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Atividade Prática – Eletropneumática
A seguir você encontra o roteiro para a realização da atividade prática, que conta com o uso software de simulação CADESIMU, que está disponível na aula 7 do roteiro de estudos. Após realizar a experiência você deverá organizar os resultados em um relatório, conforme o modelo de relatório disponibilizado na disciplina e entregar o relatório em .pdf através do ícone Trabalhos. Leia com atenção a todas as informações contidas neste roteiro.
Objetivo
Esta atividade tem como objetivo implementar de maneira computacional, ou seja, por software de simulação, a sequência de acionamento de dois cilindros pneumáticos conforme será apresentado a seguir.
Descrição da atividade
Considerando os cilindros apresentados na figura a seguir, os quais possuem válvulas de fluxo que controlam suas velocidades de expansão e contração (utilize exatamente o ajuste de fluxo conforme a figura). Ainda, tem-se a presença de sensores fim-de-curso (FC1, FC2, FC3 e FC4), os quais devem ser empregados para obter a informação da posição dos cilindros. E por fim, tem-se as solenoides Y1, Y2, Y3 e Y4, responsáveis pelo acionamento dos passos da sequência.
Elabore um circuito de comando eletropneumático no CADESIMU, para executar a sequência de acionamento apresentada a seguir, considerando que ela seja iniciada pelo acionamento do botão S1: A+ / A- / B+ / B- Conforme pode ser observado, a sequência possui quatro passos, os quais devem ser atuados pelas solenoides de acordo com a tabela dada abaixo:
É importante que o acionamento seja realizado pelo método passo a passo utilizando contatores e solenoides, conforme visto nas aulas práticas. É necessário apresentar no relatório os circuitos de comando, os cilindros com suas respectivas válvulas, e prints da simulação em cada um dos quatro passos. Também é necessário preencher a tabela com os dados da análise do acionamento dos cilindros, a qual está disponível no modelo de relatório.
1 INTRODUÇÃO
Neste capítulo devem constar informações para situar o trabalho, incluindo a delimitação do tema (área de da abrangência do estudo), a motivação ou justificativa e o problema que inspirou o trabalho. Toda investigação se inicia por um problema, uma questão ou uma dúvida, uma pergunta articulada a conhecimentos anteriores, ou seja, identificar a dificuldade com a qual nos defrontamos. Destacar a importância, assim como, a relevância social e científica da pesquisa (relevância para a área).
ATENÇÃO: todos os textos em vermelho devem ser removidos, pois servem apenas para orientações. A cor do texto do relatório a ser entregue deve ser preto.
1.1 OBJETIVOS
Os objetivos são as metas que se pretende constatar, verificar, analisar. Os objetivos pretendem sempre examinar o objeto dentro de determinados parâmetros. É algo que deve ser verificável no final do trabalho.
2 resultados E discussão
Nesta seção deverão ser apresentado os seguintes itens:
– diagrama de comando elétrico para o acionamento dos contatores e solenoides
– cilindros pneumáticos empregados, com suas válvulas de fluxo, sensores fim-de-curso e válvulas direcionais.
– tabela com os dados para cada passo, preenchendo o modelo a seguir:
Passo | Sinal de entrada | Contator | Solenoide | Sinal de saída |
– prints da simulação nos passos 1, 2, 3 e 4.
– explicação sobre com foram desenvolvidos os diagramas e preenchida a tabela.
3 CONCLUSÕES
Aqui devem ser apresentados os comentários relacionando os resultados obtidos com os objetivos, assim como, as conclusões sobre o trabalho realizado. Devem ser respondidas as questões levantadas na introdução do trabalho como motivação e problema.
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Deve ser registrado todo o material que possibilitou um conhecimento prévio sobre o tema e sua delimitação. Relação de todas as obras consultadas em ordem alfabética conforme determina ABNT (autor, obra, edição quando não for a primeira, local, editora, ano de publicação). Todas as referências apresentadas aqui devem ter sido citadas no texto do trabalho. Alguns exemplos são apresentados abaixo. Na versão final não classificar em tipos de referências, como feito abaixo, deixar apenas as referências em ordem alfabética. A seguir você encontra alguns exemplos.
Artigos em periódicos:
FERLIN, Edson Pedro; CARVALHO, N. F. Os Cursos de Engenharia na Modalidade EaD e Presencial: Proposta de Cursos na Área de Computação, Produção e Elétrica. In: COBENGE 2015 – XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, São Bernardo do Campo – SP, 2015.
Livros:
AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia científica ao alcance de todos. 2ª Ed. Barueri-SP: Manole, 2009. p. 10-20.
WAZLAWICK, R,S. Metodologia da pesquisa para Ciência da computação. Ed Elsevier, Rio de Janeiro, 2009. 40 p.
Capítulos de livros:
MAGALHÃES, L. B. N. Anti-hipertensivos. In: SILVA, P. Farmacologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p. 647-657.
Tese/Dissertação/Monografia:
SOUZA, A. C. S. Risco biológico e biossegurança no cotidiano de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001. 183p.
Internet
LEFFA, V. J. Normas da ABNT Citações e Referências Bibliográficas. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm> Acesso em: 05 fev. 2016.
Periódicos disponíveis por meio eletrônico
SOUZA, H.; RODRIGUES, C. A alma da fome é política. Jornal do Brasil [on line], São Paulo, 12 set. 1993. Disponível: http://www.geocities.com/athens/thebes/7046/fome.htm. Acesso em: 11 jul. 2001.