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TRABALHO DE PORTOS UNINTER – BAÍA DE ILHA GRANDE (RIO DE JANEIRO-RJ)
R$150,00 O preço original era: R$150,00.R$120,00O preço atual é: R$120,00.
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Este produto refere-se à resolução (resposta) da atividade, fornecida no formato WORD, conforme o formulário padrão da instituição de ensino. O download do arquivo é imediato após a confirmação do pagamento.
Este trabalho foi desenvolvido a partir do Porto da Baía de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Verifique se é um porto próximo ao seu município; caso contrário, pesquise outra versão desse mesmo trabalho com outro porto disponível aqui na loja virtual.
⚠️ATENÇÃO: Recomenda-se que o aluno modifique o conteúdo para evitar qualquer forma de cópia. Não nos responsabilizamos por eventuais cópias.
TRABALHO DE PORTOS
1. O que está previsto como trabalho:
Apresentar um relatório técnico, contendo um layout de um porto na costa brasileira, escolhendo a região costeira mais próxima do seu Polo, de forma a trazer benefícios para a região.
2. Objetivo do Trabalho:
Apresentar um relatório técnico, contendo um layout (anteprojeto) de um porto na região costeira mais próxima do seu polo e explicar a importância do anteprojeto de um porto, apontando, em especial, o impacto social (local), econômico (nacional e/ou internacional) e possíveis impactos ambientais na região de implantação.
Para isso, será necessário definir o tipo de navio, considerando qual carga será movimentada na região portuária, como, por exemplo: cargas gerais, líquidos, gases, grãos, automóveis, contêineres etc.
Em função da carga, escolher as dimensões do navio que irá acessar esse porto, trazendo dimensões como: boca, calado, comprimento. Isso ajudará a definir a profundidade e as dimensões do canal de acesso, assim como possíveis áreas portuárias (cais, docas etc.). Apontar no layout as estruturas mínimas portuárias e áreas necessárias para movimentação do navio e operação do porto, podendo indicar outros modais de transporte (interligações), áreas de apoio etc., em função do tipo de carga escolhida para movimentação.
3. Pontos que devem ser indicados no trabalho:
3.1. Localização:
Indique a região escolhida, se há possibilidade de interligação com outros modais. Poderá avaliar a região no Google Earth ou em mapas de regiões em pesquisas na internet, ou até simular uma costa fictícia. O local escolhido possui uma área geotécnica que precisa de cuidados com taludes ou muro de contenção? São itens que podem ser adicionados conforme o local escolhido.
3.2. Carga:
Qual tipo de carga este porto irá receber? Pode ser escolhida mais de uma carga, como petróleo, gases, grãos, minérios, contêineres, peixes, automóveis etc. Dependendo da carga, haverá necessidade de docas com equipamentos para movimentação ou armazenamento temporário (silos), entre outros.
3.3. Tipo e Dimensão do Navio:
Pesquise calado, boca e comprimento do navio a ser utilizado para movimentação da carga escolhida. Estes dados são de suma importância para considerar as dimensões das estruturas, como profundidade de canal de acesso e cais, comprimento de cais em função da quantidade de barcos a serem atracados. O calado servirá para definir profundidades, considerando sempre a folga (para afundamento em função de cargas e quilhas).
3.4. Layout:
Desenhe um layout na região escolhida, que inclua áreas para acesso, atracação e movimentação de carga (pátios), bem como áreas adjacentes para armazenamento (silos, áreas cobertas ou descobertas) e instalações de apoio para operações portuárias (escritórios, aduana etc.). Avalie a possibilidade de interligação com outros modais (como rodovias, ferrovias). Pode-se ter um heliponto.
Caso seja escolhida carga líquida, pode-se apresentar dutovias para abastecimento dos navios e reservatórios. Cargas como minérios deverão ter área para esteiras, e cargas que necessitem de refrigeração terão área com sistema elétrico disponível para refrigeração.
3.5. Impacto Ambiental:
Dependendo da carga, comente se haverá gestão de resíduos, preservação do ecossistema local. Avalie se a carga poderá trazer algum tipo de impacto ambiental, como, por exemplo, grãos (névoa de poeira) ou materiais derivados do petróleo (vazamentos).
3.6. Considerações Finais:
Sintetize e conclua o estudo realizado, considerando, no mínimo, os itens supracitados. O porto deverá ter uma área total necessária, profundidade do canal, necessidade de estruturas para contenção de ondas, comprimento do cais e infraestruturas definidas durante as aulas teóricas e práticas, bem como pesquisas realizadas em sites que tragam contribuições ao estudo realizado. Lembre-se de que o anteprojeto de um porto é complexo e deve levar em conta diversos fatores, desde a logística até a sustentabilidade ambiental.
3.7. Anexo:
Neste item será necessário apresentar o anteprojeto do porto, que pode ser confeccionado em programas de desenho ou realizado à mão, desde que respeitando medidas e escalas para verificação. A Figura a seguir mostra um modelo de anteprojeto básico para validação do que se pretende como Layout do porto. Anteprojeto é um projeto inicial de um porto, diferente de um projeto completo, que contém inúmeros desenhos, estudos e definições desde questões estruturais até rede elétrica, hidráulica, etc.
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