Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE EXTENSIONISTA 4: PROJETO DE MEIO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO REGIONAL
Em até 12x de R$0,00
Este trabalho ainda não está disponível para compra em nossa loja virtual. Você tem interesse nele? Entre em contato com nossa assessoria no link abaixo e solicite o seu exclusivo.
https://api.whatsapp.com/message/ZNHL42YTTICKN1?autoload=1&app_absent=0
ATIVIDADE EXTENSIONISTA 4: PROJETO DE MEIO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO REGIONAL
ENGENHARIA CIVIL EAD – UNINTER
Orientações para a Atividade
O planejamento admite, como ponto de partida, que existe uma correlação entre o plano material e o plano das ideias. Os elementos do processo social estão contidos no plano material, enquanto no plano das ideias elabora-se uma forma de representação destes elementos na atualidade e no que se deseja alcançar no futuro.
Neste contexto, a etapa de estudos iniciais é imprescindível, pois é nesta fase que são levantados os dados que irão dar subsídio às decisões de Engenharia (escolha da solução, modelagem da informação da construção, projeto, simulações).
Neste trabalho, o ponto de partida do Projeto de Meio Ambiente e Planejamento Regional será o município em que você vive, com todos os seus elementos, e você precisará escolher, mais precisamente, um problema relacionado ao planejamento urbano do seu município que esteja associado a um ou mais dos fatores (efeitos da urbanização) listados a seguir:
Efeitos da Urbanização (Fatores)
a) Adensamento
b) Verticalização
c) Especulação imobiliária
d) Gentrificação
e) Periferização
f) Poluição
g) Congestionamentos
h) Enchentes
i) Vazios urbanos
j) Impactos ecológicos
k) Disparidades socioeconômicas
Pesquisa Necessária
Será necessário pesquisar, na região onde você vive:
Diretrizes de zoneamento
Uso e ocupação do solo
Para auxiliar, recomenda-se que seja construído um Diagrama de Causa e Efeito (também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Espinha de Peixe), conforme Figura 1 a seguir:
Figura 1 – Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)
(Inserir imagem do diagrama aqui)
Observação:
Você NÃO precisa escolher causas nas seis categorias indicadas na figura. Elas servem apenas como orientação na busca por problemas.
Exemplo (Enchentes)
Escolhemos enchente como efeito a ser estudado.
Várias são as causas das enchentes urbanas, mas, dentre as principais, podemos listar:
Chuvas
Tipo de piso
Lixo nos bueiros
Erros de projeto (drenagem insuficiente)
Ocupação irregular do solo
Estrutura do Trabalho
1. INTRODUÇÃO
Nesta etapa, você deve escrever sobre o município estudado, trazendo informações como:
Nome do município
Tamanho (em termos de população)
Região de abrangência (inserir um mapa da região contendo o município estudado e municípios adjacentes)
Principais atividades econômicas
Unidades de conservação ambiental existentes (se houver)
2. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
Aqui você deverá:
Inserir sua análise do Diagrama de Causa e Efeito
Apresentar o diagrama preenchido
Comentar e explicar cada uma das causas identificadas
Exemplo – Enchentes
Chuvas: Quando intensas, não permitem o escoamento adequado, represando as águas nos pontos de estrangulamento (bueiros, pontes).
Piso: A água da chuva pode evaporar, escorrer ou infiltrar. Mas a infiltração só ocorre com pisos permeáveis. Concreto, asfalto, piçarra e paralelepípedos dificultam essa infiltração.
Erros de projeto: Drenagem urbana insuficiente pode resultar em alagamentos. Dimensionamentos errados tornam o sistema ineficiente, podendo causar doenças e prejuízos diversos.
3. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO
Conforme o conteúdo da Aula 01, você deverá:
Consultar o Plano Diretor do seu município
Verificar ações aprovadas relacionadas às causas identificadas no diagrama
Além disso, realizar uma análise regional, buscando responder:
a) As causas geradoras do efeito estudado são encontradas em regiões próximas?
b) Como esta causa se relaciona com as questões ambientais da região?
c) Que soluções podem ser apontadas para eliminar estas causas?
Exemplo de Respostas – Enchentes
a) Sim, em várias cidades próximas existem situações semelhantes.
b) Há períodos do ano com maior ocorrência de chuvas, causando alagamentos, desabamentos, vítimas e prejuízos. Os sistemas de drenagem são ineficientes e a impermeabilização do solo é elevada. O lixo também reduz a capacidade de drenagem.
c) Soluções possíveis:
Identificar áreas de risco e ocupações sem saneamento básico (mapeamento)
Classificar as áreas de risco
Realizar obras emergenciais/paliativas
Remoção de moradores das zonas de alto risco
Projeto de urbanização de favelas, com saneamento básico e coleta adequada de esgoto
Limpeza dos rios: dragagem e ampliação da seção hidráulica dos leitos para aumento da vazão
4. CONCLUSÃO
Explicar como as soluções propostas podem ser integradas em um único projeto
Estabelecer prioridades (o que deve ser feito primeiro, depois etc.)
Relacionar com as previsões de desenvolvimento futuro da região, conforme informações do Plano Diretor
Exemplo de Conclusão – Enchentes
Obras de infraestrutura e saneamento
Reservatórios temporários
Conjuntos habitacionais
Dragagem e aumento da seção transversal dos rios
Essas obras devem ser planejadas e hierarquizadas de acordo com as urgências específicas de cada região.
Produtos relacionados
ATIVIDADE PRÁTICA – CUSTEIO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS – VERSÃO ‘Salário do Motorista’ (3.500)
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA – SANEAMENTO AMBIENTAL – ESGOTO
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA DE GESTÃO DE QUALIDADE – IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO 5S
Em até 12x de R$10,69
ATIVIDADE PRÁTICA DE TEMPOS E MÉTODOS (Versão 2023)
Em até 12x de R$9,51
ATIVIDADE PRÁTICA DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR – VERSÃO 2024 (SEM A PARTE DO RU)
Em até 12x de R$9,51
ATIVIDADE PRÁTICA GESTÃO DE PROJETOS – FASE B1-2023
Em até 12x de R$9,51
ATIVIDADE PRÁTICA: ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL
Em até 12x de R$11,88
PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
Em até 12x de R$9,51





