com o roteiro
disponibilizado, sempre anotando os pontos de dúvidas e os resultados encontrados no
experimento – tire prints de tela para auxiliá-lo na elaboração do roteiro de aula prática.
3
6. Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula
CHECKLIST:
Principais etapas para a completude da atividade prática: – – – – –
Reflexão sobre o perfil do procedimento experimental que deve ser realizado por meio do
laboratório virtual.
Pesquisar sobre a fundamentação teórica do experimento que será realizado.
Realizar o experimento “Preparo e diluição de soluções” anotando os resultados
encontrados – tirar prints de telas para auxiliar na elaboração do relatório de aula prática.
Realizar a análise e interpretação dos resultados obtidos.
Realizar e apresentar os cálculos experimentais, quando aplicável.
RESULTADOS
Ao final desta aula prática você deverá entregar um relatório de aula contendo os resultados do
experimento realizado.
O relatório deverá ser estruturado da seguinte forma:
4
1. Introdução (elaborar uma introdução que aborde o tema do experimento realizado) – ao
final da introdução, elenque os objetivos do experimento realizado – não ultrapassar 1
página.
2. Métodos (propor um texto que aborde o método de realização dos experimentos por meio
da plataforma virtual) – não ultrapassar 1 página.
3. Resultados e discussão (apresentar os resultados da aula prática realizada – em sua
discussão, você deverá responder as questões levantadas no tópico “Avaliação de
Resultados” presente no Roteiro do Laboratório Virtual – você deverá, obrigatoriamente,
apresentar pelo menos 1 print de tela com os resultados encontrados)
4. Conclusão (apresentar a conclusão do experimento realizado) – não ultrapassar 1 página.
5. Referências Bibliográficas.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina “Química
Geral”.
5
Roteiro
Aula Prática
QUÍMICA GERAL
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
Unidade: 3 – PROPRIEDADES DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Aula: 1 – Gases
OBJETIVOS
✓ Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina
“Química Geral”;
✓ Aplicar a teoria cinética dos gases;
✓ Utilizar as diferenças na pressão atmosférica e no interior de um recipiente para forçar a
entrada de um ovo em uma garrafa.
SOLUÇÃO DIGITAL
• Laboratório Virtual ALGETEC – Teoria Cinética dos Gases
LINK SOLUÇÃO DIGITAL (EXCETO ALGETEC):
Este experimento trata da teoria cinética dos gases. A prática consiste em inserir um algodão em
chamas no interior de uma garrafa de vidro vazia com o auxílio de um palito e imediatamente
acomodar um ovo cozido sem casca na boca da garrafa.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
Aplicar a teoria cinética dos gases por meio da plataforma da ALGETEC.
PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Caro estudante, neste experimento você irá realizar a atividade através da plataforma da ALGETEC.
Para isso, siga os seguintes passos:
1. Acesse a plataforma da ALGETEC através do link disponibilizado em seu ambiente virtual
2
2. Faça a leitura da “Apresentação do Experimento” e do “Sumário Teórico” da aula
3. Em seguida, você deverá acessar o roteiro da aula disponibilizado no laboratório virtual e
fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento (“Descrição do
Laboratório”, “Avaliação dos Resultados” e “Tutorial”), faça uma leitura criteriosa para que
não fiquem dúvidas em relação a sua execução
4. Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de pré-aula,
anotando as dúvidas, caso elas apareçam
5. Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, utilizando o laboratório “Teoria
cinética dos gases” de acordo com o roteiro disponibilizado, sempre anotando os pontos de
3
dúvidas e os resultados encontrados no experimento, ao realizar o experimento, responda
as questões disponíveis no tópico “Avaliação de Resultados” presente no roteiro do
laboratório virtual
6. Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula
CHECKLIST:
Principais etapas para a completude da atividade prática:
✓ Reflexão sobre o perfil do procedimento experimental que deve ser realizado por meio do
laboratório virtual.
✓ Pesquisar sobre a fundamentação teórica do experimento que será realizado.
✓ Realizar o experimento “Teoria Cinética dos Gases” anotando os resultados encontrados – tirar
prints de telas para auxiliar na elaboração do relatório de aula prática.
✓ Realizar a análise e interpretação dos resultados obtidos.
✓ Realizar e apresentar os cálculos experimentais, quando aplicável.
RESULTADOS
Ao final deste experimento você deverá entregar um relatório de aula prática contendo os resultados
do experimento realizado.
4
O relatório deverá ser estruturado da seguinte forma:
1. Introdução (elaborar uma introdução que aborde o tema do experimento realizado) – ao
final da introdução, elenque os objetivos do experimento realizado – não ultrapassar 1
página.
2. Métodos (propor um texto que aborde o método de realização dos experimentos por meio
da plataforma virtual) – não ultrapassar 1 página.
3. Resultados e discussão (apresentar os resultados da aula prática realizada – em sua
discussão, você deverá responder as questões levantadas no tópico “Avaliação de
Resultados” presente no Roteiro do Laboratório Virtual – você deverá, obrigatoriamente,
apresentar pelo menos 1 print de tela com os resultados encontrados).
4. Conclusão (apresentar a conclusão do experimento realizado) – não ultrapassar 1 página.
5. Referências Bibliográficas
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Ao final deste experimento, o estudante deverá ser capaz de compreender as relações entre
temperatura e pressão; conhecer melhor as propriedades do ar; identificar os aspectos gerais das
reações de combustão; discutir a lei dos gases e o comportamento destes mediante variações no
sistema e; verificar o impacto da pressão do ar nos objetos.
5
Roteiro
Aula Prática
QUÍMICA GERAL
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
Unidade: 3 – PROPRIEDADES DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Aula: 3 – Sólidos
OBJETIVOS
✓ Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina
“Química Geral”;
✓ Determinar a condutividade elétrica em líquidos e sólidos;
✓ Explorar a condutividade elétrica de soluções eletrolíticas, não-eletrolíticas e materiais
sólidos, visando correlacioná-los com suas respectivas estruturas atômicas.
SOLUÇÃO DIGITAL
• Laboratório Virtual ALGETEC – Condutividade Elétrica Em Líquidos E Sólidos
LINK SOLUÇÃO DIGITAL (EXCETO ALGETEC):
Este experimento trata da determinação da condutividade elétrica em líquidos e sólidos. Neste
experimento você irá testar a condutividade de diversos materiais em estado sólido e/ou líquido.
Para tanto, as seguintes vidrarias e acessórios são necessários: béquer, placa de Petri, bastão de
vidro, espátula de aço inox, e dispositivo luminosos com circuito elétrico.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
Determinar a condutividade elétrica em líquidos e sólidos por meio da plataforma da ALGETEC.
PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Caro estudante, neste experimento você irá realizar a atividade através da plataforma da ALGETEC.
Para isso, siga os seguintes passos:
1. Acesse a plataforma da ALGETEC através do link disponibilizado em seu ambiente virtual
2
2. Faça a leitura da “Apresentação do Experimento” e do “Sumário Teórico” da aula
3. Em seguida, você deverá acessar o roteiro da aula disponibilizado no laboratório virtual e
fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento (“Descrição do
Laboratório”, “Avaliação dos Resultados” e “Tutorial”), faça uma leitura criteriosa para que
não fiquem dúvidas em relação a sua execução
3
4. Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de pré-aula,
anotando as dúvidas, caso elas apareçam
5. Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, utilizando o laboratório
“Condutividade elétrica em líquidos e sólidos” de acordo com o roteiro disponibilizado,
sempre anotando os pontos de dúvidas e os resultados encontrados no experimento, ao
realizar o experimento, responda as questões disponíveis no tópico “Avaliação de
Resultados” presente no roteiro do laboratório virtual
4
6. Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula
CHECKLIST:
Principais etapas para a completude da atividade prática:
✓ Reflexão sobre o perfil do procedimento experimental que deve ser realizado por meio do
laboratório virtual.
✓ Pesquisar sobre a fundamentação teórica do experimento que será realizado.
✓ Realizar o experimento “Condutividade Elétrica em Líquidos e Sólidos” anotando os resultados
encontrados – tirar prints de telas para auxiliar na elaboração do relatório de aula prática.
✓ Realizar a análise e interpretação dos resultados obtidos.
✓ Realizar e apresentar os cálculos experimentais, quando aplicável.
RESULTADOS
Ao final deste experimento você deverá entregar um relatório de aula prática contendo os resultados
do experimento realizado.
O relatório deverá ser estruturado da seguinte forma:
5
1. Introdução (elaborar uma introdução que aborde o tema do experimento realizado) – ao
final da introdução, elenque os objetivos do experimento realizado – não ultrapassar 1
página.
2. Métodos (propor um texto que aborde o método de realização dos experimentos por meio
da plataforma virtual) – não ultrapassar 1 página.
3. Resultados e discussão (apresentar os resultados da aula prática realizada – em sua
discussão, você deverá responder as questões levantadas no tópico “Avaliação de
Resultados” presente no Roteiro do Laboratório Virtual – você deverá, obrigatoriamente,
apresentar pelo menos 1 print de tela com os resultados encontrados).
4. Conclusão (apresentar a conclusão do experimento realizado) – não ultrapassar 1 página.
5. Referências Bibliográficas
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Ao final deste experimento, o estudante deverá ser capaz de: identificar a condutividade de
diferentes tipos de materiais sólidos; identificar a condutividade de soluções eletrolíticas e não
eletrolíticas; relacionar a estrutura atômica de determinados materiais com suas propriedades
elétricas e; diferenciar materiais condutores de isolantes elétricos.
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Roteiro
Aula Prática
QUÍMICA GERAL
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
Unidade: 4 – PRINCÍPIOS DE QUÍMICA INORGÂNICA E ORGÂNICA
Aula: 1 – Ácidos e Bases
OBJETIVOS
✓ Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina
“Química Geral”;
✓ Determinar o caráter ácido ou básico de soluções por meio de indicadores de cor;
✓ Este experimento trata da análise do comportamento dos indicadores de cor, alaranjado de
metila, fenolftaleína e azul de bromotimol, quando adicionados a ácidos e bases, e suas
respectivas mudanças de coloração perante as soluções estudadas.
SOLUÇÃO DIGITAL
• Laboratório Virtual ALGETEC – Indicadores Ácido-Base
LINK SOLUÇÃO DIGITAL (EXCETO ALGETEC):
Este experimento trata da determinação do caráter ácido ou básico de soluções por meio de
indicadores de cor. Este experimento utilizará as seguintes vidrarias: tubos de ensaio e béqueres
de 50 mL. Tem-se ainda soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, onde os indicadores de
cor, alaranjado de metila, azul de bromotimol e fenolftaleína serão testados para evidenciar o efeito
dessas soluções sobre os indicadores.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
Determinar o caráter ácido ou básico empregando indicadores de cor por meio da plataforma da
ALGETEC.
PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Caro estudante, neste experimento você irá realizar a atividade através da plataforma da ALGETEC.
Para isso, siga os seguintes passos:
1. Acesse a plataforma da ALGETEC através do link disponibilizado em seu ambiente virtual
2
2. Faça a leitura da “Apresentação do Experimento” e do “Sumário Teórico” da aula
3. Em seguida, você deverá acessar o roteiro da aula disponibilizado no laboratório virtual e
fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento (“Descrição do
Laboratório”, “Avaliação dos Resultados” e “Tutorial”), faça uma leitura criteriosa para que
não fiquem dúvidas em relação a sua execução
3
4. Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de pré-aula,
anotando as dúvidas, caso elas apareçam
5. Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, utilizando o laboratório
“Condutividade elétrica em líquidos e sólidos” de acordo com o roteiro disponibilizado,
sempre anotando os pontos de dúvidas e os resultados encontrados no experimento, ao
realizar o experimento, responda as questões disponíveis no tópico “Avaliação de
Resultados” presente no roteiro do laboratório virtual
4
6. Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula
CHECKLIST:
Principais etapas para a completude da atividade prática:
✓ Reflexão sobre o perfil do procedimento experimental que deve ser realizado por meio do
laboratório virtual.
✓ Pesquisar sobre a fundamentação teórica do experimento que será realizado.
✓ Realizar o experimento “Indicadores de ácido e base” anotando os resultados encontrados –
tirar prints de telas para auxiliar na elaboração do relatório de aula prática.
✓ Realizar a análise e interpretação dos resultados obtidos.
✓ Realizar e apresentar os cálculos experimentais, quando aplicável.
RESULTADOS
Ao final deste experimento você deverá entregar um relatório de aula prática contendo os resultados
do experimento realizado.
O relatório deverá ser estruturado da seguinte forma:
1. Introdução (elaborar uma introdução que aborde o tema do experimento realizado) – ao
final da introdução, elenque os objetivos do experimento realizado – não ultrapassar 1
página.
5
2. Métodos (propor um texto que aborde o método de realização dos experimentos por meio
da plataforma virtual) – não ultrapassar 1 página.
3. Resultados e discussão (apresentar os resultados da aula prática realizada – em sua
discussão, você deverá responder as questões levantadas no tópico “Avaliação de
Resultados” presente no Roteiro do Laboratório Virtual – você deverá, obrigatoriamente,
apresentar pelo menos 1 print de tela com os resultados encontrados).
4. Conclusão (apresentar a conclusão do experimento realizado) – não ultrapassar 1 página.
5. Referências Bibliográficas
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Ao final deste experimento, o estudante será capaz de: identificar os ácidos e bases utilizando os
indicadores de cor; compreender o comportamento dos indicadores nas soluções e; utilizar a capela
de exaustão.
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